Integração do cuidado para combater o câncer - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Integração do cuidado para combater o câncer

Henrique Moraes Salvador Silva
Presidente da Rede Mater Dei de Saúde


O câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. A doença registrou um aumento de 20% de incidência nos últimos dez anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O dado refere-se a índices mundiais. 

Diversas iniciativas são realizadas para despertar atenção e estimular a prevenção do câncer por meio da informação. Em 8 de abril, comemoramos o Dia Mundial do Combate ao Câncer. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde, tem como objetivo trazer a discussão e conscientização sobre a doença, cuja incidência vem aumentando cada vez mais. Campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer são muito importantes para que as pessoas tenham informação e fiquem atentas aos sintomas e sinais e busquem o tratamento o mais rápido possível. Para 2018, a estimativa do INCA é de 600 mil novos casos, sendo que os tipos mais frequentes serão os cânceres de próstata, com 68.220 novos casos em homens e mama em mulheres, com 59.700 novos casos. Além deles, outros tipos também terão alta incidência, como cólon e reto, (36.360), pulmão (31.270), estômago (21.290), colo do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.320), leucemias (10.800) e esôfago (10.970).

Felizmente, acompanhando os altos índices está a evolução da medicina em encontrar o adequado tratamento para cada tipo de câncer. Avanços na área de medicina diagnóstica, por exemplo, possibilitam o diagnóstico cada vez mais eficaz e precoce, possibilitando o início mais rápido do tratamento, de forma que seja assertivo. Concomitante, a possibilidade de cirurgias com tecnologias modernas traz uma nova esperança.
 
Também por isso, cada vez mais as instituições de saúde devem se preparar e olhar de forma holística para este paciente. Na Rede Mater Dei de Saúde, por exemplo, já tínhamos um serviço estruturado, o Centro de Oncologia. Com esse novo olhar inauguramos o Hospital Integrado do Câncer (HIC). Assim, oferecemos ao paciente e seus familiares acolhimento e tratamento diferenciado com todos os recursos da Rede, a fim de garantir a segurança, agilidade e conforto, facilitando os fluxos para melhor desfecho assistencial. Além de um parque completo de diagnóstico no mesmo espaço, diminuindo a necessidade de deslocamento para exames, e serviços como quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e centro cirúrgico. 

Localizado no Mater Dei Contorno, o HIC celebra dois anos de atuação em 18 de abril. O foco é o paciente no centro do cuidado, de forma a proporcionar diagnóstico rápido, facilidade e recursos tecnológicos avançados e, principalmente, assistência completa para todas as etapas do tratamento com individualização e humanização de todo o planejamento terapêutico. Os resultados e as taxas de sucesso que nossos pacientes conseguiram neste período demonstram que estamos no caminho certo. Para cada um, uma abordagem diferente com profissionais específicos do nosso corpo clínico que atuam em conjunto.

Os hospitais hoje não podem mais ser locais em que o paciente busca somente quando se está doente, mas sim espaços para estimular a promoção da saúde. Por isso a integração do cuidado multidisciplinar é uma oportunidade que as instituições têm de estruturar todos os serviços em benefício da saúde do paciente. Ao fazerem isso, abrem caminho para ampliar o cuidado, já que possibilitam chamar atenção para o interesse em se prevenir e buscar o tratamento mais adequado para vencer essa epidemia do câncer.

Reproduzido conforme original do Jornal Estado de Minas (página 11 - caderno de Economia - 08.04.18)

Publicado em: 12/04/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

18 Novembro 2016

Novembro Azul: Hospital Integrado do...

Novembro é o mês dedicado aos alertas sobre a importância dos cuidados da saúde masculina, a fim de melhorar a qualidade de vida dos homens.
24 Abril 2018

Hospital Integrado do Câncer celebra...

Local é caracterizado por equipe multidisciplinar e também pela humanização. Estrutura conta com vários recursos tecnológicos para atender melhor
04 Fevereiro 2019

Imunoterapia e câncer

Um novo tratamento tem ganhado grande relevância na oncologia, a imunoterapia. Além de ajudar diretamente o sistema de defesa do corpo humano, o tratamento atua em vias anômalas, que causam a progressão do câncer.