Mater Dei recebe nova certificação internacional - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Rede Mater Dei de Saúde recebe nova certificação internacional

Rede Mater Dei de Saúde recebe nova certificação internacional

Minas Gerais conta agora com um Centro de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos™


O Programa de Cuidados Metabólicos e Bariátricos da Rede Mater Dei de Saúde foi certificado pela Surgical Review Corporation (SRC) como Centro de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos™, sendo a primeira instituição de saúde de Minas Gerais acreditada nessa certificação. Além disso, 11 cirurgiões participantes do Programa, também foram certificados como Cirurgiões de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos™. São eles: Bruno Parreira de Melo, Diego de Andrade Costa Mota, Hemerson Paul Vieira Marques, Júlio César Vieira Franco, Leonardo Soares Lopes, Marcelo Gomes Girundi, Marcelo Wagner Farah, Marcos Campos Wanderley Reis, Marcos Ros Zambelli de Almeida, Marcus Eduardo V. M. Martins da Costa (Diretor do programa do Centro de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos da Rede Mater Dei de Saúde) e Roberto Guimarães Cabezas Andrade.

O programa reconhece cirurgiões e instalações que demonstram comprovadamente ter compromisso de oferecer alta qualidade no cuidado assistencial do paciente bariátrico. Os requisitos do processo de avaliação do programa foram desenvolvidos em conjunto com os principais cirurgiões bariátricos do mundo e foram meticulosamente estruturados para auxiliar os profissionais e as instituições a melhorarem e a manterem um alto padrão de qualidade nos cuidados e a segurança do paciente. “Está no DNA da Rede Mater Dei de Saúde a busca pela excelência. Por isso, procuramos sempre as melhores certificações mundiais que, de forma isenta, confirmam o nosso compromisso com a qualidade e segurança assistencial. Para a conseguir a acreditação da SRC investimos ainda mais nos dois hospitais, Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Contorno, em estrutura, equipamentos de ponta e na capacitação das equipes assistenciais e dos cirurgiões que atuam no Programa de Cirurgia Metabólica e Bariátrica. É uma alegria para nós não somente a Rede ser acreditada como também os cirurgiões que atuam nessa área”, destaca o presidente da Rede, Henrique Salvador. 

A Rede Mater Dei de Saúde investe continuamente em tecnologia e ações que visam a excelência e assistência humanizada, proporcionando melhor atendimento aos pacientes. A certificação como Centro de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos™ reforça o compromisso da instituição com a qualidade pela vida.  “Por sermos referência em cirurgia bariátrica e metabólica, a nova acreditação reforça a continuidade das melhorias no atendimento e sistematização adequada para realização de todas as etapas do processo da cirurgia bariátrica, levando a um resultado cirúrgico de excelência”, destaca Márcia Salvador, vice-presidente assistencial, operacional e diretoria clínica da Rede. Para ela, o “alinhamento entre conhecimento, expertise técnica, planejamento e o método são primordiais para que a Rede possa institucionalizar a maneira de atuar, bem como atrair e reter um número cada vez maior de pessoas talentosas”. 


A acreditação

A Surgical Review Corporation (SRC) é uma organização americana especializada em desenvolver programas de acreditação para cirurgiões e hospitais ao redor do mundo. A partir de um comprometimento reconhecido internacionalmente, a SRC desenvolve e administra programas de excelência para hospitais, cirurgiões e instalações ambulatoriais com foco a melhoria da segurança, qualidade dos cuidados assistenciais e redução dos custos associados ao sucesso do tratamento cirúrgico.

O inspetor Neil Hutcher, presidente da Sociedade Americana de Cirurgiões bariátricos (ABS), esteve nos hospitais da Rede fazendo visitas técnicas, conhecendo e avaliando as instalações e protocolos da Linha de Cuidados Cirúrgicos e Bariátricos da Rede, entre os dias 23 e 25 de maio de 2017. Passaram por inspeção todas as interfaces do cuidado ao paciente como as salas cirúrgicas e pós-cirúrgicas, o Centro de Terapia Intensiva (CTI), as salas de recuperação pós-anestésica, os prontos-socorros, os andares de internação, a Central de Material Esterilizado (CME), a Medicina Diagnóstica e o Mais Saúde.
 

Depoimento dos Cirurgiões de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos™ da Rede Mater Dei de Saúde

 
  1. Marcus Eduardo V. M. Martins da Costa -  Diretor do programa do Centro de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos da Rede Mater Dei de Saúde
A acreditação vem para reafirmar um trabalho de cirurgia bariátrica realizado há mais de 20 anos no Mater Dei, sempre em busca de qualidade e do melhor resultado para o paciente. A acreditação tem a finalidade de certificar a qualidade em todo o processo, que vai desde o pré-operatório, internação, ato cirúrgico e alta hospitalar. Também avalia, de forma contínua e sistemática os processos realizados pelo Hospital, comparando-o com os melhores centros do mundo."
 
  1. Bruno Parreira de Melo
"A conquista  da Acreditação de Excelência  em Cirurgia  Bariatrica e Metabólica  pela Rede Mater Dei de Saúde nos coloca definitivamente como referência mundial no tratamento  dos distúrbios da obesidade. Essa conquista está alcançada com muito louvor e satisfação. Fruto de um trabalho responsável e de muita dedicação pela Rede Mater Dei de Saúde e sua equipe cirúrgica."
 
  1. Diego de Andrade Costa Mota
 "É motivo de muito orgulho, resultado de muito trabalho em equipe e dedicação. Uma acreditação muito importante para o Hospital, pois os pacientes serão operados por médicos certificados pelo SRC, dando continuidade aos princípios da Rede Mater Dei de Saúde de qualidade e segurança dos serviços prestados."
 
  1. Hemerson Paul Vieira Marques
"A Rede Mater Dei de Saúde recebeu nesse mês de maio a acreditação internacional de excelência em Cirurgia Bariatrica e Metabólica da mais importante entidade acreditadora nessa área dos Estados Unidos. Esse título representa o reconhecimento internacional do já conhecido comprometimento da Instituição e dos profissionais com a qualidade e segurança dos pacientes. Isso tudo demonstra uma alta qualificação do corpo assistencial representado por toda cadeia de atendimento desde a internação até alta hospitalar passando por atendentes, médicos e corpo de enfermagem. Com tudo isso, mais uma vez, temos a sensação de estar no caminho certo!"
 
  1. Júlio César Vieira Franco
"É com muito orgulho que recebemos esta importante certificação que só foi possível com o grande empenho da direção do Hospital e toda a equipe multiciplinar."
 
  1. Leonardo Soares Lopes
"É com grande satisfação que recebemos o título de Centro de Exelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos. Isso comprova mais uma vez o "compromisso da qualidade pela vida" da Rede Mater Dei de Saúde e o quão qualificado é o seu corpo clínico."
 
  1. Marcelo Gomes Girundi
"Ao longo dos últimos 20 anos, tenho lutado por melhoria da qualidade e dos resultados em cirurgia bariátrica e metabólica. A acreditação da Surgical Review Corporation é uma grande conquista para nossos pacientes, para o corpo assistencial, para a Rede Mater Dei de Saúde e para toda a população mineira. Como cirurgião bariátrico e como Diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, é um orgulho e um grande prazer participar deste projeto de vanguarda"
 
  1. Marcelo Wagner Farah
"Acreditação em excelência é a certificação de que estamos no caminho certo, sempre em busca de aperfeiçoamento e comparáveis aos melhores centros do mundo."
 
  1. Marcos Campos Wanderley Reis
 "Essa nova certificação internacional vem de encontro à política da direção da Rede Mater Dei de Saúde que não mede esforços na busca constante de eficiência, qualidade, segurança e bons resultados aos seus pacientes. A acreditação em Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica da Rede e das equipes cirúrgicas envolvidas é extremamente importante para os nossos pacientes, pois demonstra que o cirurgião, a equipe multidisciplinar e toda a estrutura hospitalar estão em consonância com os protocolos mais atuais e comprometidos com o sucesso do tratamento da obesidade grave e suas consequências."
 
  1. Marcos Ros Zambelli de Almeida
"É com muita felicidade e orgulho que recebemos a notícia da acreditaçao da SRC na Rede Mater Dei de Saúde, nos tornando um Centro de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos. Essa acreditaçao vem comprovar que estamos no caminho certo através do empenho de todos, treinamento e criação de protocolos, para oferecer o que há de mais moderno e seguro no mundo aos nossos pacientes. Reforça o lema do nosso Hospital: "compromisso com a qualidade pela vida!" Parabéns a todos!"
 
  1. Roberto Guimarães Cabezas Andrade.
"O credenciamento como Centro de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátrics proporciona diversos benefícios aos pacientes, certificando a segurança e os benefícios à saúde da cirurgia bariátrica. Além disso, os profissionais mantém aperfeiçoamento profissional com programas de atualização e treinamentos contínuos. A Surgical Review Corporation (SRC) é a principal administradora de programas de centro de excelência em cirurgia bariátrica e ter o seu reconhecimento prova o compromisso e capacidade inigualáveis no fornecimento dos mais altos níveis de cuidados cirúrgicos bariátricos. Com certeza esse título de Excelência fornecido pela SRC à Rede Mater Dei de Saúde e a nós, cirurgiões bariátricos, nos engrandece e nos prestigia frente à população de pacientes bariátricos e deve ser um sinônimo de atendimento superior ao paciente. A obtenção desse certificado torna o processo contínuo de melhoria da segurança e qualidade, que é apoiado pelo serviço de Consulta e Educação da SRC"

Publicado em: 01/06/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Cirurgia geral Bariátrica Obesidade

Posts Relacionados

02 Setembro 2016

A dieta do idoso

A obesidade, comum em pessoas idosas, é causada pela necessidade 20% menor de energia em uma pessoa de 69 anos.
14 Março 2017

Estágio para acadêmicos de Medicina...

As inscrições para o Processo Seletivo de Estágio “Não obrigatório” para acadêmicos de medicina estão encerradas.
24 Abril 2017

Excelência em cirurgia bariátrica

Nos dias 9 e 10 de março, equipe da Rede Mater Dei de Saúde participou de treinamento de operacionalização dos equipamentos cirúrgicos para realização de cirurgia bariátrica.