Rede Mater Dei de Saúde cria Conselho Consultivo de Pacientes - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Conselho Consultivo de Pacientes

Tendo como premissa o atendimento humanizado, a Rede Mater Dei de Saúde criou o Conselho Consultivo de Pacientes. O objetivo é estreitar o relacionamento entre a Rede e os seus pacientes, visando a continuidade do atendimento realizado e a criação conjunta de soluções, atendendo cada vez mais as necessidades daqueles que procuram os nossos serviços. 
 

O Conselho é um dos pré-requisitos do Planetree, certificação de Excelência em Atendimento Centrado na Pessoa, que o Mater Dei está em processo de acreditação. “Por meio do Planetree, a Rede Mater Dei busca solidificar o atendimento humanizado, diferenciado e personalizado, que é a nossa característica. Esse Conselho irá nos auxiliar neste processo. Está previsto, também, o Conselho Consultivo de Colaboradores, para que, quem trabalha na Rede possa participar mais ativamente do dia a dia e contribuir com suas sugestões para os nossos processos voltados para a valorização dos nossos funcionários e atendimento aos nossos clientes”, afirma Márcia Salvador Géo, vice-presidente assistencial e operacional do Mater Dei.

O grupo é composto por 15 pacientes, selecionados previamente pelo Serviço de Apoio ao Cliente (SAC) a partir de seu nível de engajamento e contribuição em experiências vivenciadas na Rede. Além da Vice-presidente Assistencial e Operacional, Márcia Salvador Géo, participam também do Conselho, o Diretor Médico da Rede, Felipe Salvador Ligório, a coordenadora do SAC e do Conselho Consultivo de Pacientes, Danielle Cristine Gomes Rosa, e a assistente do SAC e secretária do projeto, Camila Paola Toledo. Além disso, membros volantes são convidados para participar das reuniões, de acordo com o tema abordado.

As reuniões do grupo acontecem bimestralmente e tratam de assuntos relacionados à jornada dos pacientes nos hospitais da Rede, abordando questões como a estrutura física, sinalização, processos, fluxos, aspectos nutricionais, entre outras. 
 

Integração entre pacientes e a Rede


O Conselho Consultivo de Pacientes permite maior integração entre pacientes, profissionais de saúde e membros do corpo administrativo da Rede, o que proporciona melhorias no relacionamento entre os pacientes e a Rede Mater Dei de Saúde. 

A primeira reunião do grupo aconteceu no dia 10 de dezembro. “Já tenho sido contatada por pacientes solicitando propor alterações em procedimentos da Rede. Acredito que a informação, o diálogo e a compreensão, que fazem parte do Conselho Consultivo, são chaves-mestras de um relacionamento pleno de vitalidade”, relata Letícia Malard, paciente e membro do Conselho.

O projeto permite que os pacientes se sintam representados para apresentar elogios, sugestões, dúvidas, críticas e reclamações, e a Rede se abre para ouvir e buscar soluções viáveis para as demandas desses pacientes. “Com essa iniciativa, a Rede Mater Dei demonstra sua preocupação em promover um atendimento personalizado e mais humanizado. É uma via de mão dupla: por parte dos pacientes, que explicitam suas demandas e discutem nas reuniões, e por parte da Rede, que transmitem com clareza o que pode ser feito em cada situação”, completa Letícia. 

A próxima reunião está prevista para o dia 08 de abril e os pacientes membros do Conselho são responsáveis por encaminhar sugestões para a pauta da próxima reunião.

Participam do Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares: 


Márcia Salvador Géo - Vice-presidente Assistencial e Operacional
Felipe Salvador Ligório - Diretor Médico
Danielle Cristine Gomes Rosa - Coordenadora do Serviço de Apoio ao Cliente (SAC)
Camila Paola Toledo - Assistente do Serviço de Apoio ao Cliente (SAC)

Pacientes

Marcia da Piedade Fonseca
Lélia Ap. Lombardo Vieira Alves
Ana Maria Ferreira de Lara Resende
Daniele Oliveira Zebral Starling
Vilma Lúcia Teixeira Lopes
Maura Maria da Silveira Starling de Oliveira
Letícia Marlard
Glenda Maria Silva Freire Antunes
Rachel Rolfhs Nunes
Liliana Pereira
Patricia Resende Badaró
Rozania de Souza Melo Fontich
Rosilene Giffoni Eliazar Moreira
Walter Console


Publicado em: 22/03/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Planetree humanização acreditação

Posts Relacionados

03 Junho 2019

Mater Dei é reacreditado pela JCI

A reacreditação confirma a missão que nos rege há 39 anos: “Compromisso com a Qualidade pela Vida”.
19 Outubro 2017

Mater Dei é validado como Centro de...

A Rede Mater Dei de Saúde acaba de ser certificada, em avaliação ocorrida hoje (19.10), pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) como Centro de Excelência no Controle e Prevenção do Tromboembolismo Venoso.
13 Julho 2016

Manutenção das Acreditações...

O Mater Dei Santo Agostinho passou pela avaliação dos auditores externos da Det Norske Veritas – DNV entre os dias 04 e 8 de julho de 2016. O objetivo é assegurar se os serviços oferecidos estão de acordo com as melhores práticas