Hemodinâmica e Sala Híbrida - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Pacientes e Visitantes » Serviços » Hemodinâmica, Cateterismo e Sala Híbrida

Atendimento

Orce sua cirurgia online

Preencha o formulário e solicite um orçamento

Central de Marcação de Exames

Ligue e agende o seu exame

(31) 3339-9800
(31) 9.9821-8232 (Wpp)

Portal do Cliente

Agendamento online e resultados de exames

Hemodinâmica, Cateterismo e Sala Híbrida

O Serviço de Hemodinâmica da Rede Mater Dei de Saúde teve início em julho de 1994 na unidade santo Agostinho e desde então possibilita a realização, na Rede, de exames diagnósticos e tratamentos da imensa maioria das doenças cardiovasculares; incluindo as doenças das artérias coronárias, doenças miocárdicas, doenças congênitas e arritmias cardíacas, além de tratamentos de várias destas patologias principais como o infarto agudo do miocárdio, angina pectoris, doenças da válvula mitral e da válvula aorta, aneurismas cerebrais e outras doenças vasculares.  Ao detectar e localizar uma obstrução arterial coronariana por exemplo, por meio da cineangiocoronariografia, é possível de imediato estratificar o risco deste paciente e orientar a melhor solução terapêutica. A rapidez entre o diagnóstico e o início do tratamento muitas vezes é um fator fundamental para a sobrevivência do paciente. 
 

Cirurgias minimamente invasivas

 
Outros importantes benefícios da Hemodinâmica são a realização de procedimentos sob anestesia local e sedaçao leve (opcional) com rápida recuperação do paciente, são as chamadas cirurgias minimamente invasivas. Elas vêm substituir as tradicionais que necessitavam grandes incisões cirúrgicas, e mais riscos para os pacientes. Tudo isto se consegue devido ao alinhamento de tecnologia, expertise da equipe médica e assistencial e processos integrados. Como consequência obtemos a redução de sequelas e a possibilidade de tratamento de pacientes idosos ou com doenças crônicas graves; situações em que uma abordagem cirúrgica convencional seria de risco muito elevado ou mesmo proibitivo.
 

Sala híbrida - Unidade Contorno
 

A Sala Híbrida insere a alta qualidade da imagem, obtida no laboratório de intervenção cardiovascular, dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional. As principais especialidades que usufruem deste ambiente de 

trabalho são: cardiologia intervencionista, cirurgia cardíaca, radiologia intervencionista,

 cirurgia endovascular, neurorradiologia intervencionista, neurocirurgia e eletrofisiologia. No espaço, além dos procedimentos com alta qualidade de imagem, pacientes e profissionais têm ainda à disposição outros equipamentos diagnósticos auxiliares, como Ecocardiografia, Tomografia por Coerência Óptica Intravascular (OCT) e Fluxo de Reserva Fracionado (FFR). Estes aparelhos acessórios são conectados ao equipamento principal, inserindo a imagem em qualquer um dos seis monitores estrategicamente posicionados na sala.

Exames realizados:

  • Cardiologia Intervencionista:  Cateterismo Cardíaco diagnóstico, Angioplastia Coronária percutânea, Angioplastia primária no infarto agudo do miocárdio, Valvoplastias pulmonar, aórtica e mitral.​ 

  • Eletrofisiologia: Estudo Eletrofisiológico e Ablação por cateter.

  • Neuroradiologia: Angiografia Cerebral, Angioplastia de vasos cerebrais, Angiografia Abdominal, Angiografia Digital, Embolização de aneurisma cerebral, Angioplastia e stent de artérias carótidas e vertebrais, Tromboembolectomia mecânica e medicamentosa no AVCI.

  • Cirurgia Vascular: Angiografia digital diagnóstica, controle de hemorragia por meio de embolização vascular, Angioplastia e stent de artérias renais, aorta abdominal, ilíaca e artérias dos membros inferiores, Implante de endoprótese vascular em Aneurisma de Aorta, Drenagem Biliar Percutânea, Implantação de filtro em veia cava inferior, Tratamento endovascular dos aneurismas de aorta tóraco-abdominal e das dissecções – sala cirúrgica integrada ao laboratório de hemodinâmica.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS INFORMAÇÕES PARA PACIENTES 















Este indicador de qualidade reconhecido internacionalmente, que mede a efetividade do atendimento multidisciplinar à vítima de infarto agudo do miocárdio, a maior causa individual de morte no mundo, É o intervalo entre a entrada do paciente no Pronto-socorro até a abertura da coronária responsável pelo infarto; isto já dentro da sala de hemodinâmica. Isto significa salvar músculo cardíaco, o que preserva a função cardíaca de infartado. O preconizado pela literatura mundial é que este tempo não ultrapasse 90 minutos. A mediana do tempo porta-balão do 1º semestre de 2020 da Rede Mater Dei de Saúde foi de 79,5 min, abaixo do preconizado.

Atendimento:

Mater Dei Santo Agostinho
Atendimento: 24 horas
Entrega de exames: segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e sexta-feira das 7h às 16h
Telefone: (31) 3339-9889 | (31) 3339-9412
E-mail:  [email protected]
Endereço:
4º andar – BL1 Hemodinâmica
Rua Mato grosso, 1100
Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
CEP 30190081

Mater Dei Contorno
Horário de atendimento: 24 horas
Telefone: (31) 3401-7584 | (31) 3401-7599
E-mail: [email protected]
Endereço: 
Avenida do Contorno, 9000
Barro Preto - Belo Horizonte/MG
CEP: 30110064
5º andar – Sala Híbrida/Hemodinâmica

Mater Dei Betim-Contagem
Horário de atendimento: 24 horas
Endereço:
Via Expressa, 15.500
Duque de Caxias - Betim/MG
CEP 32673-440


Posts Relacionados

02 Agosto 2016

Mater Dei faz campanha de...

A Rede Mater Dei de Saúde adotou como meta institucional a higiene adequada das mãos pelos profissionais como importante medida de segurança do paciente e prevenção das infecções hospitalares.
28 Setembro 2016

Sala híbrida – Mais conforto,...

A Sala Híbrida insere a alta qualidade da imagem obtida no laboratório de intervenção cardiovascular dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional.
20 Março 2017

Sala Híbrida

A Sala Híbrida, localizada no Mater Dei Contorno, representa um grande avanço na medicina: combinação de uma moderna sala de Hemodinâmica/Cirurgia Endovascular com uma completa sala de cirurgia.