Dia Mundial de Combate ao AVC - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Dia Mundial de Combate ao AVC

No dia 29 de Outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao AVC. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) . Existem dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico, sendo o isquêmico quando há obstrução de um vaso cerebral, impedindo a passagem de oxigênio, e o hemorrágico quando há o rompimento de uma artéria, provocando hemorragia.

O AVC pode acarretar diversos problemas desde perdas de movimentos, incapacidade de falar, comprometimento da memória, até o óbito. Segundo o Ministério da Saúde, o AVC isquêmico representa 85% de todos os casos e o AVC hemorrágico, os outros 15%, sendo este o maior causador de mortes. De acordo com folha informativa de 2018 da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o AVC é a segunda principal causa de morte no mundo.
 
Tecnologia e expertise médica aliadas na corrida contra o tempo

No caso do acidente vascular cerebral o tempo é fator relevante, pois quanto mais rápido o atendimento maiores são as chance de recuperação completa, diminuindo a mortalidade. Pensando nisso, a Rede Mater Dei de Saúde adquiriu o software RAPID, que integra e amplia a janela terapêutica do protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) adotado pela Rela Mater Dei. 

Pioneira na implantação do software em Minas Gerais, a Rede Mater Dei de Saúde reforça seu compromisso com a qualidade pela vida, ampliando em muito as chances de um paciente ter seus neurônios recuperados e sua saúde restaurada. O software, acoplado aos tomógrafos, permite uma avaliação rápida, segura e precisa da área cerebral que ainda se encontra na penumbra isquêmica, estágio em que ainda não houve morte neuronal, e que pode ser recuperada, proporcionando mais oportunidade e opções de tratamento para os pacientes e um suporte essencial para a melhor decisão clínica dos médicos. 

Além disso, a Rede Mater Dei de Saúde, referência no tratamento das patologias cardiológicas, neurológicas e neurovasculares, possui a UCV - Unidade Cardiovascular, que engloba as Unidades Coronariana, de AVC e Pós-operatória. Inserida em uma estrutura hospitalar completa, com atendimento multidisciplinar, a UCV enfatiza a constante busca da Rede em oferecer o que há de melhor em assistência médico-hospitalar.


Você sabia que é possível identificar um Acidente Vascular Cerebral apenas com algumas ações?
 
Caso alguém que você conheça tenha caído no chão e não apresente nenhum sintoma mas você desconfia que ele pode não estar bem, que tenha tido um AVC, basta pedir para que ela sorria e fique com os braços estendidos por alguns segundos.
 
Se a pessoa não conseguir falar uma frase simples normalmente ou, se ao sorrir, a boca se mostrar torta para um lado ou, se ao tentar sustentar os braços, um deles começar a cair, em qualquer um destes três casos o risco de um AVC agudo é extremamente elevado e o atendimento deve ser o mais urgente possível.

Para memorizar com mais facilidade, lembre-se da sigla SAMU! 



Saiba mais sobre o atendimento em Neurologia da Rede Mater Dei de Saúde.

 

Publicado em: 29/10/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

29 Setembro 2019

AVC e inteligência artificial

Saiba mais sobre o investimento pioneiro realizado pela Rede Mater Dei para atender com mais precisão e ampliar o tempo de recuperação do cérebro lesado de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral
28 Outubro 2016

Neurologia da Rede Mater Dei de Saúde...

O Serviço de Neurologia da Rede Mater Dei de Saúde destaca os esforços em treinamentos e os investimentos em melhorias e tecnologia para garantir a rapidez no atendimento à vítima de Acidente Vascular Cerebral – AVC.
26 Julho 2017

​A importância da assistência...

Rede Mater Dei de Saúde investe em capacitações para atendimento às vítimas de AVC