Responsabilidade Social - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Atendimento

Responsabilidade Social

Por meio do programa Pra você ficar bem, a Rede Mater Dei de Saúde apoia uma série de projetos socioambientais voltados para o desenvolvimento humano e melhora na qualidade de vida da comunidade onde os seus Hospitais estão inseridos. 

No programa são trabalhados cinco eixos: 

CULTURA E ESPORTE
Apoiar e promover projetos de empreendedores nos segmentos de cultura e esporte que contribuam para a construção de conhecimentos, para a socialização e o bem-estar de crianças e jovens, para promoção da igualdade de gêneros e para uma educação de qualidade.

FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Promover processos continuados de formação e qualificação profissional coerentes com o padrão de excelência da Rede Mater Dei, contribuindo para o exercício pleno da medicina, enfermagem, entre outras áreas, para o incentivo a novos talentos e para o desenvolvimento humano e profissional.

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Desenvolver e fortalecer ações que visam a assegurar uma vida saudável e a promoção do bem-estar para todos, em todas as idades, envolvendo os colaboradores das unidades e seus familiares, entidades da sociedade e empresas parcerias.



DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Incentivar e fortalecer instituições que atuam diretamente no enfrentamento da redução das múltiplas formas de desigualdades, da erradicação da fome e da pobreza, que busquem a cultura da paz e da alegria.


MEIO AMBIENTE
Assegurar padrões sustentáveis no uso dos recursos naturais em todas as unidades da Rede Mater Dei, investindo em infraestruturas resilientes e ambientalmente eficientes, contribuindo, também, para que a responsabilidade ambiental seja um valor articulado junto a todos os parceiros em todos os eixos do programa Pra você ficar bem.
 

Sobre o Programa


Henrique Moraes Salvador Silva - presidente da Rede Mater Dei

Em 1º de junho de 1980, o Hospital Mater Dei foi inaugurado, na Rua Gonçalves Dias, no bairro Santo Agostinho. Iniciava-se ali um novo modelo de cuidado e de assistência médica em Belo Horizonte, fruto do sonho do Dr. José Salvador Silva. De lá para cá fomos crescendo, inovando e buscando fazer, sempre, o melhor para quem confia em nossos serviços de saúde.

Quase 40 anos depois, somos a Rede Mater Dei de Saúde, composta pelas Unidades Santo Agostinho (blocos 1 e 2), Contorno e Betim-Contagem. Ampliamos nossa atuação, inclusive com o início, em setembro deste ano, das obras de construção do Mater Dei Salvador, na capital baiana, mas sem deixar de lado os valores que nos acompanham desde o início da operação do primeiro Hospital.

Quem atua na Rede, seja como colaborador ou como membro do corpo clínico, conhece e comunga dos nossos valores institucionais: 

1) Atendimento diferenciado, personalizado e humanizado; 
2) Respeito ao ser humano; 
3) Compromisso com o fazer seguro e bem feito;
4) Cuidado com a imagem institucional; 
5) Valor para a sociedade; 
6) Estímulo para o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional;
7) Visão de longo prazo - inovação, pioneirismo, perenidade e sustentabilidade; 
8) Responsabilidade com resultados nas diversas dimensões.

Somos uma instituição que preza pelo respeito, pela ética e pela transparência nas relações com todos os nossos públicos. Esses valores perpassam todos os setores da Rede Mater Dei. Caminhamos, juntos, para entregar a melhor assistência aos nossos clientes e para fazer a diferença na vida das pessoas. E como temos orgulho disso. 

Na perspectiva socioambiental, o nosso compromisso sempre foi contribuir para o desenvolvimento local, até mesmo antes do Hospital Mater Dei ser uma realidade. Já na década de 1960, o casal fundador, José Salvador Silva e Norma Moraes Salvador, após se tornarem médicos, levavam a casais nos mais diversos lugares informações sobre gravidez, parto e cuidados com o bebê, de forma gratuita. Este foi embrião do nosso Curso do Casal Grávido, que ocorre até hoje.

Os dois também realizavam atendimento ginecológico gratuito às mulheres mais carentes. O cuidado com os pacientes vai além da assistência. Um dos exemplos que são realizados hoje é o projeto Música no Hospital, com iniciativas que promovem humanização no ambiente hospitalar. 

Na área ambiental, talvez nem todos saibam, mas quando da construção do Mater Dei Santo Agostinho, fizemos questão de arborizar o entorno. Muitas das árvores da Av. Barbacena, próxima ao Hospital, foram plantadas por nós. Hoje temos áreas verdes nas Unidades Contorno, com um Jardim no 13º andar, e em Betim-Contagem que, além de um jardim, conta com um bosque com mais de 10 mil m².

Esses, e muitos outros exemplos, continuaram a nos acompanhar durante todo esse período.

São várias iniciativas socioambientais que a Rede Mater Dei já realizou, ou apoiou, desde então. Por isso é natural que a Sustentabilidade Socioambiental faça parte do nosso Planejamento Estratégico com acompanhamento, por parte da Diretoria, de todas as ações implantadas.

Tendo como diretrizes os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), nossas ações de responsabilidade social corporativa estão reunidas em 5 pilares: 1) Desenvolvimento social; 2) Meio ambiente; 3) Cultura e
Esporte; 4) Formação e qualificação profissional; e 5) Saúde e Qualidade de Vida.

Esses eixos norteiam a atuação da Rede Mater Dei nessa área e estão reunidos no Programa Pra você ficar bem, que reflete o nosso compromisso com a sociedade, nossos colaboradores e seus familiares, clientes, corpo clínico, operadoras de planos de saúde e as comunidades dos entornos das nossas Unidades.

São várias iniciativas que fazemos diretamente, ou por meio de parceiros, que estamos apresentando a você no relatório a seguir. São os resultados do Programa Pra você ficar bem dos anos de 2018 e 2019. 

Todas as atividades são acompanhadas de perto pela nossa equipe dentro das normas do nosso Programa de Compliance, como forma de garantir a integridade, a austeridade na aplicação dos recursos, bem como alcançar os objetivos a que se propõem.

Em nome da Diretoria da Rede Mater Dei de Saúde agradeço a todos que contribuíram em cada um dos projetos realizados e convido você a conhecer um pouco mais sobre o que a Rede Mater Dei faz nessa área e que reforça a nossa Missão: Compromisso com a Qualidade pela Vida.

Boa leitura!



Clique e leia
 


 

Posts Relacionados

18 Julho 2019

“Allegro Vivace” recebe o grupo...

No dia 30 de julho (terça-feira), às 20 horas, a Rede Mater Dei de Saúde sediará mais uma edição do Allegro Vivace. No mês de agosto o projeto conta com o grupo Trio Villani, que reúne os músicos Ovana Trifunovic (violino), João Carlos Ferreira (viola) e...
29 Maio 2020

Rede Mater Dei de Saúde 40 anos: nosso...

Há 40 anos, trabalhamos com o mesmo objetivo: garantir a saúde e o bem-estar de quem confia em nossos serviços. Conquistamos a confiança dos mineiros, ampliamos nossos serviços e hoje nos tornamos uma rede de saúde completa.
23 Dezembro 2019

Rede Mater Dei lança relatório...

Publicação apresenta o Programa “Pra você ficar bem”, que reúne ações voltadas para o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida da comunidade