Hipertensão  - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Hipertensão arterial

O que é

A hipertensão arterial é uma doença bastante popular no Brasil, já que, acomete uma em cada três pessoas em idade adulta, segundo estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Também conhecida como "pressão alta", a doença acontece quando o sangue que é bombeado pelo coração precisa exercer uma força maior para passar pelas artérias.  Ou seja, é quando as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue.

A hipertensão pode levar a consequências graves e, muitas vezes, irreversíves. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, a hipertensão é hoje responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais. 

Causas

Vários fatores, externos e internos, podem ser responsáveis pelo aumento da pressão arterial. Na maioria das vezes eles atuam juntos, sem causar a hipertensão quando analisados isoladamente.



 
  1. Fatores Internos:
Falta de exercício físico
Má alimentação
Obesidade
Consumo de sal em excesso
Consumo excessivo de álcool
Tabagismo
Estresse
 
  1. Fatores externos:
Hereditariedade: algumas pessoas têm Recebemos pré-disposição a ter pressão alta.
Idade: o envelhecimento, em ambos os sexos, aumenta o risco de desenvovler a doença.
Pessoas negras oferecem maior predisposição à doença.

Sintomas

Hipertensão arterial é, na maioria das vezes, uma doneça silenciosa que só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Porém, algumas pessoas podem vir a apresentar alguns sinais de alerta, como dores de cabeça, sangramento pelo nariz, tontura, rubor facial e cansaço. 

Tratamento

É muito importante que a pessoa que tenha hipertensão se concientize que para o tratamento da doença ser efetivo preciso, a mudança dos hábitos de vida é tão importante qaunto o uso de mecidamentos.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hipertenso que não realiza o tratamento farmacológico associado ao não farmacológico, apresenta uma redução na expectativa de vida de até 16,5 anos. 

Diagnóstico

A pressão arterial com valores normais situa-se abaixo de 120/80 mmHg. Se a medição de alguém registrar uma pressão de 140/90 mmHg ou mais, muito provavelmente trata-se de um quadro de hipertensão e um cardiologista deve ser porcurado.
 

Posts Relacionados

26 Abril 2017

Controle da pressão arterial

Quando se fala em hipertensão arterial o primeiro vilão citado é o sal. Reduzir o consumo de sal é importante, mas não apenas como uma medida isolada.
09 Agosto 2016

Médicos do Mater alertam sobre o...

Manter o saleiro o mais longe possível da mesa é importante para manter a qualidade de vida de toda a família. Essa simples mudança de hábito pode reduzir as chances de desenvolver hipertensão e até doenças cardiovasculares.
15 Setembro 2017

Cardiologia da Rede Mater Dei de...

Dia 29 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde - OMS para conscientizar sobre as doenças cardíacas, principal causa de mortes em todo o mundo.