Mater Dei utrapassa marca de 500 cirurgias robóticas realizadas no Sistema Da Vinci Xi - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Mater Dei ultrapassa marca de 500 cirurgias robóticas realizadas no Sistema Da Vinci Xi

Mater Dei ultrapassa marca de 500 cirurgias robóticas realizadas no Sistema Da Vinci Xi

Inaugurado em agosto de 2017, o serviço de Cirurgia Robótica da Rede Mater Dei de Saúde ultrapassou a marca de 500 cirurgias realizadas. O serviço conta com a mais alta tecnologia do robô Da Vinci Xi.

O serviço de cirurgia robótica tem como alvo principal os tratamentos minimamente invasivos, atendendo a cinco tipo de especialidades, sendo elas cirurgia geral, torácica, de ginecologia, urologia e coloproctologia. 

O presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, celebra a marca alcançada. “Ultrapassar a marca de 500 cirurgias robóticas realizadas no Da Vinci Xi, reafirma nosso compromisso de levar aos nossos clientes o que há de mais moderno e inovador, e mostra que estamos no caminho certo”.

Diferenciais do Robô Da Vinci Xi

A Rede Mater Dei de Saúde é a única instituição de Minas Gerais, e a segunda do país, que possui o Robô Da Vinci Xi, o mais moderno sistema robótico atualmente. Os movimentos do robô são controlados, de maneira remota, durante todo o procedimento por médicos cirurgiões treinados e capacitados para utilizar o equipamento. O cirurgião maneja os quatro braços mecânicos do Da Vinci Xi, que podem conter câmeras, pinças e outros instrumentos cirúrgicos. 

A partir da mesa operatória, o cirurgião consegue, se julgar necessário, mudar o posicionamento do paciente durante a cirurgia sem que haja interrupção do procedimento cirúrgico, já que os braços do robô acompanham a alteração de posição da mesa. 

Além do uso da tecnologia oferecer mais segurança ao paciente, já que consegue alcançar locais nos quais as mãos humanas não conseguem chegar. Outro grande benefício do Da Vinci Xi é disponibilizar maior conforto para o médico durante a cirurgia. O robô permite que o cirurgião tenha visão privilegiada, a partir de imagens 3D, enquanto mantém o médico sentado confortavelmente durante todo ato cirúrgico. 

Combinação que gera resultados 

Com foco no cliente, visando a excelência e um atendimento humanizado, a Rede Mater Dei de Saúde oferece aos pacientes avanços tecnológicos aliados a um corpo clínico altamente capacitado. Para operar no robô Da Vinci Xi, é necessária uma certificação que é obtida por meio de capacitações que duram mais de três meses, passando por simuladores do robô e provas práticas e teóricas, feitas pela empresa fabricante do sistema, a Intuitive. Ainda assim, após treinamento e certificação, os primeiros procedimentos são realizados sob a supervisão de um cirurgião já experiente com a robótica. 
 

Publicado em: 18/12/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Cirurgia robótica Da Vinci Mater Dei

Posts Relacionados

08 Outubro 2019

Equipe de Otorrinolaringologia do Mater...

A médica do Mater Dei e atual presidente da Associação Mineira de Otorrinolaringologia, Jacilea Rodrigues, presidiu a 4ª edição do Congresso, que abordou temas relacionados às atividades da otorrinolaringologia
10 Março 2020

RAPID: tecnologia e inovação no...

Quando o assunto é Acidente Vascular Cerebral (AVC), cada hora é valiosa e pode ser essencial para salvar a vida de uma pessoa.
27 Setembro 2019

Endoscopista do Mater Dei ministra...

Vitor Arantes ministrou palestras sobre “Técnicas de Ressecção Endoscópica no Cólon e Reto”, “Reflexões sobre as ferramentas educacionais dos cursos ao vivo” e “Ressecção endoscópica no câncer de esôfago”