Primeira cirurgia utilizando tratamento de HIPEC - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Primeira cirurgia utilizando tratamento de HIPEC utilizando o Sistema Performer HT da RanD

Primeira cirurgia utilizando tratamento de HIPEC utilizando o Sistema Performer HT da RanD

 A Rede Mater Dei de Saúde é pioneira no Estado na realização de cirurgia de citorredução para câncer de ovário utilizando de quimioterapia hipertérmica intraperitoneal (HIPEC). O procedimento, utilizando o Sistema Performer HT da empresa italiana RanD, foi realizado pela equipe de Ginecologia Oncológica, com o apoio da equipe do Hospital Integrado do Câncer (HIC) e representantes da RanD.

O ginecologista e ginecologista oncológico do Serviço de Ginecologia Oncológica do Mater Dei e responsável pelo procedimento, Agnaldo Lopes da Silva Filho, conta que a técnica é promissora e uma boa opção para as mulheres com câncer no ovário. “HIPEC é um tratamento aplicado logo após a cirurgia citorredutora, ou seja, uma cirurgia que visa a remoção de todos os tumores macroscópicos. Ainda no mesmo procedimento cirúrgico, associa-se a quimioterapia hipertérmica intraperitoneal por meio de infusão de agentes quimioterápicos a uma temperatura em torno de 41,6º C, no interior da cavidade abdominal”, explica.

De acordo com o médico, o método oferece altas doses de quimioterápico local e, associado aos efeitos benéficos da hipertermia, favorece o melhor controle tumoral e aumenta a sobrevida nas pacientes com câncer de ovário. Além de Agnaldo, participaram do procedimento os médicos Eduardo Batista Cândido, Mariana Seabra e Enaldo Melo de Lima, médicos do corpo clínico do HIC.

RESPONSÁVEL:
Agnaldo Lopes da Silva Filho
Ginecologista e Urologista Oncológico
CRM-MG: 29239

 

Publicado em: 18/12/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

11 Agosto 2017

​Hospitais se reúnem em Belo...

A Rede Mater Dei de Saúde sediou, nos dias 08 e 09 de agosto, mais uma Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP) da Fase 2 do Parto Adequado, destinada aos hospitais pioneiros no projeto e operadoras apoiadoras.
17 Dezembro 2018

Primeira cirurgia de pieloplastia...

Mais um procedimento pioneiro em Minas Gerais foi realizado pela Rede Mater Dei de Saúde por meio do robô Da Vinci Xi.
09 Julho 2019

Candidatos inscritos no Estágio de...

As incrições para o Processo Seletivo de Estágio “Não obrigatório” para acadêmicos de medicina 2019/2020 estão encerradas. Confira as inscrições deferidas.