Saúde da mulher merece atenção integrada e multidisciplinar - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Prevenção e Cuidados » Atenção integrada e multidisciplinar para a mulher

Atenção integrada e multidisciplinar para a mulher

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a conscientização sobre as doenças femininas torna-se fundamental para prevenção e combate

 

Câncer de mama, útero e ovário, endometriose, infecção e incontinência urinária, fibromialgia, depressão, doenças cardíacas e obesidade estão entre as principais doenças que afetam as mulheres. Em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03), é importante conscientizar sobre a importância de se cuidar da saúde feminina.

As mulheres representam metade da população brasileira, sendo 51% da população do país. “Cuidar da saúde da mulher em todas as fases da vida é fundamental para prevenir doenças e garantir qualidade de vida”, ressalta Márcia Salvador Géo, coordenadora dos Serviços de Ginecologia e Obstetrícia e do Núcleo do Assoalho Pélvico da Rede e vice-presidente Assistencial e Operacional do Mater Dei.

Algumas estatísticas apontam para essa necessidade. No mundo, estima-se que a endometriose afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a incidência do câncer em mulheres também é significativa: segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2018 foram registrados em brasileiras, 59.700 novos casos de câncer de mama; 18.980 novos casos de câncer de cólon e reto e 16.370 novos casos de colo de útero.  

Outro dado que merece atenção é a busca por consultas com ginecologistas e obstetras. De acordo com pesquisa realizada no final do ano passado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), cerca de 20% das brasileiras acima dos 16 anos não consultam um ginecologista com regularidade. “As consultas regulares com um médico de confiança podem ajudar mudar hábitos de vida, orientar a vida sexual e reprodutiva, ao sexo seguro, a hábitos de higiene intima, a proteção dos músculos do assoalho pélvico e a diagnosticar doenças que nem sempre manifestam sintomas, como a endometriose, algumas doenças sexualmente transmissíveis e alguns cânceres femininos em etapas iniciais”, explica a médica.

Atendimento integrado e em todas fases da vida
Desde quando foi inaugurado, em 1980, o Mater Dei tem a preocupação de oferecer às mulheres um atendimento personalizado e focado em suas necessidades. Conforme o Hospital expandiu e se constituiu a Rede, novos serviços foram incorporados e estão à disposição das pacientes. Veja a relação completa aqui

Ginecologia e Obstetrícia
A equipe de Ginecologia e obstetrícia da Rede Mater Dei de Saúde oferece às pacientes um acompanhamento personalizado durante as principais fases da vida. “Se, antigamente, o bom obstetra era reconhecido por ser chamado em casos extremos para salvar a vida da mãe, passando por um segundo momento, em que teria que salvar a vida de mãe e filho, hoje, falamos em equipe multidisciplinar apoiada por uma estrutura hospitalar adequada que ofereça segurança a mãe e filho, que terão não só as suas vidas resguardadas, mas um compromisso de oferecer ao mundo seres humanos com seu potencial resguardado”, reforça Márcia Salvador.

Além de um atendimento especial no momento de suma importante na vida da família que é o parto, a Rede Mater Dei tem especialistas em áreas especificas da saúde da mulher, uma preocupação que se estendeu ao novo Mater Dei Betim-Contagem.

Pronto-socorro ginecológico obstétrico
Um espaço específico para as mulheres dentro do Mater Dei Santo Agostinho. São sete consultórios com toda estrutura necessária e 38 médicos para o pronto-atendimento e emergências. No Mater Dei Betim-Contagem, também possui uma área especial dedicada a mulher, com especialistas e estrutura completa. Tudo isso com o apoio da Medicina Diagnóstica Mater Dei. 

Ginecologia Oncológica
Atenta ao aumento da incidência do câncer na população brasileira, a Rede investe em estrutura física, tecnológica e humana para atendimento aos pacientes oncológicos, por meio do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei. Conta com profissionais especializados no aconselhamento genético, além de equipe capacitada para acompanhar distintamente cada caso com apoio aos familiares. Outro aliado importante no tratamento é a possibilidade de realizar cirurgia oncológicas da área por meio de robô. Há cerca de dois anos foi inaugurado o serviço de cirurgia robótica da Rede, que conta com o Da Vinci Xi, o mais moderno equipamento do segmento (veja mais sobre o robô aqui).

Emergência obstétrica
Obstetras com especialização em emergências estão sempre no pronto-socorro do Mater Dei Santo Agostinho e Betim Contagem, atendendo dos casos mais simples aos mais complexos. Há situações em que minutos são responsáveis por salvar a vida da mãe ou do feto. Pensando nisso, o Mater Dei criou o Código Rosa. Assim que acionado pelo obstetra, é mobilizada uma rede de atendimento emergencial que inclui além do obstetra, anestesiologista, pediatra, neonatologista, intensivista e enfermagem especializada.
 
Assoalho Pélvico
O Núcleo do Assoalho Pélvico tem como abordagem o cuidado multidisciplinar para pacientes com incontinência urinária e fecal e prolapso genital (conhecido como queda do útero, da bexiga, do intestino, ou à rotura perineal). O serviço reúne em um só lugar uma estrutura de apoio e de diagnóstico, com equipe de referência composta por médicos, fisioterapeutas e outros profissionais.

Endometriose
Pacientes com suspeita de endometriose, cólicas menstruais muito fortes e que vêm piorando com o tempo, dor durante a relação sexual, dor para evacuar no período menstrual devem ser avaliadas pelo ginecologista. Já as mulheres com diagnóstico de endometriose e que estejam tentando engravidar, devem passar pela avaliação com o especialista para orientações e tratamento adequados. Ambos os serviços estão disponíveis na Rede Mater Dei de Saúde.

Mastologia
A Rede Mater de Saúde investe em equipamentos modernos, médicos especialistas para a realização dos exames, atendimento individualizado e exames de mamografia com entrega imediata dos resultados. Um exemplo é a Mamografia Digital DR de última geração. O aparelho conta com a opção da Tomossíntese, um exame que permite acrescentar à mamografia habitual uma série de imagens 3D, em múltiplos ângulos, colaborando para um diagnóstico mais preciso e seguro.

Reprodução Humana e oncofertilidade
O Centro de Reprodução Humana Mater Dei possui a mais avançada tecnologia em reprodução assistida. Localizado no Mater Dei Santo Agostinho e também com atendimento no Mater Dei Betim- Contagem, oferece para médicos e pacientes equipamentos modernos que atendem a tratamentos de alta complexidade, como o acompanhamento do desenvolvimento e seleção embrionária em tempo real (timelapse), laser para eclosão assistida e pesquisa genética dos embriões.

Para pacientes oncológicos, o Centro oferece suporte ao Hospital Integrado do Câncer para orientações e escolha do método mais adequado para possível gravidez futura após remissão da doença.

Maternidade
A mãe e o bebê têm à disposição a assistência completa de um Hospital geral e recebem atendimento humanizado e personalizado. Com alojamento conjunto e ambiente acolhedor, a Mater Dei oferece às famílias o conforto domiciliar com toda a segurança de um hospital de alta complexidade. A equipe multidisciplinar da maternidade está presente nos hospitais Santo Agostinho e Betim-Contagem, sendo formada por ginecologistas, obstetras, pediatras, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros, é capacitada e realiza as melhores práticas assistenciais.

O Mater Dei faz parte do projeto parto adequado da ANS, IHI, HIAE, sendo destacado por seus resultados de assistência adequada, com elevadas taxas de parto vaginal, e desfechos materno - fetal adequado.

Medicina Fetal/Cirurgia Fetal
Por meio de exames de ultrassonografia obstétrica, o feto é avaliado continuamente ao longo da gestação. Biópsias de placenta, amniocentese e cordocentese podem ser feitos para auxiliar nos diagnósticos da saúde fetal, quando necessários, durante a gravidez levando mais informação aos pais e médicos assistentes, com explicação dos resultados e os prognósticos. A medicina fetal auxilia ainda no acompanhamento das gestações que precisam de adequação da saúde fetal, seja nos casos de transfusões intrauterinas ou nos casos de cirurgias fetais intra-útero.

RESPONSÁVEIS:
Márcia Salvador Géo
Coordenadora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e do Núcleo do Assoalho Pélvico da Rede Mater Dei de Saúde
Vice-presidente Assistencial e Operacional da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 20099


 

Publicado em: 08/03/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Saúde da Mulher

Posts Relacionados

29 Agosto 2016

A Rede Mater Dei de Saúde investe em...

O Hospital Integrado do Câncer Mater Dei investe no atendimento integral e personalizado da mulher com câncer ginecológico, com equipes multidisciplinares.
08 Março 2017

Saúde da Mulher: investimento constante

Dentre mais de quatro mil médicos na Rede, 45% é composto por mulheres. Dos mais de 2.500 colaboradores, elas já chegam a 80%. Além disso, 56% dos clientes que passaram pela Rede em 2016 são mulheres. Para elas, os investimentos em melhorias são constantes.
15 Março 2017

Incontinência Urinária em Mulheres

A grande maioria, senão todas as mulheres, irão ter ou tiverem algum episódio de perda de urina involuntária. Quando as perdas impactam as atividades sociais, sexual ou familiares, é hora de procurar um especialista.