Rede Mater Dei de Saúde e Instituto Mano Down: Parceria de sucesso - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Rede Mater Dei de Saúde e Instituto Mano Down: Parceria de sucesso

Rede Mater Dei de Saúde e Instituto Mano Down: Parceria de sucesso

No dia 21 de março celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi criada pela Down Syndrome International e é comemorada desde 2006. O dia 21 de março (21/03) foi escolhido por representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.

O objetivo do dia é disseminar informações sobre a Síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção do direito, inerente às pessoas com Síndrome de Down, de desfrutar uma vida plena e digna, como membros ativos e valorizados em suas comunidades e na sociedade.

Sempre preocupada com o bem-estar das pessoas, a Rede Mater Dei de Saúde apoia o Instituto Mano Down. O Instituto, criado em 2010 por Leonardo Gontijo, busca oferecer oportunidades para pessoas com Síndrome de Down serem protagonistas de suas histórias. O projeto busca ser um ponto de apoio de atividades culturais para desenvolvimento das capacidades e inclusão de pessoas com a síndrome, fazendo-as terem uma vida social ativa e estimulando a descoberta e o aprimoramento de suas habilidades.

No ano de 2020, a parceria entre o Mano Down e a Rede impactou diretamente cerca de 300 famílias em prol da inclusão. Para o presidente e fundador do Instituto, Leonardo Gontijo, “a invisibilidade social e o isolamento são problemas que os portadores da síndrome sempre enfrentaram e que nós lutamos para que acabem. Temos avançado nesse sentido, mas nesse período de pandemia tivemos retrocessos, e eles têm sofrido ainda mais com a necessidade de ficarem distantes das atividades, do trabalho, dos amigos e de muitas outras coisas que são importantes para o desenvolvimento, a socialização e a inclusão deles na sociedade. Por isso, a parceria com o Mater Dei se tornou ainda mais importante por nos permitir continuar a fazer o nosso trabalho, mesmo que por meios digitais.”

Para marcar o dia 21/03, o Instituto Mano Down preparou diversas atividades online que estão acontecendo durante todo o mês de março. Como forma de encerramento das comemorações, será realizada no próximo domingo, dia 28/03, a partir das 9h, a 7ª edição da Caminhada Online “Up and Down – Conectados pela Inclusão”. A caminhada, já tradicional nas comemorações promovidas pelo projeto, tem o objetivo de promover, por meio do esporte e da cultura, um novo olhar da sociedade sobre as habilidades e potencialidades das pessoas com T21, além de estimular a socialização e a inclusão.

Com transmissão ao vivo pelo YouTube do Instituto e flashes compartilhados nas redes sociais, o evento contará com diversas atividades culturais e esportivas, além de um show com o músico, portador da Síndrome de Down, Dudu do Cavaco.

As inscrições podem ser realizadas através do site: http://bit.ly/CAMINHADA_MD2021 



Publicado em: 19/03/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados mater dei mano down

Posts Relacionados

17 Dezembro 2021

Confira como foi a 11ª edição da...

Em novembro, ocorreu a 11ª Edição da Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitas para que mulheres e homens realizassem os exames de mamografia e PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) além de...
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...
04 Janeiro 2022

A equipe de cardiologia da Rede Mater...

O evento, que aconteceu virtualmente, foi uma grande oportunidade de discutir com os mais renomados cardiologistas de todo Brasil, os estudos científicos da subespecialidade de cardio-oncologia, baseado em estudos de casos clínicos atendidos pela Rede Mater Dei de...