Transmissão da Covid-19: Gotículas de Saliva X Aerossol - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Transmissão da Covid-19: Gotículas de Saliva X Aerossol

Transmissão da Covid-19: Gotículas de Saliva X Aerossol

A transmissão do coronavírus se dá de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas que são eliminadas pelo nariz ou pela boca quando uma pessoa com COVID-19 tosse, fala ou espirra. Ao tocar esses objetos ou superfícies contaminadas, e depois os olhos, nariz ou boca, sem a devida higienização das mãos, uma pessoa sadia pode adquirir o vírus.

Assim como em outras doenças respiratórias, as gotículas podem contaminar diretamente quem está próximo (até um metro de distância) ou indiretamente, depositando-se em objetos e superfícies ao redor do paciente. A particularidade no caso da Covid-19 é que, em determinadas situações, o vírus também pode ser disseminado em partículas ainda menores que as gotículas, os chamados aerossóis. 

Os aerossóis são micropartículas de secreção respiratória (<5 µm de diâmetro) que são transportadas pelo ar e, por isso, podem alcançar uma distância maior de propagação. 

Esse mecanismo de transmissão tem demonstrado que a Covid-19 dissemina com grande eficiência entre as pessoas. Por isso é tão importante lembramos de manter hábitos de prevenção como:

  • Utilizar máscara ao sair de casa;

  • Higienizar regularmente e cuidadosamente as mãos com álcool a 70% ou lavá-las com água e sabão;

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

  • Manter distância de pelo menos 1 metro das demais pessoas, especialmente daqueles que estejam tossindo ou espirrando;

  • Evitar aglomerações e locais fechados com várias pessoas;

  • Fazer atividades físicas, mesmo que a céu aberto, com máscara.

 

As vacinas estão chegando, mas ainda será necessário imunizar grande parte da população para controlarmos a pandemia. Até lá, é imprescindível que todos mantenham os cuidados. 

Os hospitais da Rede Mater Dei de Saúde estão estruturados e preparados para atendê-lo caso necessário. Conte conosco pra você ficar bem!   


 

Publicado em: 29/03/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

17 Maio 2021

Alterações cardiovasculares no pós...

É sabido que a infecção pelo coronavírus é mais grave em alguns grupos de risco, dentre eles os pacientes portadores de doenças cardiovasculares. Porém, observa-se que, mesmo em pacientes sem comorbidades prévias, a COVID-19 pode levar a alterações...
16 Abril 2021

Parceria consolida referência no...

A Rede Mater Dei de Saúde é referência no tratamento das patologias cardiológicas, neurológicas e neurovasculares e possui uma Unidade Cardiovascular - UCV composta pelas Unidades Coronariana, de AVC e Pós-operatória
10 Maio 2021

Feridas agudas ou crônicas podem ter...

A Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente inala oxigênio puro em uma pressão maior que a pressão atmosférica normal, dentro de uma câmara hermeticamente fechada.