A terapia nutricional nos hospitais - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » A importância da terapia nutricional nos hospitais

A importância da terapia nutricional nos hospitais

A terapia nutricional é um conjunto de medidas terapêuticas que visa a melhora do estado nutricional do paciente.  De acordo com o médico gastroenterologista e nutrólogo da Rede Mater Dei, Juliano Antunes, a presença de uma Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), é obrigatória nas instituições hospitalares que possuem o processo de manipulação, preparo e administração de Terapia Nutricional.

O médico explica que a missão da EMNT é instituir medidas que tratem ou minimizem os efeitos danosos da desnutrição, desde a sua detecção precoce e identificação de fatores de risco. “É de fundamental importância que o paciente esteja em adequadas condições nutricionais para que haja o sucesso das intervenções terapêuticas medicamentosas e cirúrgicas destinadas a melhoria das condições de vida”, ressalta Juliano Antunes.

Entre as atribuições da EMTN estão o preparo individualizado das refeições, a adequação de dieta de acordo com as necessidades de cada paciente e a utilização de suplementações alimentares e de vias alimentares específicas para infusão de dietas (sondas enterais ou por via venosa). 

Discussão científica
Com o objetivo de discutir a interdisciplinaridade na terapia nutricional, o Mater Dei sediou entre os dias 23 e 24 de março, o I Simpósio de Terapia Nutricional Hospitalar de Minas Gerais. O evento pioneiro foi promovido pela Equipe de Terapia Nutricional Avançada (ETERNA) em associação com o Centro Avançado no Tratamento de Feridas, ambos atuantes na Rede. O Simpósio contou ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (BRASPEN-SBNPE). 

Publicado em: 27/03/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

19 Novembro 2018

Mater Dei Betim-Contagem já tem data...

O Hospital irá oferecer para a população de Betim, Contagem e as demais cidades que fazem parte da região Oeste de Minas Gerais, a cultura do atendimento personalizado e diferenciado, que faz parte da Rede Mater Dei de Saúde.
10 Janeiro 2019

Estrutura moderna e diferenciada

Localizado no Mater Dei Contorno, o serviço de Hemodiálise da Rede realiza atendimento personalizado aos pacientes com insuficiência renal.
27 Dezembro 2017

Mater Dei capacita residentes do...

Foram utilizados simuladores “caixa preta” de endoscopia ginecológica, para aprimoramento de habilidades com pinças de videolaparoscopia e para realização de suturas.