Rede Mater Dei de Saúde 40 anos: nosso presente é você ficar bem! - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Rede Mater Dei de Saúde 40 anos: nosso presente é você ficar bem!

Rede Mater Dei de Saúde 40 anos: nosso presente é você ficar bem!

Rede Mater Dei de Saúde 40 anos: nosso presente é você ficar bem!
 
 
Em 1º de junho de 1980, o Hospital Mater Dei foi inaugurado, na Rua Gonçalves Dias, no bairro Santo Agostinho. Iniciava-se ali um novo modelo de cuidado e de assistência médica em Belo Horizonte, fruto do sonho do Dr. José Salvador Silva. De lá para cá fomos crescendo, inovando e buscando fazer, sempre, o melhor para quem confia em nossos serviços de saúde.

Somos a Rede Mater Dei de Saúde, composta pelas Unidades Santo Agostinho (blocos 1 e 2), Contorno e Betim-Contagem. Ampliamos nossa atuação, inclusive com o início, em setembro do ano passado, das obras de construção do Mater Dei Salvador, na capital baiana.

Há 40 anos, trabalhamos com o mesmo objetivo: garantir a saúde e o bem-estar de quem confia em nossos serviços. Conquistamos a confiança dos mineiros, ampliamos nossos serviços e hoje nos tornamos uma rede de saúde completa. 

Com uma estrutura que nos permite enfrentar a pandemia da Covid-19 sem afetar o tratamento dos pacientes de outras especialidades. Com expertise e capacidade para contribuir com projetos sociais que beneficiam todos neste momento difícil. Além da preparação para o atendimento seguro a todos os pacientes, suspeitos e confirmados para Covid-19 e de outras especialidades médicas, com fluxos e alas separadas, investimento em Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para colaboradores e corpo clínico, a Rede Mater Dei está contribuindo, efetivamente, em atividades voltadas para a ampliação do atendimento médico a pacientes com Covid-19.

Apoio às iniciativas de enfrentamento ao coronavírus

LEITOS DE CTI NO MATER DEI BETIM-CONTAGEM

Por meio de parceria com o Governo de Minas Gerais, a Fiemg e diversas empresas mineiras, a Rede Mater Dei de Saúde disponibilizou a estrutura da Unidade Betim-Contagem para implantação de 180 leitos de CTI do Hospital de Campanha do Estado para pacientes com Covid-19. São três andares exclusivos para atender as demandas de pacientes graves ou que necessitarem de cuidados especiais. Além disso, também estará à disposição do Hospital de Campanha a estrutura do Parque Tecnológico da Medicina Diagnóstica, do Centro Cirúrgico e dos serviços de apoio. 
 
CAMPANHA PARA COMPRA DE EPI’s 

A Rede Mater Dei apoiou campanhas do Sinduscon e do Movimento Dias Melhores para aquisição e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) a hospitais públicos do Estado. Devido à expertise na compra de materiais médico-hospitalares, a Rede se encarregou de toda a negociação e compra dos insumos, garantindo melhor preço e qualidade com os recursos financeiros doados pelos apoiadores da campanha. Com isso, houve uma otimização do recurso disponível fazendo com que se pudesse aumentar o número de EPI’s adquiridos. 

ASSESSORIA TÉCNICA EM PROJETOS DE RESPIRADORES 

Uma das principais dificuldades enfrentadas nessa pandemia do coronavírus é a falta de respiradores em leitos hospitalares, necessários em casos graves de Covid-19. A quantidade existente no país não é suficiente para atender a demanda. Por isso, a Rede Mater Dei contribuiu com iniciativas de dois projetos brasileiros de fabricação de respiradores. Um da empresa Tacom e outra da AuLTech (que tem parceria com empresa de equipamentos médicos). Médicos clínicos e intensivistas e uma equipe de técnicos e engenheiros apoiaram o desenvolvimento dos equipamentos. A Rede disponibilizou também equipamentos como ventiladores, circuitos de ventiladores além do Laboratório de Calibração da Engenharia Clínica para testes. Os projetos estão em fase regulatória na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção em larga escala.

OPERAÇÃO DO CTI DE HOSPITAL DO NÚCLEO DA VALE, NO PARÁ 

Como a Rede Mater Dei de Saúde tem experiência em serviços de alta complexidade e em cuidados especializados em medicina intensiva, fez uma parceria com a Vale para atuar em um hospital, em Parauapebas, Pará. São 10 leitos de CTI da Rede Mater Dei no local com uma equipe multidisciplinar formada por médicos intensivistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

PARCERIA COM A VALE NO DESAFIO COVID-19
 
Com o objetivo de buscar soluções para o combate à Covid-19, a Vale disponibilizou até USD 1 milhão para investir em iniciativas de empresas, startups, instituições e universidades em temas como diagnóstico, monitoramento e cuidados intensivos, dentre outros. A Rede Mater Dei de Saúde foi uma das parceiras nacionais e internacionais na liderança médico-científica na definição dos desafios relevantes e nos critérios técnicos de avaliação das propostas. A iniciativa recebeu 1.858 propostas de várias partes do mundo para o desafio no Brasil e Canadá. Ao término, 12 projetos foram selecionados a receberem o apoio financeiro para a aceleração das soluções.
 
MOVIMENTO ESTÍMULO 2020 DE MINAS GERAIS
 
“Ajudando pessoas, apoiando negócios”. Com este, o movimento sem fins lucrativos busca apoiar pequenos empreendedores que enfrentam dificuldades por causa da pandemia do novo coronavírus por meio de crédito e capacitação profissional.  A Rede Mater Dei de Saúde se junta a outras empresas mineiras que financiam o projeto. 
 
 
Programa Pra Você Ficar Bem

É no eixo Saúde e Qualidade de Vida do Programa “Pra Você Ficar Bem” que se inserem as ações sociais da Rede Mater Dei de Saúde no enfrentamento ao coronavírus.
Tendo como diretrizes os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), nossas ações de responsabilidade social corporativa estão divididas 5 pilares:

1) Desenvolvimento social: Incentivar e fortalecer instituições que atuam diretamente no enfrentamento da redução das múltiplas formas de desigualdades, da erradicação da fome e da pobreza, que busquem a cultura da paz e da alegria.

2) Meio ambiente: Assegurar padrões sustentáveis no uso dos recursos naturais em todas as unidades da Rede Mater Dei, investindo em infraestruturas resilientes e ambientalmente eficientes, contribuindo, também, para que a responsabilidade ambiental seja um valor articulado junto a todos os parceiros em todos os eixos do programa Pra você ficar bem.

3) Cultura e Esporte: Apoiar e promover projetos de empreendedores nos segmentos de cultura e esporte que contribuam para a construção de conhecimentos, para a socialização e o bem-estar de crianças e jovens, para promoção da igualdade de gêneros e para uma educação de qualidade.

4) Formação e qualificação profissional: Promover processos continuados de formação e qualificação profissional coerentes com o padrão de excelência da Rede Mater Dei, contribuindo para o exercício pleno da medicina, enfermagem, entre outras áreas, para o incentivo a novos talentos e para o desenvolvimento humano e profissional.

5) Saúde e Qualidade de Vida: Desenvolver e fortalecer ações que visam a assegurar uma vida saudável e a promoção do bem-estar para todos, em todas as idades, envolvendo os colaboradores das unidades e seus familiares, entidades da sociedade e empresas parcerias.

O Programa “Pra você ficar bem”, reflete o nosso compromisso com a sociedade, nossos colaboradores e seus familiares, clientes, corpo clínico, operadoras de planos de saúde e as comunidades dos entornos das nossas Unidades.
São várias iniciativas que fazemos diretamente, ou por meio de parceiros. Todas as atividades são acompanhadas de perto pela nossa equipe dentro das normas do nosso Programa de Compliance, como forma de garantir a integridade, a austeridade na aplicação dos recursos, bem como alcançar os objetivos a que se propõem.
 
 



Publicado em: 29/05/2020

Posts Relacionados

06 Outubro 2020

Outubro Rosa e os sintomas que não...

Começou o Outubro Rosa. A campanha reforça a importância do cuidado com a saúde da mama, não só durante este mês, como ao longo de todo o ano.
29 Setembro 2020

Cardiopatia Congênita: alteração na...

Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando este órgão é formado.
19 Agosto 2020

UTI do Mater Dei Betim-Contagem recebe...

A Unidade de Terapia Intensiva foi reconhecida como Top Performer pela Epimed Solutions, empresa especializada em gerenciamento de informações clínicas e epidemiológicas em terapia intensiva.