Mater Dei Contorno é acreditado pela JCI - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Mater Dei Contorno é acreditado pela JCI

O Mater Dei Contorno é o primeiro hospital de Minas Gerais a receber a acreditação da Joint Commission International – JCI e está entre os 28 hospitais do Brasil com a certificação. O Hospital está em seu segundo ano de funcionamento e já figura entre o seleto grupo dos hospitais com acreditação internacional. 

Voltada para área assistencial, a JCI avalia desde a entrada do paciente no hospital, passando pelo atendimento até à alta, comparando a conformidade das práticas do hospital, com as diferentes normas acreditadoras. Atualmente, o foco principal são a Segurança Assistencial e a Segurança do Ambiente físico para todos os membros da comunidade hospitalar. A avaliação foi feita por dois avaliadores brasileiros (uma médica e um administrador) e uma avaliadora americana (enfermeira), sendo válida por três anos, período em que o Hospital fica permanentemente monitorado.

O processo de preparação para acreditação no Mater Dei Contorno começou em fevereiro de 2015 e foi finalizado com a avaliação para a acreditação pela JCI entre os dias 16 e 20 de maio deste ano. Foram exatos dezesseis meses, desde o ponto zero até a acreditação final. A JCI é uma das melhores acreditações de atendimento médico global, com grande foco na melhoria do cuidado e a segurança assistencial do paciente, razão maior de ser do Mater Dei. Cerca de 80% dos requisitos referem-se a estes dois tópicos.

Para as adequações aos processos do Manual JCI, o Mater Dei Contorno envolveu todos os colaboradores das áreas assistencial, operacional e administrativa, equipe de enfermagem e todo o corpo clínico em treinamentos e capacitações para o cumprimento das metas. Durante o processo, o hospital passou por avaliações diagnóstica e educativa simulada e, ainda, foi avaliado em 1156 requisitos, distribuídos em 14 categorias: Metas Internacionais de Segurança do Paciente; Acesso a cuidados e continuidade dos cuidados; Direitos dos pacientes e familiares; Avaliação dos pacientes; Cuidados dos pacientes; Anestesia e Cuidados Cirúrgicos; Gerenciamento e uso de medicamentos; Educação de pacientes e familiares; Melhoria da qualidade e segurança do paciente; Prevenção e controle de infecções; Governança, liderança e direção; Gerenciamento e segurança da instalação; Educação e Qualificações profissionais e Gerenciamento de informações. A JCI tem apenas dois status: “acreditado” e “não-acreditado”. O Mater Dei teve apenas 16 requisitos avaliados como parcialmente conformes (PC). No mundo, os hospitais acreditados nos últimos 24 meses, apresentaram em média 25 requisitos “NC” ou “PC”.
 
“Tivemos muito orgulho porque o trabalho envolveu toda a Rede, colaboradores e gestores do Mater Dei Contorno e também do Mater Dei Santo Agostinho. Num resultado que coroou o esforço e a consistência na preparação do hospital, tivemos zero não-conformidades (NC) em todos os 1156 requisitos avaliados. Essa Acreditação reafirma ainda mais nosso compromisso com a qualidade pela vida”, disse o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador. Ele reforça o papel de quem trabalha na Rede. “O grande diferencial do Mater Dei é o compromisso das pessoas que aqui atuam. Elas são os grandes responsáveis pelo atendimento diferenciado, humanizado e personalizado aos nossos clientes”, conclui o presidente. 

A vice-presidente operacional, assistencial e diretora clínica da Rede Mater de Saúde, Márcia Salvador, fala como é ter o Mater Dei Contorno como o primeiro de Minas Gerais com a aprovação da JCI. “Para nós é motivo de muita satisfação alcançar uma acreditação como a JCI que avalia os melhores Hospitais do mundo. A aprovação dos nossos processos assistenciais confirma a nossa linha de atuação de ter sempre o paciente no centro do cuidado. O sentimento é que estamos cumprindo a nossa missão de oferecer atendimento em saúde com acolhimento, qualidade e segurança e correspondendo às expectativas dos nossos clientes. Parabéns a todas as equipes”, finaliza Márcia Salvador.  

Sobre a JCI
A Joint Commission International - JCI identifica, mede e compartilha as melhores práticas de qualidade e segurança do paciente com o mundo. É o mais antigo órgão de acreditação e definição de padrões de atendimento médico dos Estados Unidos, que avalia mais de 20 mil instituições e as inspira na busca da excelência do atendimento seguro e eficiente.

Fundada em 1994, a JCI já chegou a mais de 90 países e conta com uma equipe bem treinada de avaliadores e consultores de acreditação internacionais. A missão da JCI é melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados médicos na comunidade internacional por meio da prestação de serviços de educação, publicação, consultoria e avaliação. Essa acreditação garante que os padrões, treinamentos e processos usados pela JCI para avaliar o desempenho de instituição de saúde atendem aos mais altos padrões internacionais de referência para entidades de acreditação. A JCI tem o compromisso de acompanhar a dinâmica do atendimento médico global, ao mesmo tempo em que se mantém o detentor de seu padrão Gold Seal of Approval® reconhecido universalmente.


Publicado em: 22/06/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados JCI acreditação Mater Dei Contorno

Posts Relacionados

03 Junho 2019

Mater Dei é reacreditado pela JCI

A reacreditação confirma a missão que nos rege há 39 anos: “Compromisso com a Qualidade pela Vida”.
19 Outubro 2017

Mater Dei é validado como Centro de...

A Rede Mater Dei de Saúde acaba de ser certificada, em avaliação ocorrida hoje (19.10), pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) como Centro de Excelência no Controle e Prevenção do Tromboembolismo Venoso.
17 Janeiro 2019

Mater Dei Betim-Contagem

Novo Hospital da Rede Mater Dei de Saúde traz atendimento de qualidade para o oeste de Minas. Será inaugurado em 19 de janeiro de 2019, a partir das 7h.