Médico do Mater Dei participa de Congresso Mundial de Osteoporose - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Médico da equipe de Densitometria Óssea do Mater Dei participa de Congresso Mundial de Osteoporose

Médico da equipe de Densitometria Óssea do Mater Dei participa de Congresso Mundial de Osteoporose

O coordenador do Serviço de Densitometria Óssea da Rede Mater Dei de Saúde e médico ginecologista com área de atuação em osteometabolismo, Bruno Muzzi Camargos, representou a equipe de Densitometria do Hospital, no Congresso Mundial de Osteoporose. 

O evento aconteceu entre os dias 19 e 22 de abril, na cidade de Cracóvia, na Polônia, e foi organizado pela International Osteoporosis Foundation. O congresso é considerado o maior da área em público e produção cientí

fica.  Este ano o evento reuniu cerca de 3.965 médicos de diferentes especialidades e nacionalidades.

Bruno Muzzi participou da grade científica do congresso em dois simpósios não-patrocinados. O primeiro organizado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), e o segundo organizado pela Associação Colombiana de Metabolismo Ósteo-Mineral (ACOMM).

O simpósio FEBRASGO abordou a osteoporose feminina, da gestação à senilidade. Participaram também da atividade a atual Presidente da Comissão Nacional de Osteoporose da FEBRASGO e professora livre-docente da Universidade Federal de Campinas, Dra. Adriana Orcesi Pedro, além do professor-doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Dr. Ben-Hur Albergaria. Os três especialistas foram os únicos brasileiros que atuaram como palestrantes no Congresso.

Representantes da Argentina, Peru e Colômbia compuseram uma outra sessão conjunta que foi coordenada pelo médico Bruno Muzzi. O conteúdo da atividade abordou a maior incidência de fraturas por fragilidade verificada em portadores de Diabetes Mellitus Tipo 2.

Dr. Muzzi explica que a combinação de fatores de risco como irregularidade menstrual e a prática de esportes com carga exaustiva de treinamento, pode expor a mulher ao risco de desenvolver mais precocemente a osteoporose. “Essa associação é mais provável de ocorrer em ciclistas, nadadoras e maratonistas com excesso de treinamento.  Já o Diabetes Mellitus Tipo 2, a forma da doença que não é dependente de insulina, aumenta consideravelmente o risco de fraturas espontâneas, mesmo em pacientes sem o diagnóstico formal de osteoporose que normalmente é feito pelo exame de densitometria óssea da coluna lombar, fêmur e/ou antebraço”, esclarece. 

Segundo o especialista, a mudança nos hábitos de vida tem enfraquecido os ossos e aumentado a taxa de fraturas espontâneas. “Essa mudança está relacionada tanto ao excesso quanto à falta do exercício físico regular. Por isso, é importante estar atento aos sinais precoces de perda óssea que podem ser precocemente identificadas e, pacientes submetidos à densitometria óssea. O exame identifica pequenas variações e alerta para uma eventual perda de cálcio superior esperado para a idade do paciente“, salienta o médico.
 

Atendimento na Rede Mater Dei de Saúde

A Rede conta com especialistas certificados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e pela International Society for Clinical Densitometry. O Serviço de Densitometria Óssea está presente no Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Contorno. Os exames são realizados por médicos especializados e os laudos densitométricos entregues no mesmo dia, poupando tempo e garantindo maior rigor na aquisição e análise de dados.

Para agendar o exame, são disponibilizadas três opções:
Agendamento online
Telefone: (31) 3339-9800 
WhatsApp: 9.9821-8232

 


Publicado em: 09/05/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

04 Janeiro 2022

A equipe de cardiologia da Rede Mater...

O evento, que aconteceu virtualmente, foi uma grande oportunidade de discutir com os mais renomados cardiologistas de todo Brasil, os estudos científicos da subespecialidade de cardio-oncologia, baseado em estudos de casos clínicos atendidos pela Rede Mater Dei de...
10 Maio 2021

Diretor do Mater Dei Betim-Contagem...

O médico e diretor-geral do Mater Dei Betim-Contagem, André Costa, participou como moderador e palestrante no 1º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na COVID-19.
09 Maio 2017

Endoscopista do Mater Dei Contorno...

Coordenador do Serviço de Endoscopia Digestiva do Mater Dei Contorno, Vitor Arantes, participa do Congresso Americano de Doenças Digestivas, Digestive Disease Week (DDW),na cidade de Chicago (EUA).