Esclerose Múltipla e Infertilidade - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Esclerose Múltipla e Infertilidade

A atuação de neurologistas e especialistas em reprodução assistida para auxiliar pacientes com esclerose múltipla no planejamento familiar

A Esclerose Múltipla é a segunda causa de disfunção neurológica em pacientes jovens (atrás apenas de trauma), acometendo, na maioria das vezes, mulheres jovens entre 20 a 40 anos. O diagnóstico é clínico, mas os exames complementares, predominantemente a ressonância magnética, têm importante papel tanto na definição quanto no seguimento. É uma doença autoimune que cursa geralmente com surtos inflamatórios de desmielinização no sistema nervoso central provocando inúmeros sintomas: alterações visuais, visão dupla, vertigem, desequilíbrio, fraqueza muscular e alterações de sensibilidade.
Nas últimas duas décadas houve importantes avanços nas alternativas terapêuticas e o tratamento precoce da doença está associada a importante redução de incapacidade.
O diagnóstico precoce e o tratamento correto são fundamentais para manutenção da funcionalidade. A Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza o acompanhamento com Neurologistas especializados em Esclerose Múltipla além de todo o aparato de imagem e laboratoriais necessários para identificação da doença e tratamento adequado.

Diante de quais sinais e sintomas as pessoas devem para procurar um pronto-socorro?

Por poder atacar qualquer parte do cérebro, medula espinhal ou nervos ópticos, os sintomas da doença são variados. A busca por uma avaliação neurológica urgente deve ocorrer sempre que surgir um sintoma súbito de dificuldade visual, alteração de sensibilidade (como perda de sensibilidade, dormência ou formigamento), fraqueza em alguma parte do corpo e/ou dificuldade de coordenação ou equilíbrio. Estes sintomas são alertas para uma avaliação urgente, não só por poderem ser um sinal desta doença, mas por estarem presentes em outras doenças neurológicas que também necessitam de um diagnóstico e assistência urgentes. Os prontos-socorros do Mater Dei Santo Agostinho, do Mater Dei Contorno, e Mater Dei Betim-Contagem contam com o Serviço de Neurologia.

A doença é mais comum em mulheres jovens e, por isso, muitas vezes, é erroneamente confundida com transtornos depressivos ou de ansiedade, que acabam fazendo com que a pessoa se sinta culpada pelos sintomas e até repreendida por seus familiares. A falta de uma avaliação neurológica cuidadosa, frente às várias queixas, que podem ser muito inespecíficas, como uma dormência ou tontura, pode retardar por anos o diagnóstico. Além disso, mulheres jovens, em idade fértil e com diagnóstico de esclerose múltipla, frequentemente têm dúvidas sobre os efeitos da enfermidade na gravidez. Atualmente já existe a possibilidade de especialistas em infertilidade trabalharem com neurologistas para que seja possível realizar uma adequada avaliação de fertilidade ou infertilidade em pacientes com esclerose múltipla.

Conheça o Centro de Reprodução Humana da Rede Mater Dei 

O Centro de Reprodução Humana Mater Dei, localizado no 2º andar do Mater Dei Santo Agostinho e com consultas eletivas também no ambulatório do Mater Dei Betim-Contagem, é constituído com o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução assistida. Com corpo clínico especializado, um importante diferencial é estar instalado dentro do Hospital. A sala exclusiva de procedimentos, dentro do ambiente cirúrgico, com acesso direto ao laboratório, permite a execução de todo tipo de técnica necessária para o sucesso no tratamento. Tudo de acordo com as normas de segurança recomendadas para o atendimento e oferecer mais atenção aos pacientes.

Prontos-socorros da Rede Mater Dei de Saúde (31) 3339-9000

Mater Dei Santo Agostinho - Rua Gonçalves Dias, 2.700 - Santo Agostinho
Mater Dei Contorno - Av. do Contorno, 9.000 - Barro Preto Belo Horizonte
Mater Dei Betim-Contagem - Via Expressa, 15.500 – Duque de Caxias - Betim

Publicado em: 01/09/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

22 Outubro 2021

Premiada na categoria enfermagem, Rede...

Na edição de 2021 o evento congratulou 39 instituições de saúde, dentre elas operadoras de saúde, hospitais e grupos empresariais em diversas categorias. Anunciamos com grande satisfação que a Rede Mater Dei de Saúde foi ganhadora na categoria enfermagem.
27 Setembro 2021

Rede Mater Dei investe em tecnologia...

A Rede Mater Dei de Saúde anunciou hoje a aquisição de 50,1% do capital social da A3Data, uma empresa especializada em dados e inteligência artificial, com foco na transformação cultural e analítica de empresas. Com métodos próprios consolidados e visão de...
29 Março 2021

Transmissão da Covid-19: Gotículas...

A transmissão do coronavírus se dá de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas que são eliminadas pelo nariz ou pela boca quando uma pessoa com COVID-19 tosse, fala ou espirra. Ao tocar esses objetos ou superfícies contaminadas, e depois os olhos, nariz...