Médico do Mater Dei lança livro que aborda o câncer de colorretal - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Médico do Mater Dei lança livro sobre câncer de colorretal

Médico do Mater Dei lança livro sobre câncer de colorretal

Para oferecer mais conhecimento científico sobre o câncer colorretal, o coordenador de coloproctologia do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, Rodrigo Gomes, lançou o livro – Câncer do reto: Fundamentos do Tratamento Multidisciplinar. O lançamento aconteceu durante o congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 2017, em São Paulo, no dia 29 de abril.

Uma projeção do Ministério da Saúde mostra que no Brasil, o câncer de colorretal situa-se entre os casos mais frequentes e foi a segunda causa de morte em 2014, apresentando maior incidência na região sudeste. “O câncer de reto é um tema desafiador pela dificuldade técnica que envolve a cirurgia para seu tratamento e pela possibilidade sempre presente de o paciente necessitar de uma colostomia definitiva. Assim, várias modalidades de tratamento têm sido estudadas a fim de melhorar os resultados oncológicos ou funcionais”, explica o coloproctologista, Rodrigo Gomes.

O livro reúne especialistas do Brasil, Estados Unidos e da Europa  que atuam no estudo sobre câncer colorretal e apresenta um panorama global do tratamento atual do câncer colorretal, buscando melhorar os resultados dos pacientes. Os temas abordados são relacionados a prevenção de câncer, diagnóstico precoce, planejamento pré-operatório, tratamento pré-operatório seletivo, tratamento cirúrgico ideal e manejo de problemas a longo prazo advindos do tratamento cirúrgico, entre outros.

O conteúdo da obra promove uma conexão dos avanços na área de tratamento do câncer, sendo fonte obrigatória de consulta, contribuindo para a formação de jovens cirurgiões e especialistas em busca de embasar seus conhecimentos científicos. “São apresentadas várias visões de especialistas nas áreas de radioterapia, oncologia clínica, coloproctologia, enfermagem e psico – oncologia”, finaliza o coloproctologista.


RESPONSÁVEL:
Rodrigo Gomes
Coordenador da coloproctologia do Mater Dei Contorno

CRM: 28351

Publicado em: 31/07/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Câncer Oncologia Coloproctologia

Posts Relacionados

19 Fevereiro 2018

Câncer Infantojuvenil tem 80% de...

Principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, o câncer infantojuvenil representa 8% do total do índice de mortalidade de pessoas dessa faixa etária.
20 Março 2019

Qualidade de vida para pacientes

Um grande aliado no combate ao câncer de próstata é a utilização do Cloreto de Rádio-223, um novo medicamento que melhora a qualidade de vida em pacientes com câncer de próstata com metástases ósseas sintomáticas.
03 Novembro 2016

Câncer de Próstata: quando mais...

No Brasil, a estimativa é que ocorrerão 69 mil novos casos de câncer de próstata com, aproximadamente, oito mil novos casos em Minas Gerais, sendo 1.180 em Belo Horizonte.