Manual de Compliance da Rede Mater Dei de Saúde - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Manual de compliance

Vivemos num mundo conectado. A velocidade com que as informações circulam na internet, nas mídias sociais, faz com que seja difícil distinguir
entre o que é importante, fundamental ou até mesmo descartável. As conquistas tecnológicas e as transformações políticas e sociais do mundo contemporâneo estão moldando uma nova forma de pensamento em que é premente prezar pela transparência nas relações humanas e por uma maneira mais íntegra de se posicionar no mundo. Isso se dá tanto na esfera pessoal quanto na profissional. As empresas que pretendem acompanhar as tendências e, até mesmo ir além, não podem se abster de se posicionarem frente às mudanças e ao novo tempo.

As relações profissionais devem acontecer de forma mais ética, calcadas em valores individuais e coletivos mais sólidos. Isso significa que os padrões de conduta das empresas devem ser revisitados. O que antes podia ser aceitável passa a ser questionado. Alguns vícios históricos passam a ser derrubados. A nova maneira de se relacionar no trabalho não é mais uma opção, mas uma necessidade.

Essa visão mais crítica e ética não é novidade na Rede Mater Dei de Saúde. Sempre estivemos atentos às normas e aos processos internos de forma clara e transparente. Além disso, somos uma empresa que investe em relações duradouras. Há membros do corpo clínico que se relacionam conosco há quase 40 anos. Colaboradores que trabalham na Instituição há décadas, antes mesmo da fundação em 1980. E eles, em conjunto com quem passa a integrar a Rede, nos ajudam a construir nossa história. Um grande número de pessoas se dedicam a manter viva a nossa Missão de “Compromisso com a Qualidade pela Vida” e os nossos valores, que são: Atendimento diferenciado, personalizado e humanizado; Respeito ao ser humano; Compromisso com o fazer seguro e bem feito; Cuidado com a imagem institucional; Valor para a sociedade; Estímulo para o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional; Visão de longo prazo – Inovação, pioneirismo, perenidade e sustentabilidade; Responsabilidade com resultados nas diversas dimensões.

Essa maturidade da Rede Mater Dei de Saúde faz com que se possa ir além e acompanhar as transformações. Por isso estamos investindo em uma estrutura de compliance. De forma clara e transparente apresentamos para aqueles que se relacionam conosco nas diversas esferas quais os padrões, as normas e os valores que devem nortear o nosso trabalho.

Com o compliance explicitamos às famílias que são nossas clientes e às operadoras que confiam em nosso serviço o que podem esperar de nós. Para que não haja dúvidas sobre quais as condutas e os valores éticos a seguir pelos colaboradores, corpo clínico e fornecedores elaboramos as normas e compartilhamos com todos para que sejam orientadoras do nosso trabalho. Mais do que um documento este texto passa a ser um norte a guiar as nossas condutas e uma referência para aquilo que acreditamos ser uma maneira saudável, integra e ética de posicionamento e relacionamento entre as pessoas e as organizações com as quais convivemos na nossa prática profissional e nas nossas relações pessoais no trabalho.

A construção desta nova estrutura de Compliance para a Rede Mater Dei de Saúde foi realizada a muitas mãos e buscamos as melhores referências nacionais e internacionais. Buscamos também o apoio de profissionais experientes e competentes a fim de que possamos ter um instrumento que, efetivamente, seja customizado e que atenda às nossas necessidades práticas.

Esperamos estar contribuindo para a sustentabilidade e a perenidade desta organização que tem sido tão importante para a vida das pessoas que aqui trabalham e para aqueles que nos confiam a sua saúde e a de seus colaboradores e entes queridos.

Henrique Moraes Salvador Silva
Presidente da Rede Mater Dei de Saúde

 

Acesse aqui o Manual de compliance da Rede Mater Dei de Saúde na íntegra.


Posts Relacionados

20 Junho 2017

Hospital Integrado do Câncer é sede...

A Rede Mater Dei de Saúde busca diariamente colaborar com ações de humanização entre os pacientes e familiares. Foi com esse intuito que, no dia 06 de junho, as crianças que passam por tratamento oncológico no Hospital Integrado do Câncer (HIC), tiveram a...
08 Março 2017

Saúde da Mulher: investimento constante

Dentre mais de quatro mil médicos na Rede, 45% é composto por mulheres. Dos mais de 2.500 colaboradores, elas já chegam a 80%. Além disso, 56% dos clientes que passaram pela Rede em 2016 são mulheres. Para elas, os investimentos em melhorias são constantes.
14 Junho 2017

Médicos do Mater Dei são premiados

Os ortopedistas do Serviço de Ortopedia da Rede Mater Dei de Saúde foram autores do melhor vídeo de procedimento apresentado no 18º Congresso da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTP)