Capacitação de residentes do Mater Dei - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Mater Dei capacita residentes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia

Mater Dei capacita residentes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia

No intuito de complementar a formação dos residentes na área de ginecologia e obstetrícia, a Rede Mater Dei de Saúde realizou no dia 12 de dezembro um treinamento em desenvolvimento de habilidades cirúrgicas. A capacitação foi ministrada pelos médicos Claudia Laranjeira, Cassiano Moreira, Agnaldo Lopes e Daniela Saito e teve a participação de 15 residentes da Rede.

Foram utilizados simuladores “caixa preta” de endoscopia ginecológica, para aprimoramento de habilidades com pinças de videolaparoscopia e para realização de suturas. “O treinamento em caixas pretas simula a cirurgia, pois o aluno é capaz de usar as pinças de videolaparoscopia, sob a visão da câmera, como acontece na cirurgia endoscópica ginecológica. A habilidade de operar com a visão espelhada é o treinamento que o cirurgião precisa nestes procedimentos”, explica a coordenadora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Rede, Claudia Laranjeira. 

 A médica ainda ressalta que o jovem médico para completar sua formação nos programas de residência deve adquirir e consolidar conhecimento científico, assistir procedimentos cirúrgicos (ver e rever), auxiliar nas cirurgias sob supervisão para que dessa forma esteja apto a realizar os procedimentos.   

Publicado em: 27/12/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

08 Novembro 2017

Inovação no tratamento do câncer...

Primeira cirurgia onco-ginecológica robótica é realizada na Rede Mater Dei de Saúde.
18 Janeiro 2019

​Solenidade marca inauguração do...

Cerca de mil pessoas estiveram presentes, dentre elas representantes do governo, empresas, corpo clínico e operadoras de planos de saúde parceiras. O evento simbolizou o início das atividades do Mater Dei Betim-Contagem
19 Setembro 2016

Revista da Sociedade Europeia...

European Journal of Gynaecological Oncology publica artigo escrito pelos ginecologistas da Rede Mater Dei de Saúde Sálua Calil e João Oscar Falcão Júnior.