Para envelhecer bem: Mater Dei oferece atendimento integrado de geriatria - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Prevenção e Cuidados » Para envelhecer bem: Mater Dei oferece atendimento integrado de geriatria

Para envelhecer bem: Mater Dei oferece atendimento integrado de geriatria

Dificuldades para se locomover, perda do equilíbrio, doenças que afetam o físico e o emocional: o envelhecimento traz diversas limitações para o idoso e seus familiares. Hoje, 1 de outubro, é celebrado o Dia Mundial Internacional da Terceira Idade. A data, criada pela Organização Mundial das Nações Unidas, tem como objetivo despertar o interesse da população sobre a importância do assunto e qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde, conscientização e da integração social.

O envelhecimento é um processo que começa antes mesmo de chegarmos à terceira idade. Ao longo da vida, lentamente, vamos diminuindo nossa reserva funcional, que é a capacidade dos órgãos como o pulmão, coração, cérebro e rim de trabalharem mais intensamente diante de uma situação de estresse. O avanço da idade pode trazer, pouco a pouco, a perda da capacidade de realizar bem tarefas comuns do dia a dia, e aumentar o risco de acidentes.

O principal papel do geriatra é proporcionar qualidade de vida ao idoso, de forma preventiva. O Mater Dei é o único hospital privado de Belo Horizonte a oferecer um serviço integrado de geriatria. “Não existe idade certa para procurar o geriatra. A época ideal é aquela na qual você resolve que quer envelhecer bem. O geriatra se preocupa com todos os aspectos da saúde do idoso e os vê de acordo com as particularidades da saúde no envelhecimento. Enquanto a maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria se dedica ao indivíduo como um todo. Ter um geriatra é ter o seu médico e não um médico para cada órgão ou doença”, explica o médico geriatra da Rede Mater Dei de Saúde, Wesley de Magalhães Lopes.

Mais Saúde Mater Dei

O Mais Saúde Mater Dei reúne em um só lugar estruturas de apoio e diagnóstico, com equipe multiprofissional de referência de médicos, fisioterapeutas e outros especialistas. O intuito é preservar e melhorar a qualidade de vida de quem necessita de um olhar mais próximo dos profissionais da saúde, em todas as idades. Por isso, a Rede investiu na continuidade no atendimento, com avaliação e acompanhamento de pacientes crônicos e de situações clínicas altamente específicas.  Para os idosos, o Mais Saúde ofereceabordagem ampla para o paciente com risco de fragilidade e reabilitação de funções para atividades diárias. Todas as consultas, que devem ser previamente agendadas, são realizadas por geriatras da Rede. “Os atendimentos ao idoso são focados na prevenção das fragilidades e doenças típicas da terceira idade, rastreio de doenças oncológicas, cardíacas, bem como avaliação dos declínios da memória típicos da idade avançada. Buscando uma facilidade a esse público por vezes com dificuldades de locomoção, a equipe se esforça em adequar, de forma conveniente para o paciente, exames e consultas em horários subsequentes no mesmo dia”, afirma o médico. A Rede disponibiliza, também, geriatras atendendo 24 horas por dia em Pronto-socorro no Mater Dei Santo Agostinho. Além disso, o Hospital possui grupos de estudos sobre os problemas mais comuns do idoso por meio da integração e treinamento de diversos setores e serviços.

Como envelhecer bem?

Para envelhecer bem, é preciso viver bem. Por isso, fique atento a algumas dicas:

  1. Realizar exames periódicos para diagnosticar precocemente e tratar as doenças e suas complicações, seguindo de forma correta as orientações do seu médico
  2. Manter uma alimentação saudável: comer peixes, frutas, saladas, castanhas, azeite, e reduzir frituras, açúcar, sal e massas em geral
  3. Não fumar nem beber em excesso
  4. Praticar regularmente atividades físicas
  5. Manter-se ativo socialmente e manter a capacidade funcional, isto é, a capacidade de exercer as atividades do dia a dia,
  6. Cultivar a espiritualidade e os afetos ao longo da vida
  7. Cultivar valores familiares.

RESPONSÁVEL:
Wesley de Magalhães Lopes
Geriatra
CRM-MG: 46681


Publicado em: 01/10/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Termos relacionados Geriatria Idoso Mais Saúde

Posts Relacionados

26 Agosto 2016

Mater Dei alerta para os riscos de fumar

O Dia Nacional de Combate ao Fumo quer reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
29 Maio 2019

Centro para tratamento em Esclerose...

Com atendimento no Mais Saúde, a Rede Mater Dei de Saúde inaugurou o centro com o objetivo de promover rapidez, conforto e segurança no tratamento, principalmente em relação a infusão dos medicamen​tos
21 Novembro 2016

Bruxismo: o que você sabe sobre ele?

Mais Saúde Mater Dei disponibiliza aos pacientes atendimento ambulatorial e conduz aos exames necessários para diagnóstico e controle do hábito.