Novembro Azul conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Novembro Azul conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata

Novembro Azul conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o quarto tipo de câncer mais frequente no mundo, atingindo cerca de 1,1 milhão da população, perdendo apenas para o câncer de pulmão, mama e intestino. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata em homens até o final de 2018.
 

Devido à grande incidência, em novembro é realizada a campanha Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o que resulta na maior possibilidade de cura. A Rede Mater Dei de Saúde apoia a iniciativa e possui toda estrutura para diagnóstico, cirurgia e tratamento desse e de demais tipos de câncer.
 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens nunca consultaram um urologista. “Por isso, o principal objetivo da Campanha Novembro Azul é informar a população sobre a importância da realização do exame de toque e da dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) a fim de reduzir as taxas de mortalidade e morbidade dos homens”, explica o coordenador do serviço de urologia da Rede, Francisco Bretas.
 

Pacientes com suspeita ou já diagnosticados com câncer podem contar com o atendimento multidisciplinar e integrado do Núcleo Integrado da Próstata (NIP). O NIP disponibiliza, em um único atendimento, equipes de Urologia, Radioterapia e Oncologia Clínica da Rede. Essa abordagem multidisciplinar oferecida pelo NIP, gera melhores resultados. As consultas são realizadas às segundas-feiras, entre 13h30 às 15h30, e o agendamento pode ser feito através do telefone: (31) 3339-9595.
 

A Rede Mater Dei de Saúde conta, também, com o Hospital Integrado do Câncer (HIC), que oferece assistência completa para cuidar da saúde do paciente oncológico, com um atendimento individualizado, exames específicos com entrega rápida dos resultados, equipamentos modernos e uma equipe multidisciplinar. O Hospital possibilita que haja uma integração de profissionais de diversas áreas para a discussão de casos e definição, em conjunto, sobre a melhor alternativa para cada paciente. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone: (31) 3401-4790.
 

Outro grande aliado no combate à doença são as cirurgias minimamente invasivas realizadas por meio do robô Da Vinci Xi, o mais moderno equipamento no mundo para esse tipo de procedimento. Essa intervenção tem beneficiado cirurgiões e pacientes com diversas vantagens, como a precisão e visão ampliadas garantidas pelo robô Da Vinci Xi, com imagens em alta definição e ampliadas de 10 a 15 vezes, facilitando a preservação de órgãos e estruturas importantes. O robô Da Vinci Xi também possibilita cortes menores que resultam em menor sangramento durante os procedimentos, menor tempo cirúrgico, menor tempo de internação, diminuição de dor e complicações pós-cirúrgicas, e rapidez na recuperação no período pós-operatório.
 

Além de toda estrutura do Hospital Integrado do Câncer e do Núcleo Integrado de Próstata, a Rede Mater Dei de Saúde oferece aos seus pacientes, por meio do serviço de Medicina Diagnóstica, o PET/PSMA, um método inovador que auxilia os médicos na identificação de células de câncer de próstata em outras partes do corpo (metástases) ou, em alguns casos, em meio ao tecido normal da próstata. É realizado no PET-CT, uma técnica de diagnóstico por imagem que, por meio de um equipamento híbrido, permite avaliar alterações metabólicas do organismo. 


 

Publicado em: 14/11/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

10 Julho 2020

Você já sabe as diferenças entre os...

A Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza diferentes tipos de testes para o diagnóstico da Covid-19. Por esse motivo, várias dúvidas têm surgido a respeito de qual teste é o mais adequado, qual é a precisão de cada um e como é realizado cada exame. Confira as...
13 Julho 2020

Julho Verde: mês de conscientização...

O Julho Verde, mês de conscientização do câncer de cabeça e pescoço, foi criado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço com o propósito de disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce de um conjunto de tumores que englobam...
09 Julho 2020

Doenças respiratórias comuns no...

Com a chegada do inverno cresce a preocupação e os cuidados com as chamadas doenças respiratórias sazonais, que são muito comuns nesta época do ano. O tempo mais frio e seco, com baixos índices de umidade relativa do ar, e a poluição, contribuem para aumentar...