Unidade de Transplante de Medula Óssea - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Transplante de Medula Óssea

O Transplante de Medula Óssea – TMO é um tratamento capaz de curar diversas doenças hematológicas, oncológicas e imunológicas. Atualmente, o TMO é classificado em três tipos:
 
  1. Autólogo :quando a fonte de células progenitoras é o próprio paciente.
  2. Alogênico: o doador é um familiar, um desconhecido (REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) ou a doação acontece através do sangue de cordão umbilical (bancos de sangue de cordão umbilical).
  3. Singênico: o procedimento é feito entre irmãos gêmeos univitelinos. 
 

A Unidade de TMO do Mater Dei

Devido à carência de serviços de referência em transplante de medula óssea em Belo Horizonte e região metropolitana, a Rede Mater Dei de Saúde investiu em uma das mais sofisticadas unidades de TMO do país. Criada para atender de forma integrada e completa à crescente demanda dos pacientes oncológicos, a Unidade de Transplante de Medula Óssea inclui:
 
  1. Avaliação pré-transplante; 
  2. Mobilização; 
  3. Coleta e preservação de células progenitoras hematopoéticas; 
  4. Administração de quimioterapia em altas doses;
  5. Infusão das células progenitoras; 
  6. Suporte clínico e intensivo durante o período de aplasia medular;
  7. suporte ambulatorial pós-transplante.

Com capacidade de oferecer todas as modalidades de transplantes, a Unidade de TMO da Rede Mater Dei conta com sete leitos especiais que foram cuidadosamente projetados dentro dos padrões internacionais de qualidade. Todos os quartos possuem ar-condicionado especial, filtros de ar, sistema de pressão positiva, reservatórios próprios de água que contam com esterilização periódica das canalizações, além de outros cuidados. Saiba mais sobre a Unidade de Transplante de Medula Óssea da Rede Mater Dei de Saúde.
 

Hospital Integrado do Câncer

O Hospital Integrado do Câncer tem como Visão “ser o melhor centro do Brasil, até 2020, para o diagnóstico, tratamento e acolhimento a pacientes com câncer”, atendendo de forma diferenciada e humanizada aos pacientes e seus familiares. Ele está inserido em uma estrutura de Hospital geral multidisciplinar e de multiespecialidades. Dessa forma, caso seja necessário que médicos de outras especialidades, como mastologista, ginecologistas, urologistas e outros, participem do tratamento, imediatamente, poderão ser mobilizados para atender às necessidades do paciente.

O acesso à Unidade de Transplante de Médula Óssea é feita por meio do Hospital Integrado do Câncer. Mais informações: (31) 3401-7490.

Posts Relacionados

02 Outubro 2018

A medicina personalizada e o câncer de...

A Campanha Outubro Rosa é um movimento internacional que alerta sobre o câncer de mama e a importância da detecção precoce da doença. Não só nesse mês, mas como durante todo o ano, é necessário estar atento às medidas de prevenção e conscientização da...
11 Setembro 2018

Setembro dourado e o câncer...

Durante o mês de setembro, são realizadas ações dedicadas à conscientização e alerta para o câncer infantojuvenil, que corresponde à segunda causa de morte por doença no Brasil de crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos.
11 Setembro 2018

Previna-se contra o câncer de...

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil é o câncer de colorretal é segundo tumor mais comum nas mulheres e o terceiro nos homens, estimando-se mais de 36 mil novos casos para os anos de 2018 e 2019. Possui relevância epidemiológica...