Evento discute o tratamento de sintomas físicos inexplicados - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Evento discute o tratamento de sintomas físicos inexplicados

Evento discute o tratamento de sintomas físicos inexplicados

No dia 10 de setembro, das 8h às 12h30 acontece o IV Simpósio de Psiquiatria de Ligação da Rede Mater Dei de Saúde, no Centro de Convenções Dr. José Helvécio de Souza, no Mater Dei Santo Agostinho. Este ano, será abordado o tratamento de sintomas físicos inexplicados, discutindo o diagnóstico e o tratamento de síndromes funcionais. O Simpósio envolve médicos de diferentes especialidades além da psiquiatria, como a neurologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia e anestesiologia. O objetivo é promover o constante diálogo e troca de informações essenciais para o tratamento multidisciplinar exigido pela medicina moderna.

Sobre o tema, o coordenador da Psiquiatria de Ligação da Rede Mater Dei de Saúde, Rodrigo de Almeida Ferreira, conta que “muitas pessoas já procuraram atendimento médico para o esclarecimento de um sintoma físico e não encontraram uma resposta. Isso ocorre porque boa parte desses sintomas é provocada pelas chamadas síndromes funcionais. Elas são estudadas no campo da medicina conhecido como psicossomática”. 

São exemplos de síndromes funcionais a fibromialgia, a síndrome do intestino irritável, a pseudocrise convulsiva, a dor crônica e a dispepsia funcional. De acordo com o médico, “dados revelam uma prevalência de síndromes funcionais de 38% em determinadas populações, levando a incapacitação significativa. Mesmo após extensa investigação médica, em até 84% dos casos não é possível identificar uma causa física para os sintomas. As causas envolvem, além de fatores físicos, fatores psicológicos, como personalidade, depressão, ansiedade e fatores ambientais, como estresse, sedentarismo e traumas”. Dessa forma, “a psicossomática estuda a influência dos fatores citados sobre o aparecimento de doenças físicas. A psiquiatria de ligação utiliza as ferramentas fornecidas pela psicossomática para ajudar as outras especialidades médicas a entender o aparecimento das síndromes funcionais e fazer seu tratamento”, esclarece o psiquiatra Rodrigo. 

O evento é direcionado aos médicos de diversas especialidades, profissionais e acadêmicos de medicina, psicologia, enfermagem e de outras áreas da saúde. 

Inscrição: 
Acadêmicos e residentes: R$ 40,00 - Profissionais: R$ 80,00
Conta-corrente para depósito: Credicom (756) – Ag. 4027 – 288951123
Depois que fizer o depósito, envie um e-mail para [email protected], com o seu nome completo e comprovante de pagamento da taxa de inscrição

Confira a programação:
8h as 9h - Conferência de abertura: Síndrome metabólica em doenças psiquiátricas – Paulo José R. Teixeira
Mesa Redonda 1: Dor - 9h as 10h30 
9h  - Aspectos gerais do tratamento do paciente com dor crônica – Ariel Feitas Q. Américo
9h30  - Uso de antidepressivos no tratamento da dor crônica – Rodrigo Barreto Huguet
9h50  - Manejo do paciente com abuso ou dependência de opioides – Antônio Augusto B. Alvim
10h10  - Discussão

10h30 as 10h50  - Coffee-break

Mesa Redonda 2: Doenças psicossomáticas 10h50 às 12h30 
10h50  - Pseudocrise compulsiva – Philipe Marques da Cunha
11h10  - Abordagem do paciente com zumbido – Anna Paula Ávila
11h30  - Dispepsia funcional – Célia Coutto 
11h50  - Tratamento psiquiátrico em pacientes somatizadores – Mohamad Refei Saleh


RESPONSÁVEL:
Rodrigo de Almeida Ferreira
Coordenador da Psiquiatria de Ligação da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 45705


Publicado em: 10/08/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados psquiatria Simpósio Psicologia

Posts Relacionados

01 Julho 2016

Mater Dei discute avanços na...

Nos dias 24 e 25 de junho, aconteceu a Capacitação sobre Autismo: dos sinais de risco ao tratamento, no Centro de Convenções Dr. José Helvécio de Souza, no Mater Dei Santo Agostinho.
10 Agosto 2016

Evento discute o tratamento de sintomas...

No dia 10 de setembro, das 8h às 12h30 acontece o IV Simpósio de Psiquiatria de Ligação da Rede Mater Dei de Saúde, no Centro de Convenções Dr. José Helvécio de Souza, no Mater Dei Santo Agostinho.
18 Julho 2019

IV Simpósio de Uro-oncologia da Rede...

Com o objetivo de discutir e apresentar os mais recentes estudos da área, a Rede Mater Dei de Saúde realizou a 4ª edição do Simpósio de Uro-Oncologia. O evento, que aconteceu no dia 29 de junho, contou com palestras e mesas...