Unidade de Transplante de Medula Óssea - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Transplante de Medula Óssea

O Transplante de Medula Óssea – TMO é um tratamento capaz de curar diversas doenças hematológicas, oncológicas e imunológicas. Atualmente, o TMO é classificado em três tipos:
 
  1. Autólogo :quando a fonte de células progenitoras é o próprio paciente.
  2. Alogênico: o doador é um familiar, um desconhecido (REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) ou a doação acontece através do sangue de cordão umbilical (bancos de sangue de cordão umbilical).
  3. Singênico: o procedimento é feito entre irmãos gêmeos univitelinos. 
 

A Unidade de TMO do Mater Dei

Devido à carência de serviços de referência em transplante de medula óssea em Belo Horizonte e região metropolitana, a Rede Mater Dei de Saúde investiu em uma das mais sofisticadas unidades de TMO do país. Criada para atender de forma integrada e completa à crescente demanda dos pacientes oncológicos, a Unidade de Transplante de Medula Óssea inclui:
 
  1. Avaliação pré-transplante; 
  2. Mobilização; 
  3. Coleta e preservação de células progenitoras hematopoéticas; 
  4. Administração de quimioterapia em altas doses;
  5. Infusão das células progenitoras; 
  6. Suporte clínico e intensivo durante o período de aplasia medular;
  7. suporte ambulatorial pós-transplante.

Com capacidade de oferecer todas as modalidades de transplantes, a Unidade de TMO da Rede Mater Dei conta com sete leitos especiais que foram cuidadosamente projetados dentro dos padrões internacionais de qualidade. Todos os quartos possuem ar-condicionado especial, filtros de ar, sistema de pressão positiva, reservatórios próprios de água que contam com esterilização periódica das canalizações, além de outros cuidados. Saiba mais sobre a Unidade de Transplante de Medula Óssea da Rede Mater Dei de Saúde.
 

Hospital Integrado do Câncer

O Hospital Integrado do Câncer tem como Visão “ser o melhor centro do Brasil, até 2020, para o diagnóstico, tratamento e acolhimento a pacientes com câncer”, atendendo de forma diferenciada e humanizada aos pacientes e seus familiares. Ele está inserido em uma estrutura de Hospital geral multidisciplinar e de multiespecialidades. Dessa forma, caso seja necessário que médicos de outras especialidades, como mastologista, ginecologistas, urologistas e outros, participem do tratamento, imediatamente, poderão ser mobilizados para atender às necessidades do paciente.

O acesso à Unidade de Transplante de Médula Óssea é feita por meio do Hospital Integrado do Câncer. Mais informações: (31) 3401-7490.

Posts Relacionados

12 Agosto 2016

Mater Dei promove 1º Simpósio de...

A Rede Mater Dei de Saúde vai promover o 1º Simpósio de Ginecologia Oncológica no dia 20 de agosto, no Centro de Convenções Drª. Norma Salvador.
03 Novembro 2016

Câncer de Próstata: quando mais...

No Brasil, a estimativa é que ocorrerão 69 mil novos casos de câncer de próstata com, aproximadamente, oito mil novos casos em Minas Gerais, sendo 1.180 em Belo Horizonte.
20 Junho 2017

Hospital Integrado do Câncer é sede...

A Rede Mater Dei de Saúde busca diariamente colaborar com ações de humanização entre os pacientes e familiares. Foi com esse intuito que, no dia 06 de junho, as crianças que passam por tratamento oncológico no Hospital Integrado do Câncer (HIC), tiveram a...