Polissonografia - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Atendimento

Agende o seu exame

Atendimento das 14h às 18h

(31) 3339 9555

Polissonografia

Para identificar criteriosamente os distúrbios do sono, visando auxiliar nos diagnósticos e contribuir para tratamentos de doenças diversas, foi estruturado o Laboratório de Sono do Mater Dei que realiza polissonografia. Trata-se de um exame que monitora variáveis do organismo durante o sono. O paciente dorme no Hospital, em ambiente propício e equipado com os recursos necessários, sob acompanhamento da equipe técnica. “O exame é feito com aparelhos digitais que permitem precisa aquisição de dados e análise do sono”, explicam as médicas responsáveis, Regina Magalhães Lopes e Luciana Macedo Guedes.

As especialistas explicam: “na polissonografia, avaliamos o padrão do sono através de sensores na superfície do corpo do paciente, de forma não invasiva. São captadas e monitoradas: a ativi­dade elétrica cerebral; o movimento dos olhos, por eletro-oculograma; a atividade muscular; a oxigenação do sangue, por oximetria; o nível do gás carbônico no sangue, através de capnografia; o ronco, os movimentos respiratórios e a posição corpórea”. Além desses dados obtidos e armaze­nados via equipamentos, são gravados áudios e imagens do sono para subsidiar a avaliação médica e fornecer informações para laudo.

O Laboratório de Sono do Mater Dei, que é localizado no 2°andar do Bloco II do Mater Dei Santo Agostinho, conta com equipamentos de última geração e cumpre as normas da Associação Brasileira do Sono. A estrutura é completa para detectar todos os tipos de distúrbios. A entrega do laudo acontece 15 dias após realização do exame, de segunda à sexta-feira, de 14h as 18h.
 

Posts Relacionados

30 Maio 2018

Como é feito o diagnóstico de...

Geralmente a endometriose só é descoberta após vários anos de sintomas, porque não há um bom exame capaz de diagnosticar todas as formas da doença (superficial, ovariana e profunda infiltrativa).
17 Setembro 2021

Setembro Dourado: mês é sinônimo de...

O mês de setembro é marcado pela campanha “Setembro Dourado” e o período é utilizado para fazer um alerta para as famílias e profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do Câncer Infantojuvenil.
18 Outubro 2021

Saiba quais os principais tipos de...

É fundamental aproveitar o mês do Outubro Rosa para lembrar e falar da saúde da mulher, afinal, de 10% a 15% dos cânceres no geral estão relacionados a uma doença hereditária, ou seja, a pessoa tem uma história familiar e recebe um gene chamado patogênico que...