Cinco anos de atuação - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Cinco anos de atuação

Centro de Reprodução Humana Mater Dei resgata história da instituição e mantém tradição e referência na área

"Hoje, quatro anos e duas gestações depois, sou mãe de 3 crianças. Mais que realizada!” (A.C.). Esse é um dos depoimentos de pacientes do Centro de Reprodução Humana Mater Dei, que em agosto desse ano, comemora cinco anos de atuação.

O serviço reforça a vocação do Mater Dei na área de reprodução assistida.  Há 35 anos, a partir da orientação do médico José Salvador Silva, fundador do Hospital Mater Dei e atual presidente do Conselho de Administração, um grupo de médicos de Belo Horizonte foi estudar os avanços da Reprodução Humana em serviços de referência no exterior: Henrique Salvador, para a Alemanha, Ricardo Marinho, para a Inglaterra e Walter Pace para a França. “Essa é uma parte importante de nossa história. Após o retorno dos médicos ao Brasil, em 1989, nasceu o primeiro bebê de proveta de Minas Gerais, que teve sua fertilização realizada dentro do Mater Dei”, explica Renata Salvador Grande, diretora comercial da Rede e responsável pelo Centro.

Composto por uma equipe de referência na área, o serviço possui equipamentos modernos que atendem a tratamentos de alta complexidade. A coordenadora do Centro, a médica Rívia Lamaita, ressalta o diferencial “Ter uma sala de procedimentos exclusiva, dentro do ambiente cirúrgico, com acesso direto ao laboratório, permite a execução de todo tipo de técnica necessária para o sucesso no tratamento. Além de obedecer às normas de segurança recomendadas para o atendimento e oferecer mais atenção aos pacientes”, comenta a médica.

Atendimento integral
Ao longo destes cinco anos de existência e mais de 30 anos desde a primeira fertilização in vitro realizada no Mater Dei, a Rede investe em estrutura, atualização e capacitação da equipe, acompanhando a constante evolução da reprodução assistida, sem perder o foco de ter a humanização e o paciente no centro do cuidado. “Ao inauguramos o serviço com toda a qualidade técnica, assistencial e humanizada que o Mater Dei possui, mantivemos nossa tradição e complementamos a atuação de nossa Rede hospitalar atendendo de forma integral à família, desde o planejamento familiar, passando pela infância e chegando até a maturidade”, reforça Renata Salvador.

Qualidade técnica e assistencial
Para atender a todos da melhor maneira possível, o Centro de Reprodução do Mater Dei oferece para médicos e pacientes equipamentos modernos que atendem a tratamentos de alta complexidade, como o acompanhamento do desenvolvimento e seleção embrionária em tempo real (timelapse), laser para eclosão assistida e pesquisa genética dos embriões.

A reprodução assistida é indicada para os pacientes que não conseguiram engravidar após um ano de vida sexual ativa sem utilizar métodos contraceptivos. Um casal saudável, sem uso de método anticoncepcional, com uma frequência mensal de cerca de seis relações sexuais e, principalmente, mulheres de até 35 anos, apresentam cerca de 25% de chance de alcançar uma gravidez em cada ciclo menstrual. Após um ano de tentativa, 15 a 20% dos casais não alcançarão esse objetivo e permanecerão inférteis. Também é indicada para casais homoafetivos. 

Para pacientes oncológicos, o Centro tem suporte do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei para orientações sobre a eficiência de cada procedimento com especialistas - ginecologistas, embriologistas e urologistas - e escolha do método mais adequado para possível gravidez no futuro após remissão da doença, que possa ser executado em tempo hábil, sem prejudicar a saúde do paciente. 

Hoje, o Centro de Reprodução Humana do Mater Dei atua com todas essas técnicas de baixa e alta complexidade que possibilitam tratamentos específicos para quem deseja ter um filho, contando sempre com profissionais altamente qualificados e preparados. “Como já é de conhecimento de muitas pessoas, por mais que as tecnologias possibilitem que os avanços na área de reprodução assistida sejam frequentes, o procedimento de fertilização artificial pode ser desgastante e demorado. Todas as etapas e procedimentos referentes à reprodução humana são realizados integralmente pela equipe do Mater Dei, e o Centro foi criado justamente para oferecer um espaço específico para esse tipo de atendimento”, explica a médica.

O Centro de Reprodução Humana Mater Dei, está localizado no 2º andar do Mater Dei Santo Agostinho e oferece consultas eletivas também no ambulatório do Mater Dei Betim-Contagem.

Mais informações:
Telefone: (31) 3339-9495/9686
WhatsApp: (31) 9.9969-1507 
Ou clique aqui e saiba mais!

Publicado em: 01/08/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Maternidade

Posts Relacionados

27 Novembro 2016

Projeto Parto Adequado

O Mater Dei Santo Agostinho é um dos 21 hospitais que participam do Parto Adequado da ANS para identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento
15 Junho 2016

Transporte de amostras biológicas para...

Alguns tratamentos de fertilização in vitro geram um número maior de óvulos/embriões que, posteriormente, são congelados. Eles pertencem aos pacientes que realizaram o procedimento e são mantidos no Centro de Reprodução Humana por tempo indeterminado, desde...
11 Fevereiro 2019

Curso do Casal Grávido

As inscrições estão abertas! Ao longo de 2019 estão previstos nove cursos, que acontecerão entre março e novembro, sempre nas primeiras duas quartas-feiras do mês, das 19h às 22h.