Primeira cirurgia utilizando tratamento de HIPEC - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Primeira cirurgia utilizando tratamento de HIPEC utilizando o Sistema Performer HT da RanD

Primeira cirurgia utilizando tratamento de HIPEC utilizando o Sistema Performer HT da RanD

 A Rede Mater Dei de Saúde é pioneira no Estado na realização de cirurgia de citorredução para câncer de ovário utilizando de quimioterapia hipertérmica intraperitoneal (HIPEC). O procedimento, utilizando o Sistema Performer HT da empresa italiana RanD, foi realizado pela equipe de Ginecologia Oncológica, com o apoio da equipe do Hospital Integrado do Câncer (HIC) e representantes da RanD.

O ginecologista e ginecologista oncológico do Serviço de Ginecologia Oncológica do Mater Dei e responsável pelo procedimento, Agnaldo Lopes da Silva Filho, conta que a técnica é promissora e uma boa opção para as mulheres com câncer no ovário. “HIPEC é um tratamento aplicado logo após a cirurgia citorredutora, ou seja, uma cirurgia que visa a remoção de todos os tumores macroscópicos. Ainda no mesmo procedimento cirúrgico, associa-se a quimioterapia hipertérmica intraperitoneal por meio de infusão de agentes quimioterápicos a uma temperatura em torno de 41,6º C, no interior da cavidade abdominal”, explica.

De acordo com o médico, o método oferece altas doses de quimioterápico local e, associado aos efeitos benéficos da hipertermia, favorece o melhor controle tumoral e aumenta a sobrevida nas pacientes com câncer de ovário. Além de Agnaldo, participaram do procedimento os médicos Eduardo Batista Cândido, Mariana Seabra e Enaldo Melo de Lima, médicos do corpo clínico do HIC.

RESPONSÁVEL:
Agnaldo Lopes da Silva Filho
Ginecologista e Urologista Oncológico
CRM-MG: 29239

 

Publicado em: 18/12/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

04 Outubro 2018

Médico da Rede participa de evento...

O coordenador do Serviço de Densitometria da Rede, o médico Bruno Muzzi Camargos participou do Summit en Diabetes y Osteoporosis, realizado em setembro na cidade de Bogotá, Colômbia.
26 Dezembro 2017

​Mater Dei alcança maior percentual...

No sentido de ampliar e fortalecer as ações de estímulo ao parto normal e humanizado, a Rede Mater Dei de Saúde participa, desde de 2014, do projeto Parto Adequado.
04 Outubro 2018

Participação na Jornada Mineira de...

A equipe de Densitometria da Rede Mater Dei participou, no dia 21 de setembro, da Jornada Mineira de Radiologia e do Congresso Mineiro de Imaginologia da Mulher.