​Núcleo Integrado da Próstata: atendimento multidisciplinar - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » ​Núcleo Integrado da Próstata (NIP) oferece atendimento multidisciplinar

​Núcleo Integrado da Próstata (NIP) oferece atendimento multidisciplinar

Abordagem integrada nas áreas de oncologia, urologia e radioterapia, em uma única consulta, melhora os resultados do tratamento


Pacientes com suspeita ou já diagnosticados com câncer de próstata contam, agora, com atendimento multidisciplinar e integrado em Belo Horizonte específico para esse tratamento. O Mais Saúde Mater Dei possui o Núcleo Integrado da Próstata (NIP), serviço que disponibiliza, em um único atendimento, equipes de Urologia, Radioterapia e Oncologia Clínica da Rede. As consultas acontecem às segundas-feiras, entre 13h30 às 15h30. O agendamento pode ser feito por telefone: (31) 3339-9595.

O objetivo é oferecer de forma integrada o tratamento para a doença, que atualmente representa a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil, sendo cerca de 61 mil novos casos em 2017. “Pacientes já diagnosticados com câncer poderão ouvir a opinião dos especialistas em conjunto em um único atendimento e discutir as possibilidades de conduta terapêutica, além dos possíveis efeitos colaterais e sequelas de cada tratamento específico”, explica um dos coordenadores do Núcleo, o oncologista Enaldo Lima. “A abordagem multidisciplinar em oncologia comprovadamente melhora os resultados do tratamento. Permite que sejam oferecidas e discutidas com o paciente todas as opções que atuam de maneira combinada no manejo do câncer de próstata. Ao atuarmos de maneira integrada, aceleramos todo a propedêutica de estadiamento e podemos expor todas as modalidades de tratamento de forma mais ampla. Isso resulta em tratamentos com mais eficiência e menores efeitos colaterais”, reforça o radioterapeuta Gabriel Gil.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a previsão é de que um em cada seis homens desenvolva a doença, sendo que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. “A próstata é uma glândula masculina localizada na base da bexiga, na parte baixa do abdômen, bem próxima ao reto. A glândula é responsável pela produção do líquido prostático que auxilia no transporte dos espermatozoides”, explica o urologista Francisco Bretas, que também integra a coordenação do Núcleo. Não existem medidas específicas de prevenção. Poderão ser realizados, a partir dos 50 anos, exame de toque retal e o exame de sangue Antigénio Prostático Específico - PSA (sigla em inglês para “Prostate Specific Antigen”). Para aqueles que possuem história familiar positiva para câncer de próstata, os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos.


O Núcleo Integrado da Próstata oferece:

  1. Diagnóstico de precisão com serviço de anatomia patológica especializado em uro-oncologia
  2. Exame PET PSMA que aumenta as chances de identificação do câncer
  3. Radioterapia de excelência com técnicas de IMRT e IGRT que permitem com que possamos atingir o tumor de maneira precisa, protegendo os demais tecidos, poupando os pacientes de efeitos colaterais.
  4. Cirurgia urológica avançada com laparoscopia e robótica
  5. Oncologia personalizada com tratamento de última geração individualizado para cada paciente.
 

Sobre o Mais Saúde Mater Dei


Agenda própria de marcação de consultas, monitoramento de exames de rotina e atenção diária à saúde. O Mais Saúde Mater Dei reúne em um só lugar estruturas de apoio e diagnóstico, com equipe multiprofissional de referência de médicos, fisioterapeutas e outros especialistas. O intuito é preservar e melhorar a qualidade de vida de quem necessita de um olhar mais próximo dos profissionais da saúde, em todas as idades. Por isso, a Rede investiu na continuidade do atendimento, com avaliação e acompanhamento de pacientes crônicos e de situações clínicas altamente específicas.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2785 – Santo Agostinho
Telefone para agendamento de consultas: (31) 3339 9595

RESPONSÁVEIS:
Enaldo Melo de Lima
Coordenador do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei
CRM: 26134


Francisco Flávio Horta Bretas
Coordenador do serviço de Urologia da Rede Mater Dei de Saúde
CRM:
14260

Gabriel Oliveira Bernardes Gil
Coornenador do serviço de radioterapia da Rede Mater Dei de Saúde
CRM:
53762

Leonardo Lamego Rezende
Coordenador da Medicina Nuclear da Rede Mater Dei de Saúde
CRM:
25816

Publicado em: 11/08/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Maternidade

Termos relacionados NIP Oncologia Mais Saúde

Posts Relacionados

09 Agosto 2016

Médicos do Mater alertam sobre o...

Manter o saleiro o mais longe possível da mesa é importante para manter a qualidade de vida de toda a família. Essa simples mudança de hábito pode reduzir as chances de desenvolver hipertensão e até doenças cardiovasculares.
28 Outubro 2016

Rede Mater Dei de Saúde oferece...

Cláudia Lopes, coordenadora do Serviço de Reumatologia da Rede Mater Dei de Saúde, conta que, atualmente, as queixas do sistema músculo-esquelético representam cerca de 20% das consultas médicas na atenção primária à saúde.
01 Outubro 2016

Para envelhecer bem: Mater Dei oferece...

Dificuldades para se locomover, perda do equilíbrio, doenças que afetam o físico e o emocional: o envelhecimento traz diversas limitações para o idoso e seus familiares.