A Rede Mater Dei de Saúde acaba de trazer, com exclusividade para Minas Gerais, o exame de triagem “Teste da Bochechinha”. A inovação, oferecida em parceria com a Mendelics, é baseada no Sequenciamento de Nova Geração (NGS) e possibilita analisar 253 genes para a identificação precoce de mais de 150 doenças raras tratáveis da primeira infância, muitas das quais não podem ser detectadas pelos métodos tradicionais de triagem neonatal.
O teste é realizado com uma simples amostra oral do DNA do bebê que pode ser coletada a partir do primeiro dia de vida. Para nós, da Mendelics, a parceria com uma maternidade de excelência que é líder em Minas Gerais nos mostra que estamos no caminho certo”, explica o presidente da Mendelics, David Schlesinger.
A coleta via SWAB oral é simples e não apresenta nenhum risco para o recém-nascido. “O teste pode ser realizado de forma simples, indolor, rápida e eficaz e permite a identificação precisa de diversas doenças genéticas tratáveis. Não deve substituir, mas sim complementar e ampliar o teste do pezinho”, explica a médica patologista e coordenadora do Laboratório de patologia Clínica da Rede Mater Dei de Saúde, Flávia Massote.
A coleta do DNA pode ser realizada nas duas unidades da Rede Mater Dei de Saúde, tanto no Mater Dei Santo Agostinho quanto no Mater Dei Contorno. Caso os pais optem por fazer a coleta logo depois do nascimento do bebê, a mesma pode ser realizada na própria maternidade do hospital, a partir do primeiro dia de vida, sem que seja necessário nenhum deslocamento. Para maior comodidade da família, a amostra de DNA também pode ser realizada por meio de coleta domiciliar, com o envio de kits de coleta.
Benefícios do exame:
Este post é sobre Cuidados com o bebê