​Cirurgia no Tórax e os benefícios do Da Vinci Xi - REDE MATER DEI DE SAÚDE

​Cirurgia robótica no Tórax

O Serviço de Cirurgia Robótica da Rede Mater Dei de Saúde, inaugurado em agosto de 2017, cada vez mais vem ampliando sua atuação, oferecendo diversos benefícios para o paciente e o médico que utiliza. Uma das especialidades que utilizam o procedimento robótico é a Cirurgia Torácica, responsável pelo tratamento cirúrgico de pacientes que apresentam doenças nos pulmões e no tórax.
 
O desenvolvimento das cirurgias minimamente invasivas permitiu melhor abordagem na realização e tratamento das doenças dos pulmões e do tórax. “Elas possibilitam uma melhor condução de casos graves que antes não seriam nem mesmo abordados devido ao alto risco de uma toracotomia, ou seja, a abertura do tórax com o uso de afastador de costela convencional”, explica o coordenador do Serviço de Cirurgia Torácica da Rede,  Daniel Bonomi.
 
Cirurgias para Ressecção em Cunha, Segmentectomia pulmonar, Lobectomia pulmonar e Pneumonectomia são alguns dos procedimentos que podem ser realizados com o auxilio do robô. “Alguns benefícios associados às cirurgias minimamente invasivas são o menor tempo de internação, menor tempo utilizando o dreno torácico, menor perda de sangue, incisões cirúrgicas mais precisas e recuperação mais rápida e adequada. Com o robô, além desses, deve-se ressaltar as possibilidades de o cirurgião conseguir operar com qualidade de imagem HD e em 3D, sendo que a imagem pode ser ampliada em até 20 vezes. Os tremores fisiológicos são neutralizados pelo sistema robótico garantindo maior segurança na dissecção de vasos pulmonares”, destaca.
 
O médico ressalta que, com a utilização do robô, os benefícios são ainda maiores, tanto para o cirurgião quanto para o paciente. “O robô permite que o cirurgião do tórax tenha amplo domínio de tecidos e estruturas importantes que se localizam no tórax por meio de movimentos seguros. As pinças da cirurgia do tórax permitem sete graus de liberdade de movimento – o que não é possível em outra cirurgia minimamente invasiva, como nas por vídeolaparoscópicas. É como se a mão do cirurgião estivesse dentro do tórax. Esses benefícios agregam muita segurança ao procedimento cirúrgico, além de qualidade oncológica precisa na realização de linfadenectomias mediastinais radicais, ou seja, a capacidade do cirurgião “limpar” todos os gânglios pulmonares e mediastinais que possam ter envolvimento pelo câncer”, reforça o médico.
 

Diferenciais do Sistema Xi

A Rede Mater Dei de Saúde é a única instituição de Minas Gerais que possui o Robô Da Vinci Xi, o mais moderno sistema robótico atualmente. Ele permite uma mudança de alvo cirúrgico com facilidade e uso da indocianina verde, um contraste que permite a avaliação do funcionamento vascular, o que resulta em melhor execução do procedimento. Essa característica vem como avanço da versão anterior, o Sistema Si.
 
O bom resultado das cirurgias se dá, principalmente, pelo treinamento pelos quais os médicos precisam passar. Para operar no Da Vinci Xi, é necessária uma certificação que é obtida por meio de capacitações que duram mais de três meses, passando por simuladores do robô e provas práticas e teóricas, feitas pela empresa fabricante do sistema, a Intuitive. Ainda assim, após treinamento e certificação, os primeiros procedimentos devem ser supervisionados por um cirurgião já experiente com a robótica.
 

Clique aqui para ter mais informações sobre a Cirurgia Robótica ou entre em contato pelo telefone (31) 3339-9595 


RESPONSÁVEL:
Daniel Bonomi
Cirurgião torácico
CRM-MG: 38115


Publicado em: 06/09/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

06 Setembro 2018

​Cirurgia robótica no Tórax

Uma das especialidades que utilizam o procedimento robótico é a Cirurgia Torácica, responsável pelo tratamento cirúrgico de pacientes que apresentam doenças nos pulmões e no tórax.
17 Dezembro 2018

Primeira cirurgia de pieloplastia...

Mais um procedimento pioneiro em Minas Gerais foi realizado pela Rede Mater Dei de Saúde por meio do robô Da Vinci Xi.
16 Agosto 2018

​Coloproctologia ganha benefícios...

Importantes procedimentos podem ser realizados roboticamente pela coloproctologia, como a cirurgia de câncer de reto, linfadenectomia retroperitoneal (retirada de linfonodos), colectomia direita ou esquerda e anastomose (procedimento para emenda do intestino).