Centros cirúrgicos da Rede Mater Dei de Saúde - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Atendimento

Pronto-socorro

Veja quais médicos e horários de atendimento de urgência e emergência

Orce sua cirurgia online

Preencha o formulário e solicite um orçamento

Cirurgia robótica

Agende a sua consulta com os nossos especialistas:

(31) 3339 9595

Cirurgias e procedimentos

Os Centros Cirúrgicos da Rede Mater Dei de Saúde têm estrutura moderna e segura com equipamentos de última geração e profissionais de saúde qualificados para oferecer cuidados aos pacientes que são submetidos a cirurgias de baixa, média e alta complexidade.
  • Mater Dei Santo Agostinho
    • O Centro Cirúrgico do Mater Dei Santo Agostinho possui estrutura moderna e segura com equipamentos de última geração e profissionais de saúde qualificados para oferecer cuidados aos pacientes que são submetidos a cirurgias de baixa, média e alta complexidade. A área do Centro Cirúrgico é dividida em três estruturas: Bloco Obstétrico, Day Hospital e Centro de cirurgias de alta complexidade.
    • Endereço: Rua Gonçalves Dias,2700 (4º andar do Bloco II), Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
    • Telefoner: (31) 3339-9480 - Opção 1.
    • O Bloco Obstétrico dispõe de seis salas para a realização de partos e são equipadas com mesas automáticas e adaptáveis conforme a necessidade do tipo de cirurgia, com instalações apropriadas para a segurança da mãe e do bebê. Três salas têm visor, conhecido como “mineirinho”, para acompanhantes e familiares assistirem ao parto através de uma janela de vidro que resguarda a privacidade da parturiente. Esse recurso humanizado promove a integração entre familiares, mãe e bebê.
    • O Day Hospital possui cinco salas cirúrgicas reservadas a procedimentos de baixa e média complexidade. Os mais comuns são ligados às especialidades de: cirurgia plástica, oftalmologia, otorrinolaringologia e angiologia.
    • Já o Centro Cirúrgico, destinado a cirurgias de alta complexidade, tem seis salas com infraestrutura tecnológica de ponta, equipamentos modernos de suporte anestésico e aparelhos de videolaparoscopia (técnica cirúrgica pouco invasiva com incisão mínima no corpo, por onde é introduzida pequena câmera de vídeo e pinças).
  • Mater Dei Contorno
    • O Centro Cirúrgico possui 21 salas totalmente equipadas, sendo 4 salas integradas com sistema que possibilita a disponibilização de imagens de exames do paciente nos monitores do ambiente. 
    • Endereço: Av. do Contorno, 9000, 5º andar - Barro Preto - Belo Horizonte/MG
    • Telefone: (31) 3339-9480 - opção 2.
    • A Rede Mater Dei de Saúde trouxe para Minas Gerais as maiores inovações em equipamentos e procedimentos cirúrgicos do Brasil e do Mundo. Umas das novas realidades é a Sala Híbrida, que funciona de maneira integrada com os equipamentos de hemodinâmica, e promove a interação entre especialistas e tecnologia avançada; combina intervenções guiadas por cateteres (ao contrário de uma incisão cirúrgica) e técnicas cirúrgicas convencionais complementares ou de segurança, possibilitando diagnosticar, tratar e corrigir procedimentos de todo nível de complexidade, num mesmo espaço amplo e versátil. 
    • Outra inovação é a sala inteligente de cirurgias robóticas, uma tecnologia ainda incipiente no Brasil, com imagens em 3D, HD de alta definição, grande ampliação, movimentos operatórios por intermédio de um robô, com transmissão para qualquer lugar do mundo.
  • Mater Dei Betim-Contagem
    • O Centro Cirúrgico da unidade Betim-Contagem possui 13 salas cirúrgicas, estruturadas com uma moderna edificação e  equipamentos de última geração. Possui profissionais de saúde altamente qualificados e capacitados para oferecer cuidados aos pacientes que são submetidos a cirurgias de baixa, média e alta complexidade. 

      A área física do setor é dividida em duas estruturas: Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico.

      O Bloco Obstétrico dispõe de três salas para a realização de partos e cirurgias ginecológicas, equipadas com mesas automáticas e adaptáveis conforme a necessidade do tipo de cirurgia, com instalações apropriadas para a segurança da mãe e do bebê. Todas as salas possuem um ambiente externo ao bloco obstétrico com visor, conhecido como “mineirinho”, para acompanhantes e familiares possam assistir ao parto através de uma janela de vidro que resguarda a privacidade da parturiente. Esse recurso humanizado promove a integração entre familiares, mãe e bebê.

      Contemplamos ainda uma sala de  PPP (Parto - Pré Parto - Pós Parto) destinadas para partos humanizados, com um ambiente totalmente acolhedor e reservado para a parturiente e seus familiares, garantindo a segurança assistencial e as melhores práticas obstétricas, bem como as necessidades, os valores individuais e os sentimentos da parturiente, reconhecendo o seu protagonismo durante toda a gestação, parto e nascimento.

      Já o Centro Cirúrgico, destinado a cirurgias de alta complexidade, possui nove salas com infraestrutura tecnológica de ponta, equipamentos modernos de suporte anestésico e aparelhos de videolaparoscopia (técnica cirúrgica pouco invasiva com incisão mínima no corpo, por onde é introduzida pequena câmera de vídeo e pinças). 
       
    • Endereço: avenida Via Expressa, 15.500, 3º andar (entrada dos vestiários no 4º andar) - Duque de Caxias - Betim/MG
Segurança para preservar vidas
A equipe assistencial do Centro Cirúrgico segue práticas eficazes que priorizam a segurança do paciente. O check-list, protocolo de segurança internacional que pode reduzir em até 42% a mortalidade em decorrência de complicações cirúrgicas, é implantado nos Hospitais da Rede e realizado por todos os profissionais de saúde que atuam no Centro. A medida é preventiva e consiste em checar uma série de informações antes durante e depois do procedimento. O monitoramento contínuo do estado de saúde do paciente também é adotado para permitir recuperação mais rápida e segura.

O Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar - SECIH da Rede Mater Dei de Saúde realiza importante trabalho com o objetivo de reduzir os riscos associados às cirurgias. O SECIH mantém ações de prevenção contra infecção hospitalar seguindo os padrões de qualidade estabelecidos por normas de órgãos reguladores. Os pacientes são acompanhados e monitorados por até 90 dias após a cirurgia através de contato telefônico. Dessa forma, são registradas taxas de infecção relativas às cirurgias, que são muito baixas e inferiores às aceitáveis na literatura científica. Além disso, os equipamentos e instrumentos cirúrgicos passam por rígido processo de esterilização, na Central de Material Esterilizado – CME da Rede Mater Dei de Saúde que permite a eliminação de microorganismos, conforme as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Conheça o serviço de ortopedia e traumatologia da Rede Mater Dei de Saúde.
 

Posts Relacionados

06 Setembro 2018

Inovação em cirurgia robótica

Cirurgia robótica torácica é realizada em criança menor de cinco anos no Mater Dei. A Rede foi pioneira no Brasil ao realizar o procedimento de alta complexidade
13 Fevereiro 2017

Rede Mater Dei de Saúde realiza...

A Rede Mater Dei de Saúde inova mais uma vez e começa a realizar a Adenoidectomia pela técnica de Coblation, sendo uma das primeiras instituições de Belo Horizonte a realizar essa cirurgia com esse método.
28 Setembro 2016

Sala híbrida – Mais conforto,...

A Sala Híbrida insere a alta qualidade da imagem obtida no laboratório de intervenção cardiovascular dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional.