​Inovação no tratamento da incontinência fecal - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » ​Inovação no tratamento da incontinência fecal

​Inovação no tratamento da incontinência fecal

Cirurgia moderna para correção da incontinência fecal é realizada na Rede Mater Dei


Foi realizado na Rede Mater Dei de Saúde o primeiro implante de neuroestimulador sacral para tratamento da incontinência fecal. A cirurgia foi realizada pela médica Kelly Buzatti com auxílio do médico Rodrigo Gomes, membros da equipe de Coloproctologia da Rede e responsáveis pelo Núcleo do Assoalho Pélvico - Incontinência Fecal do Mais Saúde Mater Dei. A especialista Luciana Marzan, do Rio de Janeiro, também auxiliou os médicos durante o procedimento. Para se capacitar e aprimorar suas técnicas, Kelly realizou o seu doutorado na área, além de ter participado de um treinamento específico em Coimbra, Portugal, e acompanhado diversas cirurgias em Aarhus, na Dinamarca.

A neuromodulação sacral consiste na implantação de um eletrodo próximo aos nervos sacrais, onde os estímulos elétricos permitem que o paciente recupere a sensibilidade e função do esfíncter anal, assegurando o controle da eliminação de gases e fezes. “A cirurgia é minimamente invasiva, ocorre apenas sob anestesia local e leve sedação, o que contribui para que o paciente possa receber alta no mesmo dia em que o procedimento for realizado. Essa técnica também permite que seja realizado um teste para avaliação do resultado antes da implantação do neuroestimulador”, explica Kelly Buzatti.

Para certificar a eficácia da cirurgia, utiliza-se a radioscopia, um controle radiológico, e a comunicação com o paciente durante o procedimento para o melhor posicionamento do eletrodo. Segundo a médica, essa técnica é considerada como opção de primeira linha no tratamento cirúrgico da incontinência fecal devido aos altos índices de melhora dos sintomas e deve ser oferecida aos pacientes que não obtiveram resultado com o tratamento clínico. “Após a colocação do eletrodo, alguns estudos mostram que até 90% dos pacientes apresentaram melhora dos sintomas relacionados à incontinência fecal, resultando em melhora da qualidade de vida. Além disso, há relato também da melhora da incontinência urinária, que em muitos casos coexiste com a incontinência fecal”, enfatiza.
 

Núcleo do Assoalho Pélvico - Incontinência Fecal

Atendimentos às terças-feiras e quintas-feiras.
Agende a sua consulta: (31) 3339-9595
 

Horário da coloproctologia nos prontos-socorros da Rede: acesse materdei.com.br



RESPONSÁVEL:
Kelly Cristine de Lacerda R. Buzatti
CRM-MG: 45882
Coloproctologista

Publicado em: 28/06/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

11 Março 2019

Novo Centro de Infusão

Localizado no Mais Saúde Mater Dei, trata-se de um centro de terapia assistida destinada a pacientes que necessitam de tratamento mediante medicação intravenosa, intramuscular ou subcutânea, que age em pontos específicos do sistema imunológico.
31 Julho 2017

Inovação no tratamento do câncer...

Cirurgia inédita para o tratamento de câncer coloanal é realizada no Mater Dei
09 Agosto 2016

Mais Saúde Mater Dei inicia...

A Artrite Reumatoide é uma doença que, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, a qualidade de vida e as funções motoras podem ser totalmente preservadas