​1º Dia: o próximo passo na evolução da triagem neonatal - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » 1º Dia: o próximo passo na evolução da triagem neonatal

1º Dia: o próximo passo na evolução da triagem neonatal

A Rede Mater Dei de Saúde acaba de trazer, com exclusividade para Minas Gerais, o exame de triagem “Primeiro Dia”. A inovação, oferecida em parceria com a Mendelics, é baseada no Sequenciamento de Nova Geração (NGS) e possibilita analisar 253 genes para a identificação precoce de mais de 150 doenças raras tratáveis da primeira infância, muitas das quais não podem ser detectadas pelos métodos tradicionais de triagem neonatal.
 
O teste é realizado com uma simples amostra oral do DNA do bebê que pode ser coletada a partir do primeiro dia de vida. Para nós, da Mendelics, a parceria com uma maternidade de excelência que é líder em Minas Gerais nos mostra que estamos no caminho certo”, explica o presidente da Mendelics, David Schlesinger. 

A coleta via SWAB oral é simples e não apresenta nenhum risco para o recém-nascido. “O teste pode ser realizado de forma simples, indolor, rápida e eficaz e permite a identificação precisa de diversas doenças genéticas tratáveis. Não deve substituir, mas sim complementar e ampliar o teste do pezinho”, explica a médica patologista e coordenadora do Laboratório de patologia Clínica da Rede Mater Dei de Saúde, Flávia Massote.
 
A coleta do DNA pode ser realizada nas duas unidades da Rede Mater Dei de Saúde, tanto no Mater Dei Santo Agostinho quanto no Mater Dei Contorno. Caso os pais optem por fazer a coleta logo depois do nascimento do bebê, a mesma pode ser realizada na própria maternidade do hospital, a partir do primeiro dia de vida, sem que seja necessário nenhum deslocamento. Para maior comodidade da família, a amostra de DNA também pode ser realizada por meio de coleta domiciliar, com o envio de kits de coleta. 
 
Benefícios do exame:

  1.  Complementa e amplia a triagem neonatal tradicional
  2. Coleta não invasiva, utilizando swab bucal
  3. Detecta mais de 150 doenças tratáveis
  4. Identifica doenças tratáveis sem alteração bioquímica
  5. Resultado em 14 a 21 dias
 
Sobre a Mendelics
Em parceria com a Rede Mater Dei de Saúde desde março de 2017, a Mendelics é o principal laboratório de análise genômica especializado em tecnologia de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) da América Latina. Técnica a qual permite diagnósticos precisos e personalização do tratamento para síndromes raras e doenças genéticas.
 
Em parceria com quem detém a tecnologia mais avançada no setor do Brasil, com a maior capacidade de sequenciamento da América Latina, a Rede Mater Dei de Saúde é a único local em Minas Gerais que oferece a triagem “Primeiro Dia” aos seus pacientes.

Confira todos os genes e doenças que podem ser diagnosticados no teste 1º Dia.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o serviço, envie-nos preenchendo o formulário abaixo:

Publicado em: 17/10/2017

Os campos marcados em vermelho são obrigatórios





Enviando Mensagem. Aguarde...
Verifique os campos de preenchimento obrigatórios
Obrigado. Sua solicitação foi enviada com sucesso!
Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Cuidados com o bebê

Termos relacionados Mendelics Maternidade Exame

Posts Relacionados

11 Abril 2018

​Check-in online otimiza realização...

A Rede Mater Dei de Saúde agora oferece mais uma facilidade para seus pacientes: o Check-in on-line. A nova ferramenta tem como objetivo agilizar o cadastro, reduzir o tempo de espera na recepção e otimizar a chegada do paciente até a sala de realização e exames.
11 Agosto 2017

​Hospitais se reúnem em Belo...

A Rede Mater Dei de Saúde sediou, nos dias 08 e 09 de agosto, mais uma Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP) da Fase 2 do Parto Adequado, destinada aos hospitais pioneiros no projeto e operadoras apoiadoras.
27 Novembro 2016

Projeto Parto Adequado

O Mater Dei Santo Agostinho é um dos 21 hospitais que participam do Parto Adequado da ANS para identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento