Natal 2018 - 2º Dia - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Natal 2018 - 2º Dia

Foi realizado, no dia 14 de dezembro, o segundo dia do evento de Confraternização de Natal da Rede Mater Dei de Saúde. O Centro de Convenções Dr. Norma Salvador, no Mater Dei Contorno, recebeu colaboradores e membros do corpo clínico da Rede. No primeiro momento, foi celebrada a tradicional Missa em Ação de Graças, seguida de uma solenidade que homenageou os colaboradores que completaram 15, 20, 25 e 30 anos de trabalhos prestados no Hospital. Também foram homenageados os colaboradores mais elogiados pelo cliente externo, lideranças, coral e membros do corpo clínico - presidentes de associações de especialidades, médicos certificados para realização de cirurgia no robô Da VinciXi e profissionais presentes.

O Coral Mater Dei, formado colaboradores de vários setores, que tem que tem Marianna Xavier, gerente operacional do Mater Dei Contorno, como maestrina, também se apresentou nesse dia, com repertório que variou entre músicas sacras, da MPB e natalinas. 

Veja as palavras discursas pelo Presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Moraes Salvador Silva:

"Em primeiro lugar, agradecemos ao padre Vanderci pela linda e emocionante celebração, principalmente neste ano em que o nosso querido Monsenhor Lázaro nos deixou. Durante décadas o Monsenhor Lázaro foi o capelão do Mater Dei Santo Agostinho, levando conforto espiritual para muitos pacientes, suas famílias, membros do nosso corpo clínico e colaboradores. Detentor de uma oratória brilhante e de uma cultura abrangente, era um importante apoio para todos nós que nos dedicamos a assistir o nosso próximo em momentos de fragilidade e recuperação física e emocional. Fica aqui o nosso eterno agradecimento a esse ser humano ímpar e que marcou de maneira definitiva a vida de todos que foram tocados pela sua bondade, sabedoria e generosidade. Nos conforta saber que tanto o padre Alexandre quanto o padre Vanderci eram sacerdotes muito próximos do nosso querido Monsenhor e que certamente darão seguimento à sua obra em nossa comunidade. Muito obrigado a ambos.

Mais um ano chega ao fim. E que ano! Na verdade, estamos vivendo uma era de muitas mudanças no mundo, no Brasil e na área da saúde. Se por um lado os desafios são muitos e exigem de nós uma atenção e cuidado redobrados, por outro é muito bom perceber que muito já foi construído nesses quase 39 anos de existência do Hospital Mater Dei, hoje Rede Mater Dei de Saúde.

Somos mais de 4300 profissionais no corpo clínico e mais de 2500 colaboradores. Atendemos a centenas de milhares de pessoas a cada ano e somos imprescindíveis para muitos dos nossos clientes e para a comunidade na qual estamos inseridos. Sinto claramente que estamos gerando valor para as pessoas e para a Sociedade.

O bloco I da unidade Santo Agostinho foi inaugurado em 1980. Ali foram criadas as condições básicas e mais fundamentais para o crescimento que hoje observamos na nossa Rede. Em 2000 foi inaugurado o bloco II da mesma unidade. Ali demos a primeira resposta à confiança que o nosso público sempre depositou em nós. Ampliamos de maneira significativa a nossa capacidade de atendimento, oferecendo mais conforto e praticidade para o corpo clínico e os pacientes. Em 2014 fundamos o Mater Dei da Contorno. Uma unidade ampla e equipada com a mais moderna tecnologia e recursos operacionais. Mais uma vez demos uma resposta direta, objetiva e respeitosa aos anseios da nossa comunidade. 

No próximo mês de janeiro, nasce o Mater Dei Betim-Contagem. Essa unidade que também leva a assinatura do arquiteto Zanettini (o mesmo do Contorno) e que foi construída pela mesma equipe de engenheiros que está conosco desde a construção do bloco I do Santo Agostinho, agora tem também o apoio do nosso escritório de projetos e terá a mesma modernidade e recursos tecnológicos do Mater Dei Contorno e também do Santo Agostinho. Trata-se de um projeto complexo e que está sendo apoiado na sua implantação por toda a nossa equipe de gestores corporativos que tem demonstrado um engajamento contagiante. É impressionante o apoio e a adesão dos médicos, gestores administrativos e profissionais que estarão atendendo nesSsa unidade. 

A Dra. Daniela Pagliari, que será a diretora geral do Mater Dei Betim-Contagem, certamente irá comandar um time aguerrido e comprometido com a excelência operacional daquela unidade. Estaremos levando para a porta do Oeste de Minas a mesma cultura, o mesmo modelo de relacionamento com a comunidade que é e sempre foi a marca do Mater Dei. A concepção arrojada do projeto arquitetônico, a construção competente por uma equipe qualificada, a moderna tecnologia e a funcionalidade do empreendimento. Tudo isso constituem-se em importantes diferenciais para a presença do Mater Dei naquela região. Mas creio firmemente que esse não tem sido e não será o nosso maior diferencial! 

Como definir a alma, o espírito dessa organização chamada Rede Mater Dei de Saúde? Como explicar esse movimento cósmico que mesmo em um país em crise, em um mundo tão conturbado, tem permitido o crescimento orgânico e qualitativo deste empreendimento?

Capacidade de mobilização, comprometimento com o próximo, força de trabalho, atuação ética e leal, respeito às diferenças e ao outro, cultura forte e contagiante, resiliência e persistência, cultivo à meritocracia, e ambiente propício ao desenvolvimento individual e coletivo! Essas são algumas das características das pessoas e das equipes que decidiram dedicar a sua vida à essa obra. Na medida em que esse sonho cresce em número de unidades e em pessoas que se incorporam a essa viagem de amor ao próximo, também cresce a nossa responsabilidade e o nosso desafio.

Nesse ambiente instável em que vivemos hoje, é fundamental um reposicionamento e um movimento constante para garantir a nossa sustentabilidade e perenidade. Alguém tem dúvidas de que precisaremos assumir muito mais o risco da nossa operação assistencial, médica e hospitalar do que assumimos hoje? A pressão para que isso ocorra só vai aumentar. Vamos precisar aprender a fazer mais com muito menos. A controlar os desperdícios, otimizar os recursos que dispomos. Esse é um movimento mundial e que certamente vai permear as relações no Sistema de Saúde do Brasil. Seja ele o público ou o privado. Esse será mais um desafio a ser enfrentado em nossa existência. E mais uma vez vamos vencê-lo!

Para isso, precisaremos estar abertos para um aprendizado contínuo. Sermos dinâmicos, abertos ao novo. Ao conhecimento que muda a cada dia! Ter a capacidade de abraçar as mudanças, e de adotá-las rapidamente incorporando-as à nossa prática empresarial. Transformar a dúvida, a incerteza em um importante fator de aceleração. Inovar! Criarmos um ambiente que permita que esta transformação ocorra. Algumas vezes lentamente, mas outras de maneira acelerada como é o caso do momento.

A transformação digital que está em curso é um exemplo muito claro do quanto precisamos estar atentos a esse novo tempo. E estamos! A recém-criada parceria com a GOOGLE e o acesso da nossa comunidade a todo o conhecimento que está embarcado nessa aproximação é um exemplo da atenção que temos tido para com as mudanças que estão em curso e o nosso reposicionamento frente a elas. Precisamos a partir de agora ter ferramentas digitais para facilitar a nossa conectividade, seja entre nós profissionais, seja com os nossos clientes, seja com as comunidades com as quais estaremos interagindo. Mais do que uma Rede de hospitais, precisaremos nos transformar em verdadeiros Sistemas de Saúde a cuidar das pessoas antes, durante e após a sua passagem pelos nossos hospitais. Precisamos estimulá-las para que sejam elas próprias os principais agentes de sua saúde e de sua longevidade. E, para isso, precisaremos modificar comportamentos. Ter abertura para o novo e o contemporâneo. Desapegar de comportamentos antigos e que não mais correspondem às necessidades da realidade atual. Sair da nossa zona de conforto. Reforçar os nossos valores mais autênticos, mas guiados por novos mapas. Desenvolver ainda mais a cultura do aprendizado contínuo. 

Identificar as necessidades apoiando as pessoas nesse momento de muitas mudanças, vai ser um dos principais desafios para as lideranças da Rede Mater Dei. Sejam elas a direção, os médicos, demais profissionais da área da saúde ou os colaboradores líderes. Quando as lideranças têm clareza do que querem, sabem onde querem chegar, é muito mais simples. E gera mais valor para todas as partes interessadas! 

Não pode haver um déficit de investimento nas relações. Nas interações com as diversas partes interessadas na vida da organização empresarial. Precisamos cuidar das nossas interfaces com os pacientes, com os seus familiares, médicos, com os colaboradores e entre nós mesmos. Nos dias atuais, é essa maneira de atuar que cria as condições para realizar, crescer e empreender. Se não for criado um ambiente relacional positivo e respeitoso, os projetos terão pouca chance de serem vitoriosos.  Precisamos combinar as competências técnica e a comportamental! 

E é isso que temos feito. Por isso que assumimos mais um compromisso na Rede Mater Dei: a certificação como Organização centrada na Pessoa, pela Planetree International, em 2020. Vamos nos juntar às cerca de 700 instituições de saúde em 25 países, e ser a terceira do Brasil, que tem como missão transformar o modo de cuidar das pessoas - nossos pacientes e nossos colaboradores. O Planetree coaduna com os nossos valores e a nossa forma de servir. O movimento já começou na Rede. Várias ações estão sendo realizadas. Equipes passando por capacitação e programas e colaboradores e projetos sendo implantados. Sempre estivemos perto de nossos pacientes. E, agora, mais do que nunca. Esta semana aconteceu a primeira reunião do Conselho Consultivo de Pacientes da Rede Mater Dei. Com certeza, todos nós iremos nos beneficiar com essa iniciativa. Por tudo o que a Rede representa, alguém tem dúvidas que vamos conseguir essa certificação? Ela só irá confirmar o que já sabemos: somos uma Instituição singular. E mais uma vez a nossa capacidade de mobilização mostrará a sua força.

Mas a certificação Planetree só terá sentido se ao longo do tempo conseguir suportar o nosso crescimento, institucionalizando esta maneira humanizada de atendimento e contribuindo para uma fixação ainda maior destes caracteres que formam os valores mais fundamentais da Rede Mater Dei de Saúde.

A pessoa como nosso maior valor. É isso que nos move. E é com alegria que compartilho com todos aqui presentes neste momento de confraternização mais uma novidade: vamos inaugurar um modelo inovador de cuidado integral e atenção à saúde dos nossos funcionários. É levar mais saúde para o colaborador. E, juntos, buscarmos bem-estar e qualidade de vida. Com certeza estamos falando de mais um benefício que a Rede Mater Dei passa a oferecer aos colaboradores. Acreditamos que engajar e empoderar os colaboradores no seu cuidado, irá promover a saúde, prevenir doenças e proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Uma casa, na Rua Paracatu, está passando por uma grande transformação para que os beneficiados tenham um espaço moderno, exclusivo e com infraestrutura necessária para consultas médicas, exames e programas de atenção à saúde. Tudo com o padrão de atendimento Mater Dei. Dessa maneira, estamos valorizando aqueles que aqui trabalham e fortalecendo as nossas relações. 

Na semana passada, tive a oportunidade de estar em San Francisco e em Nova Orleans visitando duas estruturas inovadoras e que estão na vanguarda dessa transformação digital na área da saúde pela qual o mundo vem passando. O Apple Labs and Park e o Oschener Medical Center. As possibilidades de melhoria das interações, conectividade e acesso à informação na área da saúde são cada vez maiores, e esaas novidades estão no nosso radar, algumas já estão sendo implantadas na Rede Mater Dei e em breve irão facilitar ainda mais as interfaces necessárias afim de que possamos oferecer aos nossos pacientes uma assistência cada vez mais segura e humanizada.
 
Aliás, esse é um aspecto cada vez mais importante a ser realçado na nossa atuação enquanto instituição que cuida da saúde das pessoas. Ao viver a experiência dessas visitas, reforcei uma convicção que tenho desenvolvido ao longo dos anos. As instituições que se destacam e que são longevas, são aquelas que atuam alinhadas e respeitando o seu DNA. Aquilo que as distinguem dentre as demais. E não se esquecendo nunca do porquê e para o que existem. Muitas vezes observamos organizações que se perdem em um turbilhão de teorias e modismos. Que se distanciam da sua essência. Da sua cultura. Das características que desde a sua origem a destacaram das demais. 

Neste momento de crescimento da Rede Mater Dei de Saúde, o nosso desafio é fazer com que não haja um distanciamento da nossa cultura de valorização do atendimento às necessidades mais genuínas dos nossos pacientes e familiares. Identificar o que é importante para cada um deles, investir no acolhimento, no sorriso nos lábios, no calor humano, no respeito ao próximo, no comportamento empático, oferecendo uma assistência que gostaríamos que fosse oferecida, a nós e às nossas famílias se estivéssemos sendo tratados aqui no Mater Dei. Atitudes simples, mas que tem um poder enorme na percepção das pessoas. Não é preciso ser um expert em relações humanas para entender a importância destes comportamentos na prestação de serviços da equipe assistencial e hospitalar. O nosso desafio é não deixar que neste momento de grande crescimento, esses aspectos comportamentais e que são tão valorizados pelas pessoas se percam e sejam deixados de lado. E há que haver um investimento constante para que o nosso ambiente seja construtivo e produtivo. Um investimento de tempo, de atenção, cuidado, respeito e carinho. Gerando um comportamento leve e positivo. Zelando para que o ambiente seja uma grande força a nos impulsionar para o futuro!

Nos últimos oito anos, quase 40 mil leitos hospitalares fecharam no Brasil. Esse é um fenômeno que aflige principalmente os pequenos hospitais. Nesse cenário, crescer deixa de ser uma opção, mas mais do que isso, uma necessidade. É muito gratificante perceber que estamos gerando mais empregos em um país ainda tão carente de posições dignas de trabalho. É muito gratificante perceber que estamos criando condições dignas de trabalho para jovens médicos e para mais profissionais de saúde que são alinhados com os nossos valores e a maneira de atuar. É muito gratificante constatar que estamos levando um padrão de qualidade e de segurança para uma região que apesar de tão próxima de Belo Horizonte, carece de uma estrutura hospitalar nos moldes do que será o Hospital Mater Dei Betim-Contagem. 

Eu tenho a plena convicção de que estamos escrevendo mais uma página importante na história da atenção à saúde das pessoas no nosso estado e no Brasil. Uma página que está sendo escrito a muitas mãos. Por obra e arte daqueles que como nós da comunidade Mater Dei, acreditamos que é possível participar ativamente da criação de um mundo melhor, cuidando com carinho das pessoas e gerando valor para a Sociedade. É esta a nossa crença, a nossa missão e aquilo que tem guiado o nosso trabalho. 

Muito obrigado a todos vocês pela sua dedicação, comprometimento e por tudo o que tem realizado para que a Rede Mater Dei de saúde tenha chegado até aqui! Um feliz natal a todos e um ano novo com muita paz, felicidades e forca para levar adiante este sonho.


Homenagem ao Dr. José Helvécio de Souza


Em 1946, José Salvador Silva chegou a Belo Horizonte para estudar no Colégio Anchieta. No primeiro dia de aula, ele conheceu o José Helvécio de Souza e, a partir deste dia, tornaram-se amigos para a vida toda. A amizade que começou há 72 anos se transformou em um elo. Não conseguiríamos imaginar a nossa família sem o tio Helvécio e a tia Wandira. Para nós, filhos de Dr. Salvador e Dra. Norma, foi um privilégio crescermos com esse exemplo de união e companheirismo. 

Com o Dr. Salvador, Dr. Helvécio acreditou no sonho de se construir um Hospital que levasse atendimento de excelência e qualidade à população. E, desde o primeiro tijolo construído do Mater Dei, no bairro Santo Agostinho, faz parte da história do hospital. Dr. José Helvécio sonhou junto, viu o Hospital Mater Dei nascer, crescer e se transformar em uma Rede de Saúde. Durante 38 anos foi nosso Diretor Administrativo. A sensibilidade em ouvir e entender o outro sempre foi a sua marca registrada. Sua voz calma, serenidade, empatia e bom humor fizeram com que, quem o conheceu e com ele trabalhou, se sinta honrado em ter tido Dr. Helvécio como um mestre.

Como diretor do Hospital, Dr. Helvécio deixava a porta de sua sala aberta para quem quer que desejasse sugerir ou fazer alguma crítica do atendimento. Ele costumava comparar esses momentos a um copo de água cheio. O que ele sempre fazia era ouvir e deixar a pessoa esvaziar o copo para que não transbordasse. Acho que a maioria de vocês neste auditório já deve ter ouvido essa história. E com certeza tem várias histórias dele para contar. Hoje, pedimos que multipliquem entre suas equipes, suas famílias e amigos os ensinamentos do Dr. Helvécio.

Estamos nos despedindo de um grande pai, um grande marido, um grande avô, um grande tio, um grande profissional, um grande amigo... um grande homem. Dr. Helvécio, a nossa eterna gratidão. Ele não existiu apenas. Ele viveu intensamente e sempre viverá entre nós. De onde ele está certamente cuida de nós e ilumina os novos caminhos. No dizer de Guimarães Rosa, ele encantou e é hoje uma das estrelas mais brilhantes na constelação celeste."

Publicado em: 14/12/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados natal celebração 2019

Posts Relacionados

14 Dezembro 2018

Natal 2018 - 2º Dia

Foi realizado, no dia 14 de dezembro, o segundo dia do evento de Confraternização de Natal da Rede Mater Dei de Saúde, no Centro de Convenções do Mater Dei Contorno.
13 Dezembro 2017

Confraternização de Natal 2017

A Rede Mater Dei de Saúde iniciou as celebrações de natal na última terça-feira, 12 de dezembro. A Vice-Presidente Assistencial Operacional e Diretora Clínica, Márcia Salvador Géo, fez o discurso do evento, em nome de toda a diretoria da Rede Mater Dei de...
18 Dezembro 2017

Mater Dei comemora 2º dia de...

Foi realizado, no dia 15 de dezembro, o segundo dia do evento de Confraternização de Natal da Instituição. O Centro de Convenções do Mater Dei Contorno recebeu colaboradores e membros do Corpo Clínico da Rede.