Os cuidados necessários para o retorno das aulas presenciais - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Os cuidados necessários para o retorno das aulas presenciais

Os cuidados necessários para o retorno das aulas presenciais

A partir de agosto as aulas serão retomadas presencialmente em grande parte dos municípios brasileiros, e, devido à pandemia, será necessário realizar algumas alterações na rotina e tomar alguns cuidados para garantir a segurança dos estudantes. Para auxiliar os pais e alunos nesse período de retorno, conversamos com os nossos especialistas para mostrar quais os risco e benefícios da volta às aulas presenciais.

O pediatra, neonatologista e coordenador do Serviço de Neonatologia da Rede Mater Dei, Paulo Poggiali, conta que a recomendação inicial é para a manutenção dos mesmos cuidados que já são praticados, como higienização das mãos e uso de máscaras. Ele alerta que esse segundo ponto é necessário ter atenção, “seguindo as recomendações razoáveis para cada faixa etária (exemplo: não exigir uso de máscaras para crianças menores de três anos) e com muita atenção ao manuseio do álcool em gel ou líquido pelas crianças, pelo risco de acidentes.”

Para o pediatra da Rede Mater Dei, André Bicalho, os centros de ensino têm papel fundamental na garantia da segurança dos estudantes. “As escolas devem utilizar protocolo com medidas para reduzir os riscos de transmissão e tornar seguro esse retorno dos alunos. A divisão dos alunos em grupos menores, sem contato com as crianças dos outros grupos, o uso correto da máscara e a conscientização sobre a higienização adequada das mãos são medidas importantes”.

De acordo com Poggiali, os pais também devem tomar os cuidados necessários visando o bem comum da comunidade escolar, principalmente mantendo contato constante com a direção da escola para informar casos de ocorrência de infecção de Covid-19 em casa, bem como não levar crianças e adolescentes com sintomas de doenças infecciosas para a aula. 

 

​Melhora no desenvolvimento: 

Os médicos defendem que o retorno das aulas presenciais será benéfico para os alunos, principalmente quanto ao bem-estar físico, mental e social. Isso ajuda a eliminar prejuízos e outros problemas evidenciados pela ausência das atividades escolares presenciais.

Entre os maiores problemas em crianças, principalmente, relatados pelos pais estão atrasos em desenvolvimento, mudanças comportamentais, distúrbios alimentares e no sono. “Por isso, apesar da importância de seguirmos firmes nos cuidados para prevenção de transmissão do coronavírus, a volta às aulas é indispensável”, finaliza Bicalho.

 

Atenção importante:

Higienização frequente das mãos;

Atenção a sintomas de doenças infecciosas na família e/ou na criança;

Uso de máscara (dispensado para crianças menores de três anos);

Atentar para o cumprimento das normas de segurança exigidas pelos órgãos sanitários por parte da escola;

Acompanhar o desenvolvimento da criança.

 

Atividades seguras:

Para auxiliar os estabelecimentos de ensino no processo de volta às aulas seguindo todos os padrões de segurança sanitárias exigidos, e garantindo segurança para crianças e jovens ao retorno das aulas presenciais, a Rede Mater Dei de Saúde desenvolveu um serviço consultivo para enfrentamento à Covid-19.

Entre os objetivos do serviço está o de assegurar a manutenção das atividades, provendo o bem-estar, a saúde mental e a qualidade de vida dos colaboradores, alunos e seus familiares, terceiros e consumidores da empresa. Atuando na garantia e melhora dos indicadores de saúde e produtividade da população, evitando absenteísmo decorrente da infecção, doenças ocupacionais e desperdícios de recursos.

Aproveite a leitura e assine a nossa Revista Digital para ficar por dentro de tudo que acontece na Rede. 

 

 

 

Publicado em: 02/08/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

22 Outubro 2021

Premiada na categoria enfermagem, Rede...

Na edição de 2021 o evento congratulou 39 instituições de saúde, dentre elas operadoras de saúde, hospitais e grupos empresariais em diversas categorias. Anunciamos com grande satisfação que a Rede Mater Dei de Saúde foi ganhadora na categoria enfermagem.
27 Setembro 2021

Rede Mater Dei investe em tecnologia...

A Rede Mater Dei de Saúde anunciou hoje a aquisição de 50,1% do capital social da A3Data, uma empresa especializada em dados e inteligência artificial, com foco na transformação cultural e analítica de empresas. Com métodos próprios consolidados e visão de...
15 Setembro 2017

Unidade de TMO da Rede comemora a...

​Para muitos pacientes em tratamento oncológico, o Transplante de Medula Óssea (TMO) pode representar um passo significativo em direção à cura.