Novembro Azul: campanha de conscientização e diagnóstico precoce do Câncer de Próstata - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Novembro Azul: campanha de conscientização e diagnóstico precoce do Câncer de Próstata

Novembro Azul: campanha de conscientização e diagnóstico precoce do Câncer de Próstata

O Novembro Azul é marcado pela realização da campanha de conscientização  sobre o câncer de próstata, que reforça a importância dos homens cuidarem da saúde. A Rede Mater Dei de Saúde iluminou as fachadas dos hospitais da Rede de azul, representando apoio a campanha, mundialmente conhecida.

Com a pandemia e o isolamento social, muitas pessoas estão postergando consultas e exames médicos para evitar frequentar ambientes externos. Porém, é necessário ressaltar que alguns sintomas não podem ser ignorados e que exames e medidas de prevenção contra o câncer de próstata devem continuar sendo uma prioridade (principalmente para homens com câncer no histórico familiar).

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e é considerado  um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

A estimativa de novos casos no ano de 2020 já ultrapassa a marca de 65 mil, e a mortalidade do tumor acomete cerca 13,3% dos homens diagnosticados, alertando sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 90% dos casos de câncer de Próstata podem ser curados se diagnosticados em seu estágio inicial.  

A Rede Mater Dei de Saúde conta com o Hospital Integrado do Câncer (HIC), que oferece assistência completa para cuidar da saúde do paciente oncológico, com um atendimento multidisciplinar e de multiespecialidades.  Sempre na vanguarda da inovação em tecnologia e serviços, o HIC conta com uma completa estrutura para diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. 
 
Pacientes com suspeita ou já diagnosticados com câncer de próstata contam com atendimento multidisciplinar e integrado na Rede Mater Dei de Saúde, específico para esse tratamento. O Mais Saúde Mater Dei possui o Núcleo Integrado da Próstata (NIP), que disponibiliza, em um único atendimento, equipes de Urologia, Radioterapia e Oncologia Clínica da Rede.
 
O Núcleo Integrado da Próstata oferece:

Diagnóstico de precisão com serviço de anatomia patológica especializado em uro-oncologia;
Exame PET PSMA que aumenta as chances de identificação do câncer;
Radioterapia de excelência com técnicas de IMRT e IGRT que permitem com que possamos atingir o tumor de maneira precisa, protegendo os demais tecidos, poupando os pacientes de efeitos colaterais;
Cirurgia urológica avançada com laparoscopia e robótica;
Oncologia personalizada com tratamento de última geração individualizado para cada paciente. 

Há dois exames básicos que podem identificar o câncer de próstata: o exame de sangue PSA, que mede o antígeno prostático específico (proteína produzida pelo tecido prostático), e o exame de toque retal em que o urologista consegue identificar se há alguma anormalidade na superfície da próstata como nódulos ou outras alterações . 

Segundo o INCA, o nível de PSA na maioria dos homens costuma ficar abaixo de 4 ng/ml, porém, alguns homens ainda que com o nível da proteína dentro da normalidade, podem apresentar um tumor maligno. Portanto, não é indicado que o PSA seja o único método de diagnóstico utilizado. 

Outro grande aliado no combate à doença são as cirurgias minimamente invasivas realizadas por meio do robô Da Vinci Xi, o mais moderno equipamento no mundo para esse tipo de procedimento. Essa intervenção tem beneficiado cirurgiões e pacientes com diversas vantagens, como a precisão e visão ampliadas, garantidas pelo uso desse robô, com imagens em alta definição e ampliadas de 10 a 15 vezes, facilitando a preservação de órgãos e estruturas importantes. 

O robô Da Vinci Xi também possibilita o uso de incisões menores (apenas punções), que resultam em menor sangramento durante os procedimentos, menor tempo cirúrgico, menor tempo de internação, diminuição de dor e complicações pós-cirúrgicas, e rapidez na recuperação no período pós-operatório.
 
Somos uma Rede de Saúde 100% certificada pela Joint Commission International (JCI), uma das certificações internacionais mais respeitadas do mundo. 

Alguns sintomas não podem esperar. Fique atento e procure um urologista em caso de sinais como: 

Retenção urinária (parar de urinar, com dor e aumento do volume abaixo do umbigo); 
Dor ao urinar, sangramento na urina, aumento da frequência urinária e gotejamento ao final da micção;
Dor intensa na região lombar, tipo cólica ( esta pode ser sinal de ureterolitíase) ;
Aumento súbito no volume de um dos testículos associado a dor, calor local e vermelhidão -pode significar infecção;
Ereção peniana mantida por horas, associada a dor- tem como diagnóstico diferencial o priapismo;
Dor peniana, associada a edema, hematoma e detumescência do pênis durante o ato sexual - pode ser fratura de pênis, outra urgência urológica;
Traumas urológicos, como lesões diretas nos órgãos genito-urinários ou após acidentes.

Durante a pandemia da Covid-19, a Rede está seguindo todos os protocolos de segurança, ainda mais rígidos, para garantir o  atendimento a todos os clientes sem risco de contaminação.

Campanhas nacionais com grande alcance como o Outubro Rosa e o Novembro Azul visam lembrar as pessoas da importância do autocuidado e prevenção. A Rede Mater Dei de Saúde tem como missão o compromisso com a qualidade pela vida e por isso investe cada vez mais para você ficar bem. 

Entre em contato conosco e agende uma consulta pelo telefone (31) 3339-9595 ou pelo site materdei.com.br



Publicado em: 12/11/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados novembro azul mater dei prevenção HIC

Posts Relacionados

27 Setembro 2021

Rede Mater Dei investe em tecnologia...

A Rede Mater Dei de Saúde anunciou hoje a aquisição de 50,1% do capital social da A3Data, uma empresa especializada em dados e inteligência artificial, com foco na transformação cultural e analítica de empresas. Com métodos próprios consolidados e visão de...
18 Outubro 2021

Saiba quais os principais tipos de...

É fundamental aproveitar o mês do Outubro Rosa para lembrar e falar da saúde da mulher, afinal, de 10% a 15% dos cânceres no geral estão relacionados a uma doença hereditária, ou seja, a pessoa tem uma história familiar e recebe um gene chamado patogênico que...
14 Outubro 2021

O Papel da Oncogenética no Câncer de...

O câncer de mama, assim como outros tumores, tem entre seus fatores de risco a predisposição genética, ou seja, uma mulher que tem em sua família alguma parente que já teve câncer de mama, pode ter uma predisposição a desenvolver a doença. É importante...