​Estudo científico é apresentado em congresso da American Heart Association - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » ​Estudo científico é apresentado em congresso da American Heart Association

​Estudo científico é apresentado em congresso da American Heart Association

A equipe de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde apresentou, no Congresso Americano de Cardiologia (AHA Scientific Sessions), um estudo científico que estabelece a correlação entre acometimento cardíaco e maior gravidade da doença por dengue. O congresso aconteceu na cidade da Califórnia, Estados Unidos, no dia 12 de novembro de 2017.

Os médicos Ariane Macedo, Carlos Eduardo Ornelas e Henrique Patrus foram os responsáveis pelo o estudo que analisou a possibilidade da elevação do exame laboratorial de Troponina, marcador muito acurado que demonstra um dano à célula cardíaca, estar relacionada a um maior risco de morte em pacientes com dengue. 

Segundo o Coordenador do Serviço de Cardiologia do Mater Dei Contorno, Henrique Patrus, o dano à célula cardíaca pode ser causado pelo infarto agudo do coração. No entanto, muitas outras doenças podem levar ao dano à célula, como infecções graves (sépsis), choque (hipotensão arterial grave), miocardites (inflamações do músculo cardíaco), arritmias, embolia pulmonar e outros. “A elevação da Troponina sinaliza, nesses casos, um agravamento do prognóstico e um alerta ao médico para que ele intensifique os cuidados e o tratamento”, explica o especialista.

Nos casos graves de dengue, o mecanismo exato para elevação de Troponina ainda não está bem definido pela ciência, podendo significar uma lesão direta à célula cardíaca ou ser consequência do estado grave de doença ou do estado de choque. “A importância desse trabalho é aumentar o conhecimento dessa doença epidêmica e estimular novos estudos, principalmente, de suas formas mais graves e com alto risco à vida.  As conclusões do estudo são o que chamamos de Formuladoras de Hipóteses, isto é, nossas conclusões são relevantes, mas precisam ainda serem corroboradas por outros trabalhos científicos já que o nosso estudo não teve a abrangência necessária para uma conclusão definitiva sobre o tema”, ressalta o médico.

Publicado em: 11/12/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Cardiologia Congresso Heart team

Posts Relacionados

15 Setembro 2017

Cardiologia da Rede Mater Dei de...

Dia 29 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde - OMS para conscientizar sobre as doenças cardíacas, principal causa de mortes em todo o mundo.
07 Outubro 2019

Otorrinolaringologista da Rede Mater...

A Reunião Anual AAO-HNSF e Experiência OTO 2019, cujo tema foi “Onde Especialistas e Ciência Convergem”, reuniu profissionais de renome mundial, que apresentaram as mais recentes ferramentas e técnicas de tratamento de ponta
14 Novembro 2019

Discurso de posse Dr. Henrique Patrus

Discurso proferido pelo Dr. Henrique Patrus Mundim Pena na cerimônia de posse como Presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia, biênio 2020-2021, no auditório do Conselho Regional de Medicina, em Belo Horizonte, no dia 08 de novembro de 2019