Mater Dei investe em tecnologias de radioterapia que protegem o coração e reduzem em até 80% as sessões para tratar câncer - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Mater Dei investe em tecnologias de radioterapia que protegem o coração e reduzem em até 80% as sessões para tratar câncer

Mater Dei investe em tecnologias de radioterapia que protegem o coração e reduzem em até 80% as sessões para tratar câncer

Outubro é o mês marcado pela mobilização da sociedade para a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o que mais mata e gera novos casos entre o público feminino no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa para 2020 foi de 62 mil novos casos nas brasileiras. A radioterapia desempenha papel relevante no tratamento, frequentemente, deve ser indicada para as pacientes após a cirurgia conservadora ou após a mastectomia naquelas com gânglios acometidos pelo tumor.

A radioterapia desempenha papel relevante no tratamento, frequentemente, deve ser indicada para as pacientes após a cirurgia conservadora ou após a mastectomia naquelas com gânglios acometidos pelo tumor.

Em linha com seu compromisso com a qualidade pela vida, a Rede Mater Dei de Saúde realizou um alto investimento na aquisição de equipamento de radioterapia de última geração – o Elekta Versa HD. “Estamos muito confiantes em adotar modelos que aumentam a segurança do tratamento e reduzem os efeitos colaterais. Com uma equipe bem treinada e equipamentos modernos como o novo equipamento de radioterapia Mater Dei, esse é o caminho para o futuro”, pontua o médico Gabriel Oliveira Bernardes Gil, coordenador da Radioterapia da Mater Dei.

Sobre o acelerador linear Elekta Versa HD - primeiro modelo a ser usado em Belo Horizonte e região metropolitana –, o médico diz que pode tratar vários tipos de cânceres, não apenas mama e ginecológico, mas também pulmão, próstata, sistema nervoso central e cabeça e pescoço. Além disso, o equipamento pode ser usado na terapia de algumas doenças benignas, como na prevenção da formação de cicatrizes com queloides.

A grande vantagem do acelerador Elekta é a segurança nas aplicações de radioterapia, com sistemas integrados que esculpem a dose no tumor e permitem que o tecido sadio seja poupado. Além disso, graças aos avanços na entrega de altas taxas de dose de radiação com precisão e segurança, são garantidos maior qualidade, conforto e segurança ao paciente e redução do número de sessões em até 80%.

Respiração protege o coração - No caso da técnica ABC, que visa à proteção do coração, a equipe médica trata de um possível problema, decorrente da radioterapia, que é o fato de as mulheres com câncer da mama esquerda correrem o risco de desenvolver doenças cardíacas devido à radiação inadvertida do órgão. Gabriel Gil esclarece que “isso ocorre porque a mama esquerda está mais próxima ao órgão e, quando o coração recebe doses de radiação, a paciente passa a ter um risco maior de desenvolver uma doença coronária”.

“A ABC, que é recente e vem sendo adotada por nós de forma inédita em Minas, consiste em coordenar ativamente o ciclo respiratório da paciente, quando esta recebe a aplicação da radiação. A paciente inspira profundamente e ‘afasta’ o coração do feixe de radiação. Nesse momento, a máquina entrega a dose de forma ainda mais segura somente para a área afetada pelo tumor”, diz o médico.

O que ocorre na prática é o afastamento do coração da “zona de perigo” da radiação, mudando sua posição de lugar na hora da aplicação da radio, ou seja, com uma inspiração profunda, é possível cortar pela metade a quantidade de radiação que o coração receberia - em comparação com a respiração normal.

Segundo o médico Henrique Salvador, coordenador do Serviço de Mastologia e presidente da Rede Mater Dei de Saúde, ambas as terapias estão sendo adotadas de forma inédita em Minas e representam a preocupação da equipe Mater Dei com o bem-estar, a qualidade de vida e a entrega dos melhores tratamentos aos pacientes. “Temos investido muito em conhecimento, tecnologia e adoção de novas terapias para garantir, cada vez mais, precisão, inovação e segurança no cuidado com as pessoas que atendemos. A técnica ABC traz um ganho clínico muito considerável. Tudo isso está em consonância com a nossa história de cuidado. Este ano o Serviço de Mastologia da Rede Mater Dei completa 35 anos de apoio às nossas pacientes”.

O serviço de Radioterapia da Rede Mater Dei é disponibilizado no Hospital Mater Dei Santo Agostinho, na capital mineira, e serve também como apoio para todos os pacientes do Hospital Integrado do Câncer(HIC).

Rede Mater Dei de Saúde

A Rede Mater Dei de Saúde se fundamenta em três princípios básicos: o científico, o cultural e o humanístico. Seu compromisso é com a qualidade pela vida, para que o paciente receba um atendimento personalizado, diferenciado e humanizado. Atualmente, a Instituição conta com três hospitais: Mater Dei Santo Agostinho (com os Blocos I e II), Mater Dei Contorno e Mater Dei Betim-Contagem. Uma nova unidade está sendo construída em Salvador (BA), expandindo a Mater Dei para fora dos limites do Estado de Minas Gerais. A Rede Mater Dei adquiriu este ano, 70% do Grupo Porto Dias, referência na região Norte do Brasil. É um centro de ciência, voltado para a assistência médica, o ensino e a pesquisa, sem deixar de lado ações e investimentos nas áreas ambiental e social, de modo a estabelecer um relacionamento completo tanto com o seu público direto, ou seja, os pacientes, como a população em geral, especialmente a comunidade do entorno de suas unidades.



 

Publicado em: 05/10/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

03 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde recebe medalha...

A Rede Mater Dei de Saúde recebeu a medalha que representa a condecoração de personalidades militares e civis e instituições, que contribuem de maneira ímpar para o engrandecimento do Instituto de Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), que se...
19 Novembro 2021

Saiba o que é andropausa e como ela...

É natural que, com o aumento da idade, o homem diminua a produção de testosterona. Essa queda pode acontecer por distúrbios primários (dos próprios testículos) ou secundários (de hormônios que controlam os testículos).
11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...