Inovação no tratamento do câncer ginecológico - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Inovação no tratamento do câncer ginecológico

Inovação no tratamento do câncer ginecológico

Primeira cirurgia onco-ginecológica robótica é realizada na Rede Mater Dei de Saúde


A Rede Mater Dei de Saúde realizou a primeira cirurgia onco-ginecológica de Minas Gerais utilizando o robô Da Vinci Xi. O sistema cirúrgico, que é o mais moderno do segmento, integra desde agosto o parque tecnológico da Rede Mater Dei de Saúde.

Para realizar o procedimento cirúrgico foi utilizado o recurso tecnológico Firefly incorporado ao sistema Da Vinci Xi. A tecnologia aprimora as imagens em tempo real e, junto com mapeamento fluorométrico com indocyanina verde (ICG), permite que os cirurgiões tenham uma visão privilegiada e avaliem com maior precisão a anatomia de vasos e estruturas do corpo humano. Além disso, o sistema cirúrgico robótico Da Vinci Xi também possibilita a biópsia de linfonodo sentinela com idocianina verde seja feita paralelamente à cirurgia.

Segundo o coordenador do Serviço de Ginecologia Oncológica da Rede Mater Dei de Saúde, Agnaldo Lopes, o linfonodo sentinela (LNS) representa o primeiro linfonodo ou grupo de linfonodos que recebem a drenagem linfática proveniente do tumor. O tratamento cirúrgico da doença consiste na remoção do tumor primário e dos linfonodos regionais afetados. “Como a morbidade da linfadenectomia regional é alta, a biópsia do linfonodo sentinela é uma técnica com potencial de estadiamento adequado que tem a menor taxa de mortalidade”, explica o especialista. 

Tradicionalmente, a histerectomia é realizada via abdominal (com corte vertical no abdome). Porém, a via de sua realização mudou substancialmente nas últimas duas décadas com o advento da laparoscopia e, posteriormente, da cirurgia robótica. No caso do câncer do colo do útero, vários estudos já sugeriram equivalência e também menores taxas de complicações. 

O médico ressalta que a aceitação dos pacientes para cirurgia minimamente invasiva é alta devido ao menor tempo de internação, recuperação e retorno rápido às atividades profissionais. “Entre as principais vantagens da plataforma robótica estão a visão tridimensional com alta definição, câmera fixa, maior mobilidade das pinças e movimentos, maior número de instrumentos sob controle do cirurgião, ausência de tremor, menor curva de aprendizado e tornar factível a cirurgia completa minimamente invasiva em pacientes muito obesas”, explica Agnaldo Lopes. 

RESPONSÁVEL:
Agnaldo Lopes da Silva Filho

Coordenador do Serviço de Ginecologia Oncológica da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 29239

Publicado em: 08/11/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

21 Novembro 2019

Campanha Mater Dei na luta contra o...

A Campanha tem como objetivo disponibilizar assistência médica e exames para diagnóstico precoce de câncer de mama e de próstata para pessoas que não possuem plano de saúde
26 Dezembro 2017

​Mater Dei alcança maior percentual...

No sentido de ampliar e fortalecer as ações de estímulo ao parto normal e humanizado, a Rede Mater Dei de Saúde participa, desde de 2014, do projeto Parto Adequado.
29 Julho 2019

Aprovados para a 2ª etapa - Estágio...

Confira a relação dos candidatos classificados para a entrevista que corresponde à segunda etapa do Processo Seletivo de Estágio “Não obrigatório” para acadêmicos de medicina