Cirurgia inédita para o tratamento de câncer coloanal é realizada no Mater Dei - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Inovação no tratamento do câncer coloanal

Cirurgia inédita para o tratamento de câncer coloanal é realizada no Mater Dei
 

A Equipe de Coloproctologia do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei realizou um procedimento cirúrgico utilizando técnica inovadora no mundo para o tratamento de câncer coloanal. Devido ao pioneirismo do procedimento, o vídeo da cirurgia foi publicado na Diseases of the Colon and Rectum, uma revista norte-americana de grande abrangência para o conhecimento científico na área de coloproctologia. 

“A técnica utilizada consistiu na dissecção do cólon que estava retraído e estenosado através do ânus, numa dissecção na direção pelve-abdome. Para isso, utilizamos um dispositivo descartável chamado GelPoint, disponível no Mater Dei. Com isso, o problema foi  corrigido e a anastomose coloanal foi refeita, acabando com o problema”, esclarece o coordenador de coloproctologia do Hospital Mater Dei Contorno, o médico Rodrigo Gomes.

O coloproctologista explica que ninguém havia tentado resolver o problema da estenose e retração da anastomose utilizando o dispositivo GelPoint e com o método de dissecção da pelve para o abdome, já que o tradicional seria do abdome, com laparotomia, para a pelve.

A publicação do vídeo da cirurgia em uma revista relevante para a área de coloproctologia reforça o compromisso da Rede Mater Dei de Saúde em proporcionar um cuidado maior e melhor, oferecendo assistência completa e de qualidade. “A publicação é importante porque valoriza o corpo clínico, mostrando que estamos na vanguarda do conhecimento, aplicando modernas técnicas de cirurgia minimamente invasiva e até inovando no conhecimento científico”, ressalta Rodrigo Gomes. 


RESPONSÁVEL:
Rodrigo Gomes
Coordenador da coloproctologia do Mater Dei Contorno

CRM: 28351

Publicado em: 31/07/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Oncologia Câncer Coloproctologia

Posts Relacionados

09 Agosto 2016

Reprodução Humana e a Oncofertilidade

A preservação da fertilidade em homens e mulheres é algo muito importante que deve ser, adequadamente, abordado pelos médicos especialistas e discutido com o paciente sobre suas possibilidades e também seus riscos

Hospital Integrado do Câncer Mater...

A última estimativa mundial, de 2012, indicou que o câncer de cólon e reto é o terceiro mais comum entre os homens, com 746 mil casos novos, e o segundo nas mulheres, com 614 mil casos novos.
18 Abril 2017

Um ano do Hospital Integrado do Câncer...

Tendo como foco o paciente no centro do cuidado, o Hospital Integrado do Câncer Mater Dei (HIC) celebra hoje, 18 de abril, 1 ano de atuação.