Assistência médica e de enfermagem
Informações médicas sobre o paciente serão transmitidas somente pelo médico assistente, pessoalmente. O Posto de Assistência de Enfermagem de cada unidade de internação centraliza as atividades de enfermagem, nutrição e fisioterapia. Para solicitar auxílio e informações, acione o enfermeiro de plantão.
Hotelaria
Os aposentos passam por um processo de higienização diária, seguindo normas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. A higienização é realizada no período da manhã, entre 7h e 9h, sendo revisada no período da tarde e sempre que necessário.
A troca do enxoval do paciente é feita diariamente, no período da manhã ou conforme necessidade de substituição.
Para fazer qualquer ligação externa basta discar 9 e solicitá-la ao telefonista. Todas as ligações efetuadas serão cobradas no fechamento da conta hospitalar, conforme relatório detalhado de tarifador, que será entregue para conferência no ato do pagamento.
O hospital disponibiliza a todos a utilização de telefones públicos instalados nas suas dependências.
Alta
Após receber alta médica, o acompanhante responsável deverá encaminhar-se ao setor de tesouraria, onde lhe serão disponibilizado informações adicionais sobre o processo.
Depois da alta médica e liberação da tesouraria, o paciente estará apto a deixar o Hospital, tendo o prazo de 1 hora para fazê-lo. Caso não haja o cumprimento deste prazo sem motivo justificável, será cobrada taxa de permanência equivalente ao valor de uma diária, conforme a acomodação.
Conta hospitalar
A conta hospitalar do paciente particular poderá ser acompanhada diariamente e deverá ser quitada a cada 3 dias. O pagamento deve ser efetuado na Tesouraria do Hospital.
O Hospital incluirá na conta do paciente o valor correspondente aos danos que por ventura forem causados aos móveis, bens e utensílios como lençóis, toalhas e talheres, material cirúrgico e/ou hospitalar.
O paciente de convênio que optar por despesa extra ou acomodação não cobertas pelo seu convênio, deverá efetuar pagamento inicial como garantia das despesas extraordinárias, conforme previamente mencionado.
O valor dos honorários médicos cobrados do paciente deverá ser definido entre as partes interessadas, não cabendo ao Hospital qualquer participação neste assunto.
SND – Serviço de Nutrição e Dietética
O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) oferece aos pacientes uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, tendo como missão produzir alimentos seguros que contribuam com a rápida recuperação dos pacientes.
Nutrologia Clínica
Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento aos seus clientes, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar implantou o serviço de Nutrologia para os pacientes internados nas unidades e UTI’s, por meio da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional – EMTN.
A EMTN é composta por médico nutrólogo, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico, dentre outros especialistas. A equipe tem a função de monitorar e atender todas as solicitações de avaliação do estado nutricional do paciente, indicando, acompanhando e modificando a terapia nutricional, quando necessário, e seguindo os protocolos, em comum acordo com o médico responsável pelo paciente, até que sejam atingidos os critérios de reabilitação nutricional preestabelecidos.
O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da natureza das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida. Evidências científicas comprovam que o estado nutricional do paciente interfere diretamente na sua evolução clínica, como na redução da morbimortalidade, além de contribuir para um menor tempo de internação. Entre os benefícios do EMTN estão:
Recomendações importantes para sua segurança e tranquilidade
Não é permitido:
– Falar alto e fazer ruídos dentro do Hospital.
– Fumar nas dependências do Hospital.
– Ingerir bebidas alcoólicas.
– Permanecer com trajes impróprios dentro ou fora de seus aposentos (principalmente nos corredores)
– Trazer alimentação externa sem autorização, principalmente nos casos de dietas especifica.
– Realizar filmagens sem o expresso consentimento da Direção e mediante autorização médica.
– Solicitar medicamentos para acompanhantes.
– Pernoitar mais de um acompanhante por quarto.