Sistema cirúrgico robótico de última geração chega a Minas Gerais - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Sistema cirúrgico robótico de última geração chega a Minas Gerais

Sistema cirúrgico robótico de última geração chega a Minas Gerais

Mantendo sua tradição de pioneirismo, a Rede Mater Dei de Saúde acaba de trazer para Belo Horizonte o primeiro robô Da Vinci Xi do estado e o segundo do Brasil. O novo equipamento, que é o mais tecnológico do segmento, permite que cirurgias complexas sejam realizadas de maneira menos invasiva e mais precisa.
 
O robô Da Vinci Xi chega para completar o parque tecnológico da Rede Mater Dei de Saúde, que já conta com diversos recursos de última geração que visam oferecer aos pacientes e médicos maior conforto e segurança durante seus procedimentos. O novo sistema cirúrgico robótico permite que sejam realizadas cirurgias minimamente invasivas em diversas especialidades, como cirurgia geral, urologia, ginecologia, torácica, entre outras. "É um passo importante para a medicina de Minas Gerais. Procuramos trazer o que tem de mais moderno e eficiente no mercado para oferecer aos nossos médicos e pacientes a melhor estrutura possível. Assim reafirmamos o nosso compromisso com qualidade pela vida", afirma Henrique Salvador, presidente da Rede Mater Dei de Saúde.
 
A versão mais moderna do robô possibilita que os cirurgiões realizem incisões com maior comodidade, precisão e mobilidade. Os movimentos do robô são controlados, de maneira remota, durante todo o procedimento por médicos cirurgiões treinados e capacitados para utilizar o equipamento. O cirurgião maneja os quatro braços mecânicos do Da Vinci Xi, que podem conter câmeras, pinças e outros instrumentos cirúrgicos. A partir da mesa operatória, o cirurgião consegue, se julgar necessário, mudar o posicionamento do paciente durante a cirurgia sem que haja interrupção do procedimento cirúrgico, já que os braços do robô acompanham a alteração de posição da mesa.
 
Além do uso da tecnologia oferece mais segurança ao paciente, já que consegue zerar o tremor do médico e alcançar locais nos quais as mãos humanas não conseguem chegar, outro grande benefício do Da Vinci Xi é oferecer maior conforto ao para o médico na cirurgia. O robô permite que o cirurgião tenha visão privilegiada, a partir de imagens 3D, enquanto mantem o médico sentado confortavelmente durante todo ato cirúrgico.


Publicado em: 12/08/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Novidades

Termos relacionados cirurgia robótica tecnologia saúde

Posts Relacionados

12 Junho 2018

Você sabia? Crianças também têm...

As consequências da cardiopatia congênita são diversas e heterogêneas, dependem do tipo de má formação. Quando não é corrigida, pode evoluir para dilatação e fraqueza do coração, arritmias cardíacas e problemas pulmonares irreversíveis.
30 Maio 2018

Como é feito o diagnóstico de...

Geralmente a endometriose só é descoberta após vários anos de sintomas, porque não há um bom exame capaz de diagnosticar todas as formas da doença (superficial, ovariana e profunda infiltrativa).
09 Março 2018

​Benefícios da atividade física...

No dia 10 de março é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 45,9% da população brasileira é sedentária.