Instituto Nacional do Câncer estima 625 mil novos casos de câncer para o Brasil em 2020 - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Instituto Nacional do Câncer estima 625 mil novos casos de câncer para o Brasil em 2020

Instituto Nacional do Câncer estima 625 mil novos casos de câncer para o Brasil em 2020

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. A doença registrou um aumento de 25% de incidência nos últimos dez anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda de acordo com o Inca, 49,7% das mulheres e 50,3% dos homens vão ter câncer. 

Hoje, a taxa de incidência é muito alta e o oncologista clínico e coordenador do Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei, Enaldo Lima, destaca a importância das medidas de prevenção como “não fumar, manter o peso adequado, tomar as vacinas necessárias, além de diversos cuidados que podem ser tomados, e que podem minimizar o risco de manifestação da doença.”

Felizmente, acompanhando os altos índices está a evolução da medicina em encontrar o adequado tratamento para cada tipo de câncer. De acordo com o médico oncologista Enaldo Lima, o cenário é muito esperançoso: “Saímos de uma situação de cura de 20% a 30% dos casos de câncer há 25 anos atrás, para aproximadamente 70% hoje. E o que a gente imagina é que na próxima década tenha-se uma taxa de cura altíssima, próxima de 85% a 90% dos casos.”
Avanços na área de medicina diagnóstica possibilita detectar a doença de forma cada vez mais eficaz e precoce, permitindo o início mais rápido do tratamento, de forma que seja o mais apropriado. Paralelamente, a possibilidade de cirurgias com tecnologias modernas como a robótica traz uma nova esperança.

Também por isso, cada vez mais as instituições de saúde devem se preparar e olhar de forma holística para as pessoas. O Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei (HIC) oferece ao paciente e seus familiares acolhimento e tratamento diferenciado com todos os recursos da Rede, a fim de garantir a segurança, agilidade e conforto, facilitando os fluxos para melhor desfecho assistencial. Além disso, o HIC conta com um parque completo de diagnóstico no mesmo espaço, diminuindo a necessidade de deslocamento para exames e serviços como quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e centro cirúrgico. 
 
Localizado no Mater Dei Contorno e no Mater Dei Betim-Contagem, o Hospital Integrado do Câncer tem como foco o paciente no centro do cuidado, de forma a proporcionar diagnóstico rápido, facilidade e recursos tecnológicos avançados e, principalmente, assistência completa para todas as etapas do tratamento com individualização e humanização de todo o planejamento terapêutico. 
 
RESPONSÁVEL:
Enaldo Melo de Lima
Oncologista e Coordenador do Hospital Integrado do Câncer

CRM-MG: 26134 



 

Publicado em: 05/03/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados oncologia mater dei câncer

Posts Relacionados

27 Dezembro 2021

Com a chegada do verão, redobre a sua...

O câncer de pele pode ser diagnosticado por lesões cutâneas que não cicatrizam, apresentam sangramento, ulceração ou nodulações de crescimento progressivo
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...
11 Fevereiro 2022

Retinoblastoma: câncer no olho de...

Além do tumor, que acometeu filha do apresentador Tiago Leifert, ‘teste’ pode indicar outras doenças oculares. Médica da Rede Mater Dei recomenda exame oftalmológico periódico