Natal 2018 - 1º Dia - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Natal 2018 - 1º Dia

A Rede Mater Dei de Saúde iniciou as celebrações de natal na última terça-feira, 11 de dezembro. No primeiro dia da tradicional comemoração, colaboradores que completaram cinco e 10 anos de trabalho prestado na instituição, destaques administrativos, estagiários destaques, supervisores administrativos, autora da frase do cartão de Natal, vencedores do Programa de Sugestão Criativa, enfermeiros, bioquímicos e biomédicos foram homenageados. A celebração contou, também, com a participação do Coral Mater Dei, formado colaboradores de vários setores, que tem Marianna Xavier, gerente operacional do Mater Dei Contorno, como maestrina.

O objetivo é agradecer aos colaboradores por todo empenho e dedicação ao longo de 2018, que culminaram em grandes conquistas alcançadas pela Rede Mater Dei. No primeiro dia de comemoração, a Vice-Presidente Assistencial e Operacional, Márcia Salvador Géo, fez o discurso do evento, em nome de toda a diretoria da Rede Mater Dei de Saúde. Confira!

"Nascemos em primeiro de junho de 1980. No ano 2000 nos tornamos maiores e melhores com a inauguração da segunda torre da unidade Santo Agostinho. Em primeiro de junho de 2014 nos tornamos Rede com a inauguração da unidade Contorno. Somos hoje, uma Rede de Saúde cuidando de nossos pacientes, seja no cuidado hospitalar ou ambulatorial.  

Mario Cortella nos diz em nosso último Jornal Mater Dei que a palavra saúde está conectada a ideia de salvar, de, sobretudo, proteger a integridade que alguém precisa ter, que um hospital é um lugar para aonde vamos para ser cuidados. 

Somos Rede, somos saúde, somos cuidado, somos integridade, elementos que só se constroem através de relações humanas. Relações humanas só existem através do amor, da doação ao outro, de enxergar Deus não em uma imagem, mas Naquele que está do nosso lado. Enxergar Deus em nossos colegas de trabalho, em nossos pacientes que precisam de cuidados. Esse amor ao outro que nos faz cuidar, é o amor que valora a vida, seja ela aquela vida que nasce ou aquela vida que se cura, e também a vida que se apaga. 

E esse amor é a base de cada um dos nossos valores aqui da Rede Mater Dei. Porque hoje estamos falando em valores? Porque valores são a nossa bússola, o nosso guia pela estrada da vida. Em 1987, dois estudiosos em teorias de liderança definiram o mundo em que estamos como “mundo VUCA” que quer dizer que estamos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. E quando o mundo fica muito VUCA precisamos de reavivar nossos valores.  

Valor tem vários significados. Valor pode ser a qualidade atribuída a quem tem talento, prestígio, competência, virtude, mérito ou merecimento intrínseco. Valor pode ser uma qualidade conferida a quem tem bravura, coragem e valentia. No sentido figurado, valor pode ser a importância dada a quem se tem estima, afeto, apreço e consideração. Valor pode ser também o preço, o custo, o montante, a estimativa de quanto vale alguma coisa. 
Aqui na Rede Mater Dei temos valores sólidos e bem definidos que permeiam todas as nossas ações. Como nosso primeiro valor, colocamos que o atendimento de quem precisa de nós em um momento de fragilidade intensa há de ser um atendimento diferente e diferenciado, focado na pessoa, personalizado, pessoal, carregado de carinho e calor humano, há de ser humanizado. Só conseguimos exercer esse atendimento diferenciado, personalizado e humanizado se tivermos profundo respeito ao outro, pela pessoa que está ao nosso lado, seja ela paciente ou um colega de trabalho. E se alguém nos entrega sua vida, temos que ter o compromisso de entregar para essa pessoa um cuidado seguro, de qualidade e bem feito. Ano que vem, faremos 15 anos de acreditações em que nosso sistema de gestão da qualidade e segurança é exaustivamente auditado e sempre com muito sucesso, graças ao trabalho de todos vocês.

As pessoas que nos procuram devem confiar em nós e saber que nosso Compromisso é com a Qualidade pela Vida. Cuidemos, então, todos nós da nossa imagem, essencial para termos a confiança das pessoas. Queremos ser reconhecidos como importantes para a vida das pessoas nas comunidades que estamos inseridos, seja no bairro Santo Agostinho, nas imediações da Contorno, em toda Belo Horizonte e também em Betim, Contagem, Minas Gerais e em todo o Brasil.

As pessoas devem ser estimuladas a crescer junto com o Mater Dei no âmbito profissional ou pessoal. E aqui lembramos que ensinar, doar conhecimento e gerar conhecimento talvez seja a forma mais intensa de crescimento pessoal e profissional.

A nossa visão não deve ser míope, curta, como diz nosso fundador, Dr. Salvador. Vamos pensar grande, com a cabeça no universo, nas diversas oportunidades que ele nos oferece e os pés em nossas raízes.  Para tal, temos que ter pensamento inovador, sermos pioneiros e perenes, compromissados com nossa sustentabilidade. E, sobretudo, somos e seremos sempre responsáveis com nossos resultados evidenciados de forma objetiva em nosso trabalho diário, resultados que vão nos dizer se estamos ou não no caminho correto e que nos deixarão mais fortes perante nossos clientes, parceiros e otimistas para continuarmos nossa trajetória.

Como nos outros anos, procuro refletir com vocês o que está no meu coração. Natal, afinal de contas, é a hora da emoção, da confraternização, do presente, da mesa compartilhada, do muito obrigada pelo ano que se finda, da luz que entra em nossas vidas e nossos lares. É tempo de magia, e é tempo de trazer lá do fundo os valores que vem de nossa família, base maior para um voo de vida mais seguro e confiante. Ouvimos todos os dias que nos últimos anos vivemos uma forte crise de valores no Brasil e também no mundo. 2018 foi um ano histórico para o nosso país. Em meio à tanta desilusão, o brasileiro disse não ao que não tinha significado, ao que não trazia valor às suas vidas e de suas famílias e apostou no novo, quase desconhecido, mas que trouxeram a esperança de volta a nossa porta.

Aqui nesta casa, a família Mater Dei reafirmou seus valores e cresceu! Botamos o pé no acelerador, não nos acovardamos diante do desafio, do tempo ruim, das incertezas. Fizemos da loucura digital que nos invade uma parceira para nossas conquistas -  investimos mais em pessoas, processos, tecnologias, inovação, qualidade, segurança e num novo hospital, o Mater Dei Betim-Contagem, que chegará para nossos clientes com mais de um ano de antecedência da data primeiramente programada. 

Para nós, valor inclui a experiência de nossos pacientes e vimos neste ano que conhecer a história de vida de nosso colega nos faz melhor para cuidar de nossos pacientes. Não há como fazer o nosso ofício sem envolvimento de corpo e alma. Vocês são aqueles que traduzem o nosso propósito em cuidado para nossos pacientes - nossa razão maior de existir.

O sentimento de orgulho e de pertencimento nos dá força. Orgulho dessa obra magnífica que acolhe tantos e tem significado na vida de inúmeras famílias de colaboradores, de nosso corpo clínico e dos nossos pacientes. Pertencimento, porque os frutos que o Mater Dei colhe são devidos ao trabalho de todos nós, alicerçado por uma filosofia consistente, uma liderança forte que sonha junto, sonha grande, compartilhando a visão com quem está ao nosso lado.

Temos valores e raízes que nos faz crescer sempre, dar frutos e guiar nossa caminhada com ética, integridade e responsabilidade. A vida é feita de histórias de vida. Aqui, essas histórias são inúmeras e deveriam sempre serem registradas. Histórias de pessoas, de conquistas, de reconhecimento, de superação da dor e da doença. As pessoas, a família e o trabalho são, sem dúvida, o nosso maior alicerce de vida.

Em breve completaremos 40 anos cuidando das pessoas, isso é puro valor. E através das principais lideranças dessa Rede de Saúde projetada aqui, agradeço em nome da família Mater Dei ao trabalho e dedicação de vocês. Tenho certeza que de lá aonde está o saudoso Monsenhor Lazáro vela por nós. Ele que sempre nos dizia que é preciso viver utilmente, estudando, desenvolvendo, fazendo ciência e, sobretudo, realizando um mundo melhor. Tenho a certeza que estamos nesse caminho.

Obrigada a todos vocês por fazer o nosso mundo melhor. Tenham um Feliz Natal e um 2019 de muito sucesso, valor e realizações para vocês, e toda família!"

Publicado em: 12/12/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

21 Dezembro 2016

Mater Dei comemora 2º dia de...

Foi realizado, no dia 16 de dezembro, o segundo dia do evento de Confraternização de Natal da Instituição. O Centro de Convenções do Mater Dei Contorno recebeu colaboradores e membros do Corpo Clínico do Hospital.
18 Dezembro 2017

Mater Dei comemora 2º dia de...

Foi realizado, no dia 15 de dezembro, o segundo dia do evento de Confraternização de Natal da Instituição. O Centro de Convenções do Mater Dei Contorno recebeu colaboradores e membros do Corpo Clínico da Rede.
12 Dezembro 2018

Natal 2018 - 1º Dia

A Rede Mater Dei de Saúde iniciou as celebrações de natal na última terça-feira, 11 de dezembro. Confira como foi o primeiro dia da tradicional comemoração.