Rede Mater Dei investe em tecnologia de ECMO - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Mater Dei investe em tecnologia de ECMO

Reforçando seu compromisso com a qualidade pela vida, a Rede Mater Dei de Saúde investe em uma técnica sofisticada, capaz de salvar vidas: a oxigenação por membrana extracorpórea - ECMO, uma terapia de suporte indicada a pacientes com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar. O serviço oferecido pelo Mater Dei funciona dentro dos Centros de Terapia Intensiva (CTI), adulto, pediátrico e neonatal dos Hospitais da Rede e conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. 




Veja mais informações sobre a ECMO:

O que é ECMO?


ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) é uma terapia de suporte indicada a pacientes com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar, realizada a partir de uma tecnologia que mimetiza a função natural do coração e dos pulmões, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto a doença de base é enfrentada. 

Qual o objetivo da ECMO?


O objetivo da ECMO é substituir, de forma temporária, a função pulmonar ou cardiopulmonar, mantendo a perfusão tecidual adequada e reduzindo os danos relacionados à hipóxia e à hipoxemia. 

Como funciona a ECMO?


O equipamento consiste em um conjunto de cânulas, tubos, membrana oxigenadora e bomba propulsora, e possibilita que o sangue desoxigenado seja drenado do sistema venoso, atravesse uma membrana oxigenadora e depuradora de CO2 e seja reintroduzido no organismo. 

Para realizar a substituição pulmonar, o sangue arterializado é reintroduzido no leito venoso; para realizar a substituição cardiopulmonar, o sangue arterializado é reintroduzido no leito arterial. 

Quando a ECMO pode ser utilizada?


Recomenda-se a utilização da ECMO quando a patologia de base é reversível. No neonato a ECMO pode ser utilizada nos quadro de hipóxia grave relacionadas à aspiração meconial, hérnia diafragmática e hipertensão pulmonar persistente do recém nascido. Também pode ser utilizada nos casos de choque refratário de qualquer etiologia, desde que  exista tratamento específico para a doença de base.

No público pediátrico e adulto, os quadros de desconforto respiratório agudo (SDRA), contusões pulmonares severas, falência cardíaca refratária e de etiologia reversível, como nas miocardites, podem também ser enfrentados com o suporte da ECMO, com excelentes resultados. 

Quando a ECMO não deve ser utilizada? 


A ECMO não deve ser utilizada em pacientes que sofram de condições clínicas irreversíveis, patologias crônicas, que tenham sido submetidos a longos períodos de ventilação mecânica, ou que possuem lesões anatômicas irreversíveis. 

Através da disponibilização da tecnologia, equipe multidisciplinar capacitada, ações de educação continuada e parcerias com instituições de referência, o Programa de ECMO reforça o compromisso da Rede Mater Dei em proporcionar o melhor tratamento possível aos seus pacientes. 

Publicado em: 19/08/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados ECMO Mater Dei Oxigenação

Posts Relacionados

27 Setembro 2021

Rede Mater Dei investe em tecnologia...

A Rede Mater Dei de Saúde anunciou hoje a aquisição de 50,1% do capital social da A3Data, uma empresa especializada em dados e inteligência artificial, com foco na transformação cultural e analítica de empresas. Com métodos próprios consolidados e visão de...
22 Outubro 2021

Premiada na categoria enfermagem, Rede...

Na edição de 2021 o evento congratulou 39 instituições de saúde, dentre elas operadoras de saúde, hospitais e grupos empresariais em diversas categorias. Anunciamos com grande satisfação que a Rede Mater Dei de Saúde foi ganhadora na categoria enfermagem.
06 Fevereiro 2020

Serviço de Hemodiálise chega ao Mater...

Quando os rins sofrem de alguma doença crônica que leva à perda de suas funções, ocorre a insuficiência renal e é preciso substituir essas funções pela diálise ou, em casos específicos, por transplante renal.