Qualidade e Segurança - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Qualidade e Segurança

Paciente no centro do cuidado e garantia das melhores práticas internacionais
 
Para a Rede Mater Dei de Saúde, assegurar a missão do “Compromisso com a qualidade pela vida” é atender de forma personalizada e humanizada, com segurança na assistência de saúde. O que significa aprimorar continuamente o desempenho dos seus processos, investir em estratégias para melhorar a qualidade dos serviços, estimulando o aprendizado e a cultura de segurança, sempre com o objetivo de ter o paciente no centro do cuidado.

Nesse sentido, algumas práticas assistenciais são aplicadas seguindo metodologias internacionais de segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial de Saúde - OMS e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa conheça:
 
  1. Protocolos multidisciplinares.
  2. Cumprimento das Metas Internacionais de Segurança do paciente
  3. Sistema de gestão da qualidade com ações de melhoria contínuas.
  4. Controles de indicadores clínico-assistenciais.
  5. Sistema de vigilância epidemiológica e controle de infecção hospitalar.
  6. Gestão de riscos assistenciais, com práticas de controle e barreiras para os potenciais riscos.
  7. Identificação de pacientes que têm alergias e outros riscos assistenciais por meio do uso de pulseiras coloridas.
  8. Adoção das práticas internacionais de cirurgia segura.
  9. Processo ativo de gerenciamento e intervenções terapêuticas.
  10. Assistência de enfermagem com diversas ferramentas que propiciam o cuidado contínuo e de qualidade ao paciente.

A governança clínica do Mater Dei, aliada à cooperação inter-hospitalar para garantir a excelência dos serviços, a liderança no mercado e a melhoria de resultados do Mater Dei, levaram o Hospital a ser um dos fundadores, em 2001, da Associação Nacional de Hospitais Privados - Anahp: uma entidade-referência na área e que reúne alguns dos principais hospitais privados do nosso país.

Guiado por um planejamento estratégico bem estruturado e que exige da organização ciclos de melhoria contínua, evidenciados por meio de indicadores objetivamente mensurados, fez com que, em 2004, o Mater Dei Santo Agostinho fosse o primeiro hospital do Brasil, em uma capital, acreditado por meio da Organização Nacional de Acreditação (ONA), diretamente no nível máximo de excelência. Em 2006, o Mater Dei implantou um planejamento estratégico específico para o corpo clínico, inicialmente integrando 12 equipes médicas, hoje, mais de 30, com análise crítica de desempenho trimestral. “Vimos a necessidade de envolver o corpo clínico nos processos de gestão hospitalar e, usando a mesma metodologia das áreas administrativas e de enfermagem, desenvolvemos nossa gestão clínica, trazendo resultados assistenciais objetivamente mensurados e com ganhos expressivos em segurança, efetividade de diagnósticos e tratamentos para os pacientes”, afirma a vice-presidente Assistencial, Operacional e Diretora Clínica, Márcia Salvador Géo. Foi uma grande inovação na área hospitalar e fez o Mater Dei ser referência em governança clínica, em que o médico é parceiro da gestão e comprometido com os objetivos da Instituição. Este trabalho foi coordenado pelo presidente da Rede, Henrique Salvador.
 
Em 2008, o Mater Dei obteve a primeira certificação internacional ISO 9001:2008 RVA e, em 2009, foi certificado pela National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations – Niaho Dias, com a mesma norma que certificou hospitais norte-americanos, sendo o primeiro hospital fora dos Estados Unidos a obter tal reconhecimento. Em 2012, o Mater Dei Santo Agostinho passou a fazer parte dos Hospitais Sentinela da Anvisa, compondo um sistema integrado de gestão, com uma cultura organizacional focada em segurança assistencial e satisfação do cliente, garantindo, dessa maneira, uma melhoria contínua da qualidade do serviço e da segurança de seus pacientes. Em maio de 2016, o Mater Dei Contorno foi o primeiro Hospital de Minas Gerais e conquistar a acreditação internacional Joint Commission International – JCI. “Estamos crescendo com raízes fortes, oferecendo o que há de melhor a nossos clientes, colaboradores, médicos e parceiros, e atentos às exigências do mercado e aos padrões de qualidade que fortalecem a marca Mater Dei” - vice-presidente Assistencial, operacional e diretora clínica da Rede Mater Dei de Saúde.
 

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