Exame de eletroneuromiografia - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Exame de eletroneuromiografia

A Rede Mater Dei de Saúde, por meio da Medicina Diagnóstica, oferece um novo exame para pacientes internados e eletivos: a eletroneuromiografia (ENMG). Trata-se de um procedimento complementar, que consiste em avaliar os nervos periféricos, os músculos e, indiretamente, o sistema nervoso central. É frequentemente indicado na avaliação de fraquezas, atrofia muscular, dor cervical e lombar, além de sintomas sensitivos como dormências, formigamentos e queimação. 

O exame é realizado por um médico neurologista especializado. Para solicitar para pacientes internados, a prescrição é feita por meio do sistema MV e o exame é realizado preferencialmente na Unidade Diagnóstico, na avenida Barbacena 1033. Para demais pacientes, deve ser feita a prescrição eletiva e orientar para as formas de agendamento disponibilizadas: por meio da Central de Marcação de Exames, no telefone (31) 3339-9800 e também pelo whatsapp, pelo número (31) 9.9821-8232. 

O ENMG utiliza um estímulo elétrico de baixa intensidade que é captado na superfície da pele, seguido de avaliação da atividade muscular por meio de eletrodo descartável que é inserido superficialmente no músculo. As respostas detectadas após os estímulos são registradas como atividades elétricas e exibidas em um monitor sob a forma de ondas. 

 O tempo gasto durante o procedimento é em torno de 30 a 80 minutos, dependo da complexidade do caso e das partes do corpo a serem avaliadas. As contra-indicações relativas ao exame, devem ser avaliadas individualmente pelo médico executante do procedimento. 

No dia do exame os membros a serem analisados deverão estar aquecidos, com uso de meias, casaco, etc.  Para realizar o ENMG o paciente deve ser orientado a não utilizar cosméticos como, por exemplo, cremes ou loções oleosas na área que será utilizada para o exame. Recomenda-se também, levar short em caso de exame dos membros inferiores e camisa (manga curta) em caso de exame dos membros superiores.

Publicado em: 20/06/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

20 Outubro 2016

Rede Mater Dei de Saúde oferece...

O Dia Mundial da Osteoporose, comemorado em 20 de outubro, chama atenção para o problema que atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil.
06 Fevereiro 2017

Densitometria: tecnologia e inovação...

Histórico de fraturas (e quedas), histórico familiar, tabagismo e idade. Esses podem ser alguns fatores de risco da osteoporose.
11 Abril 2018

​Check-in online otimiza realização...

A Rede Mater Dei de Saúde agora oferece mais uma facilidade para seus pacientes: o Check-in on-line. A nova ferramenta tem como objetivo agilizar o cadastro, reduzir o tempo de espera na recepção e otimizar a chegada do paciente até a sala de realização e exames.