Check-up feminino – prevenção e cuidado para a vida da mulher - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Prevenção e Cuidados » Check-up feminino – prevenção e cuidado para a vida da mulher

Check-up feminino – prevenção e cuidado para a vida da mulher

Rede Mater Dei de Saúde alerta sobre a importância das mulheres estarem em dia com a saúde
 
Os cuidados com a saúde ao longo da vida e a prevenção são a melhor forma de obter uma vida longa e saudável. As mulheres apresentam peculiaridades relacionadas a vários âmbitos da saúde e atravessam períodos diferentes ao longo da vida, o que exige a necessidade e o hábito de realizar avaliações preventivas periódicas. A Rede Mater Dei de Saúde destaca a importância dos cuidados com a saúde e de fazer exames regulares específicos ao público feminino.

O check-up feminino é uma avaliação ampla e abrangente que deve ser individualizada e personalizada para alcançar os objetivos finais que são a melhoria da qualidade de vida e da sobrevida da mulher. “A realização de um check-up médico periódico possibilita a detecção precoce de algumas doenças silenciosas, além de estratificar o risco de determinadas doenças com objetivo de preveni-las”, explica a coordenadora médica do Check-up da Rede Mater Dei de Saúde, Carla Tavares.

Em todo o Brasil, as doenças cardiovasculares são a maior causa de morte entre as mulheres. “Com a realização do check-up pode-se identificar quais as chances de desenvolvimento dessas doenças e, a partir daí, buscar mudanças no estilo de vida e tratamento precoce dos fatores de risco identificados”, esclarece a médica. Ela acrescenta que, este tipo de check-up, deve conter uma boa avaliação médica, com obtenção de escores de risco específicos, quando se calcula a estimativa de risco cardiovascular, assim como pesquisa de informações relevantes relacionadas aos hábitos de vida, antecedentes de saúde física e mental, características individuais, histórico de doenças na família, além de características ambientais e até profissionais. 

“Um exame físico completo e orientações quanto à prevenção de doenças como o câncer - principalmente os ginecológicos e de intestino, mais frequentes no sexo feminino, também são fundamentais. A partir daí, levando ainda em consideração a faixa etária, podem ser solicitados exames complementares. Além disso, para cada grupo de doenças existem recomendações específicas para início do rastreamento que devem ser levadas em conta para a solicitação desses exames”, afirma Carla.

A recomendação é que as primeiras avaliações da mulher sejam feitas a partir da primeira menstruação. A coordenadora do Check-up da Rede Mater Dei de Saúde comenta que o primeiro passo pode ser uma consulta ginecológica para orientações em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cuidados relacionados à contracepção, bem como para prevenção do câncer de mama e de colo de útero. “Independentemente da avaliação ginecológica, temos que pensar na mulher como um todo e uma boa avaliação preventiva é sempre mais efetiva quando são investigadas as doenças mais prevalentes numa determinada população. A médica Carla esclarece, ainda, que pelo fato das doenças do coração em mulheres na menopausa ser duas a três vezes maior do que em mulheres com a mesma idade que ainda não entraram na menopausa, faz-se necessário um acompanhamento clínico mais rigoroso.

Mas, para melhorar de fato a qualidade de vida, após a rotina de avaliações médicas, Carla Tavares conta que é preciso utilizar as informações positivas ou negativas obtidas para perseguir metas de hábitos saudáveis de vida, mantendo uma boa alimentação, seguindo as necessidades específicas para cada momento da vida da mulher e realizando atividades físicas. “Exercícios regulares, de leve a moderada intensidade, contribuem para o aumento da massa óssea feminina, prevenindo a osteoporose, podem reduzir aos sintomas da TPM e ajudar a manter níveis de pressão arterial e colesterol mais baixos”, comenta.

A Rede Mater Dei de Saúde oferece serviços de Check-up Personalizado, que busca indicar exames específicos de acordo com o histórico do paciente e as características de cada pessoa e de Check-up do médico de confiança, onde os exames serão realizados de acordo com a recomendação do médico de confiança da pessoa. Trata-se, portanto, de avaliações amplas e abrangentes, individualizadas e personalizadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a sobrevida do indivíduo. Para marcar o seu check-up, ligue para: (31) 3339-9563 e 3339-9287.

Infográfico:
De forma resumida, no infográfico abaixo, a médica aponta as avaliações indicadas de acordo com a faixa etária, lembrando que os exames complementares devem ser individualizados, de acordo com os fatores de risco pessoais e familiares de cada um, como explicado anteriormente. 




RESPONSÁVEL:
Carla Tavares
Cardiologista e Coordenadora médica do Check-up da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 41115
 

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Cuidados com o bebê

Posts Relacionados

16 Janeiro 2018

​A importância da vacinação para...

Cuidados preventivos, principalmente com a saúde, são itens fundamentais na hora de organizar uma viagem, seja para curtir férias, estudar ou trabalhar. No momento de programar o roteiro é essencial lembrar que alguns locais exigem vacinas específicas.

Check-up feminino – prevenção e...

A realização de um check-up médico periódico possibilita a detecção precoce de algumas doenças silenciosas. A recomendação é que as primeiras avaliações da mulher sejam feitas a partir da primeira menstruação.
20 Junho 2017

Mais Saúde Mater Dei oferece...

A educação para o paciente diabético é fator relevante para o controle ideal da doença, sendo o trabalho multidisciplinar de grande valor no que tange aos aspectos biopsicossociais da doença.