Parceria consolida referência no atendimento a pacientes com AVC - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Parceria consolida referência no atendimento a pacientes com AVC

Parceria consolida referência no atendimento a pacientes com AVC

A Rede Mater Dei de Saúde é referência no tratamento das patologias cardiológicas, neurológicas e neurovasculares e possui uma Unidade Cardiovascular - UCV  composta pelas Unidades Coronariana, de AVC e Pós-operatória. Inserida em uma estrutura hospitalar de alta complexidade, com atendimento multidisciplinar, a UCV enfatiza a constante busca em oferecer o que há de melhor em assistência médico-hospitalar. 

 

O Mater Dei Santo Agostinho e o Mater Dei Contorno firmaram uma parceria pioneira com a  Iniciativa Angels, que tem como objetivo aumentar o número de centros capacitados para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A iniciativa oferece aos hospitais consultoria e técnicas que visam mapear as oportunidades de melhoria, implementar novos protocolos e fornecer treinamentos para as diversas áreas envolvidas no atendimento do AVC. 

 

O AVC é a segunda causa de mortes no mundo e a principal causa de incapacidade no adulto. De acordo com dados da  Organização Mundial do AVC, uma em cada quatro pessoas terá essa condição ao longo da vida. O reconhecimento dos sinais do AVC e a busca imediata por atendimento médico podem salvar vidas e evitar sequelas graves, por isso, é de suma importância que os profissionais que recebem esses pacientes estejam muito bem treinados. 

Para serem certificados, os hospitais da Rede passaram por diversas etapas:  a equipe Angels fez uma visita diagnóstica para mapear o fluxo de atendimento do AVC em cada um dos hospitais da Rede; depois do relatório, foram escritos os protocolos com base nos guidelines  internacionais e organizado o fluxo de atendimento; os treinamentos foram iniciados com todas as equipes incluindo as assistenciais, médicos, administrativos e de apoio como recepção, portaria e higienização. Por fim, os hospitais foram avaliados durante seis meses por meio dos indicadores de desempenho. Os dois hospitais atingiram padrões internacionais de qualidade no atendimento de AVC. Os hospitais que concluem todas as etapas da Iniciativa Angels, recebem uma stroke bag  e a placa de finalização. A strokebag, ou mala de AVC, contém em um único lugar todas as medicações necessárias ao atendimento além dos documentos de suporte.  Isso assegura que todos os materiais, medicamentos e equipamentos necessários, estejam facilmente disponíveis, auxiliando na padronização do tratamento do paciente.

 

Mater Dei Contorno é o primeiro hospital privado de Belo Horizonte a receber a certificação “strokeready” 

O Hospital Mater Dei Contorno é um dos melhores hospitais Angels do mundo. O Angels Awards é uma premiação que acontece trimestralmente e certifica os melhores hospitais Angels do mundo a partir da avaliação dos indicadores de desempenho. Esse prêmio, chancelado pela World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC - WSO) e Sociedade Iberoamericana de Doença Cerebrovascular - SIECV, comprova que somos uma referência para o atendimento ao AVC. 

 

A Rede investe constantemente em tecnologias para fazer o diagnóstico e tratamento adequados para os pacientes acometidos pelo AVC.  O método de diagnóstico utiliza um software de inteligência artificial, o Rapid, que faz o processamento da imagem e ajuda na definição do melhor tratamento para o paciente acometido pelo AVC. Todo este suporte faz com que  os pacientes possam ser tratados numa janela estendida, ou seja, sem o software o paciente com AVC só poderia receber tratamento em até seis horas, mas com a tecnologia, se estende para até 24h após o início dos sintomas. Isso significa mais chance de salvar vidas e evitar sequelas. 
 

Software RAPID

O Rapid permite avaliação rápida, segura e precisa da área do cérebro que tem possibilidades de ser recuperada após uma desobstrução do fluxo. Com a aquisição do Rapid, a equipe tem condições de definir a área cerebral que está em sofrimento, mas que ainda se encontra na  penumbra isquêmica, o estágio onde ainda não houve morte neuronal e que, com a intervenção adequada no tempo adequado, pode ser recuperada. 
 

Iniciativa Angel’s

O objetivo principal da Angels é aumentar o número de centros capacitados para tratamento do AVC, oferecendo aos hospitais ferramentas que visam mapeamento das oportunidades de melhoria, suporte para implementação e manejo de protocolos, treinamento para as diversas áreas envolvidas e materiais para conscientização de pacientes. Todas elas totalmente adaptáveis às necessidades de cada serviço.

 

 

Publicado em: 16/04/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados AVC angels referência em avc mater dei

Posts Relacionados

27 Setembro 2021

Rede Mater Dei investe em tecnologia...

A Rede Mater Dei de Saúde anunciou hoje a aquisição de 50,1% do capital social da A3Data, uma empresa especializada em dados e inteligência artificial, com foco na transformação cultural e analítica de empresas. Com métodos próprios consolidados e visão de...
27 Junho 2018

A importância da sustentabilidade...

A Rede Mater Dei de Saúde se preocupa com a sustentabilidade ambiental e, por isso, implantou medidas que visam combater o consumo exagerado e preservar os recursos naturais.
01 Junho 2021

Rede Mater Dei de Saúde: há 41 anos...

“É preciso roubar uma parte da vida para dedicar aos sonhos, ideais e realizações que não queremos que morram conosco." Esta frase marca o início de um sonho do Dr. José Salvador Silva, a Rede Mater Dei de Saúde que, neste 1º de junho de 2021, comemora...