Rede Mater Dei de Saúde inaugura serviço de oxigenoterapia hiperbárica - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Rede Mater Dei de Saúde inaugura serviço de oxigenoterapia hiperbárica

Rede Mater Dei de Saúde inaugura serviço de oxigenoterapia hiperbárica

A fim de seguir os padrões de qualidade e de busca contínua por inovações, a Rede Mater Dei de Saúde acaba de inaugurar o novo Centro de Feridas e Hiperbárica da instituição. 

O serviço, que está localizado Mater Dei Santo Agostinho, tem como objetivo acolher e cuidar de pacientes com algum tipo de ferida - seja ela recente ou crônica. O tratamento acontece por meio dos cuidados habituais no cuidado das feridas, associado a oxigenoterapia hiperbárica, que é uma modalidade terapêutica na qual o paciente inala oxigênio puro em uma pressão maior que a pressão atmosférica normal, dentro de uma câmara hermeticamente fechada. 

Para a vice-presidente assistencial e operacional, Márcia Salvador Géo, a Rede Mater Dei busca, constantemente, "investir em novas tecnologias e serviços para que as equipes assistenciais possam oferecer o melhor tratamento e os melhores recursos às pessoas que confiam em nossa Rede", destaca. 

Segundo o médico coordenador do Centro de Feridas e Hiperbárica da Rede Mater Dei de Saúde, Roberto Zambelli, “o Centro de Feridas e Hiperbárica da Rede será pioneiro em Belo Horizonte. Somos o primeiro hospital a contar com a oxigenoterapia hiperbárica dentro do hospital. Normalmente esse tipo de serviço é executado em ambiente extra hospitalar, em clínicas. Com isso, a Rede Mater Dei reforça seu diferencial: atendimento integrado, contando com o suporte de várias clínicas e de toda a tecnologia disponível, atuando junto em benefício do nosso paciente”.

As câmaras hiperbáricas são individuais e possuem janelas de acrílico que permitem ao paciente assistir televisão e visualizar o exterior, minimizando assim a sensação de desconforto que muitas pessoas podem ter em ambientes fechados. 

Como funciona a Câmara Hiperbárica?

As sessões de oxigenoterapia hiperbárica podem aumentar em até 20 vezes o volume do oxigênio transportado pelo sangue. Esse sangue, riquíssimo em oxigênio, produz diversos benefícios no organismo, pois combate infecções causadas por bactérias e fungos, compensa a deficiência de circulação sanguínea causada pelo entupimento dos vasos ou a destruição dos mesmos em casos de esmagamento e amputação de braços e pernas. Além disso, ele também pode neutralizar substâncias tóxicas e toxinas, potencializando a ação de alguns antibióticos e, consequentemente, ajudando na cicatrização de feridas agudas ou crônicas, de difícil cicatrização.

Quais são as indicações da oxigenoterapia hiperbárica?

Feridas de difícil cicatrização, como úlceras de perna, feridas nos pés diabéticos, feridas nas nádegas ou outras regiões do corpo de pessoas acamadas por longo período, incisões cirúrgicas que não cicatrizam, etc;
Infecções graves com destruição de músculos, pele ou gordura subcutânea;
Lesões na bexiga, intestinos, ossos e cérebro causadas por radioterapia, esmagamento e/ou amputações traumáticas;
Infecções crônicas dos ossos, conhecidas como osteomielite; 
Procedimentos de cirurgia plástica reparadora (enxertos com sofrimento);
Presença de bolhas de ar na corrente sanguínea, complicação passível de ocorrer devido a alguns procedimentos médicos (embolia gasosa arterial);
Queimaduras extensas;
Abcessos intra-abdominais ou intracranianos;
Anemias agudas ou crises de anemia falciforme; 
Preparo para regiões que irão receber enxertos;
Vasculites alérgicas, causadas ou picadas de insetos, aranhas e ou serpentes;
Envenenamento por monóxido de carbono, cianeto ou derivados;
Gangrena gasosa (mionecrose fulminante; Síndrome de Fournier);
Cegueira súbita por oclusão da artéria central da retina;
Perda neurossensorial aguda (surdez súbita);
Doença descompressiva que acontece com mergulhadores e profissionais que trabalham em profundidades, como em mineradoras. 

Como posso agendar um tratamento no Centro de Feridas e Hiperbárica da Rede Mater Dei?

Para mais informações e marcação de consulta, entre em contato pelo telefone: (31) 3339-9595.
 

Publicado em: 30/09/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

22 Outubro 2021

Premiada na categoria enfermagem, Rede...

Na edição de 2021 o evento congratulou 39 instituições de saúde, dentre elas operadoras de saúde, hospitais e grupos empresariais em diversas categorias. Anunciamos com grande satisfação que a Rede Mater Dei de Saúde foi ganhadora na categoria enfermagem.
27 Setembro 2021

Rede Mater Dei investe em tecnologia...

A Rede Mater Dei de Saúde anunciou hoje a aquisição de 50,1% do capital social da A3Data, uma empresa especializada em dados e inteligência artificial, com foco na transformação cultural e analítica de empresas. Com métodos próprios consolidados e visão de...
06 Janeiro 2020

Pedido especial de Natal

O dia 25 de dezembro foi uma data pra lá de especial para o nosso paciente Marcos Rogério Figueiredo e sua família, que puderam passar o Natal juntos