Paciente de Mutirão realizado na Rede Mater Dei retorna para dar continuidade ao tratamento - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Paciente de Mutirão realizado na Rede Mater Dei retorna para dar continuidade ao tratamento

Paciente de Mutirão realizado na Rede Mater Dei retorna para dar continuidade ao tratamento

Dando continuidade ao tratamento iniciado no Mutirão de Reparação de Lábio Leporino, realizado em 2019, pela Rede Mater Dei de Saúde em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, o pequeno Miguel, de um ano, passou por mais um procedimento, dessa vez para reparação do palato. No Mutirão haviam sido realizados apenas os procedimentos de reparação no lábio e nariz.

A fissura labiopalatina é uma malformação congênita, que acomete uma a cada 650 crianças, podendo atingir somente o lábio ou o palato e, em alguns casos, os dois. A deformidade ocorre durante o desenvolvimento do bebê, no primeiro trimestre de gestão. As principais causas são algumas síndromes genéticas e fatores ambientais. 

O cirurgião plástico Bruno Meilman esclarece que o tratamento de casos de fissura labiopalatina é multidisciplinar, com envolvimento de especialistas de diversas áreas. "O processo de reabilitação é longo e compreende etapas de acordo com idade e crescimento. Cirurgia plástica, fonoaudiologia e odontologia são especialidades consideradas o tripé básico da reabilitação. Em geral, a criança com fissura labiopalatina é submetida a cirurgia de lábio por volta dos 6 meses de idade, e a partir dos 3, e o procedimento de fechamento do palato por volta dos 18 meses de idade. Outras cirurgias podem ser necessárias no futuro. O acompanhamento e intervenções da fonoaudiologia e odontologia são fundamentais para uma adequada reabilitação."
Para os pais de Miguel, Carmenluce e Mário, que têm acompanhado de perto o tratamento e os procedimentos da criança, a oportunidade de realizar os procedimentos foi imprescindível para mudar para melhor a vida do menino. “Com certeza as cirurgias foram muito importantes, porque nem todo mundo tem condições de pagar para fazer, então o Mutirão foi muito bom. Agradecemos muito aos médicos e a todos os envolvidos. Nós, como pais, ficamos muito felizes por termos recebido essa benção!”

Mutirão de Reparação de Lábio Leporino
Em 2019, a Rede Mater Dei realizou, em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, o Mutirão de Reparação de Lábio Leporino, com oferta de cirurgias gratuitas para a reparação da má formação. Foram selecionados pacientes de diversas partes do Estado que não são assistidos por outros serviços. 
 
Tratamento
Para preservar a qualidade de vida do paciente com lábio leporino é necessário que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, para que possa iniciar o tratamento adequado de acordo com o nível da malformação. “A necessidade de intervenção cirúrgica dependerá do acometimento da fissura (lábio, gengiva e palato) e da extensão dessa (completa ou incompleta, unilateral ou bilateral). Com o crescimento facial, cirurgias para melhoria da oclusão dentária, função respiratória e estética nasal podem ser necessárias”, relata o médico.




 

Publicado em: 12/02/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

27 Setembro 2021

Rede Mater Dei investe em tecnologia...

A Rede Mater Dei de Saúde anunciou hoje a aquisição de 50,1% do capital social da A3Data, uma empresa especializada em dados e inteligência artificial, com foco na transformação cultural e analítica de empresas. Com métodos próprios consolidados e visão de...
22 Outubro 2021

Premiada na categoria enfermagem, Rede...

Na edição de 2021 o evento congratulou 39 instituições de saúde, dentre elas operadoras de saúde, hospitais e grupos empresariais em diversas categorias. Anunciamos com grande satisfação que a Rede Mater Dei de Saúde foi ganhadora na categoria enfermagem.
01 Novembro 2017

​“Mater Dei na luta contra o...

Rede Mater Dei de Saúde realiza a 7ª edição da Campanha em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.