Atendimento às vítimas de AVC na Rede Mater Dei de Saúde - REDE MATER DEI DE SAÚDE

​A importância da assistência especializada

Rede Mater Dei de Saúde investe em capacitações para atendimento às vítimas de AVC


O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, sendo a maior causa de morte e incapacidade funcional adquirida no Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que uma pessoa morre a cada seis segundos em decorrência desse problema e, para cada morte, pelo menos duas pessoas sobrevivem com sequela incapacitante. Porém, com atendimento adequado, em muitos casos, é possível mudar a história natural da doença, minimizando ou até mesmo revertendo esse quadro clínico tão grave.

Gustavo Daher, coordenador do Serviço de Neurologia do Mater Dei Contorno, chama atenção para o fato de que para que o atendimento ao AVC agudo seja efetivo, é necessário que haja um envolvimento e preparo de todos os profissionais da área. "A equipe deve trabalhar de forma eficiente, rápida e organizada. Essa eficiência só é atingida com capacitações frequentes que visem qualificar e uniformizar a assistência dentro do hospital", afirma o especialista.

Com o objetivo de garantir a melhor assistência às vítimas de AVC, o Serviço de Neurologia da Rede Mater Dei de Saúde investe constantemente em tecnologias e treinamentos para garantir rapidez no atendimento. Em junho deste ano foi realizado, no Mater Dei Contorno, uma capacitação do "Código A", nome dado à linha de cuidados institucional que abrange todas as condutas clínicas e administrativas necessárias para a melhor assistência ao paciente com o melhor desfecho clínico possível. Participaram do treinamento todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência direta à vítima de AVC no hospital (pronto-socorro, CTI e unidades de internação) e na assistência indireta (laboratório e setor de imagem).

A cada ciclo de treinamento é possível melhorar os indicadores de qualidade, tornando a triagem do AVC mais sensível e toda a assistência de urgência mais efetiva e eficiente. A capacitação recorrente é fundamental para garantir a melhor qualidade assistencial, reciclando os profissionais de saúde com as etapas da linha de cuidados e com o embasamento técnico para sua execução.

O neurologista explica que "como resultado do envolvimento das equipes nas capacitações, conseguimos atingir uma evolução neurológica extremamente positiva na maioria dos pacientes, com percentuais expressivos de recuperação funcional completa, redução de complicações clínicas relacionadas ao AVC e importante redução no tempo de internação".

RESPONSÁVEL:
Gustavo Daher
Coordenador do Serviço de Neurologia do Mater Dei Contorno
CRM-MG: 40745


Publicado em: 26/07/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

29 Setembro 2019

AVC e inteligência artificial

Saiba mais sobre o investimento pioneiro realizado pela Rede Mater Dei para atender com mais precisão e ampliar o tempo de recuperação do cérebro lesado de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral
29 Outubro 2019

Dia Mundial de Combate ao AVC

O AVC pode acarretar diversos problemas desde perdas de movimentos, incapacidade de falar, comprometimento da memória, até o óbito
28 Outubro 2016

Neurologia da Rede Mater Dei de Saúde...

O Serviço de Neurologia da Rede Mater Dei de Saúde destaca os esforços em treinamentos e os investimentos em melhorias e tecnologia para garantir a rapidez no atendimento à vítima de Acidente Vascular Cerebral – AVC.